sexta-feira, 24 de junho de 2011

Site do IBGE é invadido por hackers

Compartilhar
'Governo vivenciará maior número de ataques na história', diz mensagem.
Hackers se identificam como um grupo nacionalista.


Por  G1 São Paulo

O site do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) foi invadido por hackers na madrugada desta sexta-feira (24). No topo da página na internet, está escrito "IBGE Hackeado - Fail Shell", e uma imagem com um olho representando a bandeira do Brasil vem logo abaixo.

Procurado pelo G1, o IBGE informou que está analisando o caso e prepara um comunicado para ser divulgado ainda nesta sexta.
Hackers se identificam como grupo nacionalista em mensagem deixada no site. (Foto: Reprodução)Hackers se identificam como grupo nacionalista em mensagem deixada no site. (Foto: Reprodução)




Hackers se identificam como grupo nacionalista em mensagem deixada no site. (Foto: Reprodução)Hackers se identificam como grupo nacionalista em mensagem deixada no site. (Foto: Reprodução)

Ao pé da página, os hackers ainda negam ter relações com os grupos LulzSec ou Anonymous no Brasil, que seriam "grupos sem qualquer ideologia", segundo a mensagem deixada pelos hackers.

O LulzSecBrazil é apontado como o responsável pelos ataques que derrubaram sites do governo na madrugada de quarta-feira (22). Foi o maior ataque sofrido pelo governo, com mais de 2 bilhões de tentativas de acesso em um curto período de tempo, segundo o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). O órgão informou que o ataque não causou danos às informações disponíveis nas páginas e partiu de servidores localizados na Itália.

saiba mais

    * Grupo hacker fecha canal de 'filial' brasileira que teria atacado governo
    * Hackers divulgam supostos dados de políticos na internet
    * Conheça o LulzSec, o grupo hacker que desafiou o governo dos EUA
    * Ataque hacker foi o maior já sofrido por sites do governo na internet
    * Entenda como funciona um ataque de negação de serviço

O canal de comunicação usado pelo LulzsecBrazil foi fechado por volta das 22h desta quinta (23). A decisão foi tomada pelos administradores da rede que também hospeda o canal usado pela operação do Lulzsec original.

Antes, o grupo divulgou na internet arquivos com supostos dados de políticos, como a presidente Dilma Rousseff, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, o ministro da Educação, Fernando Haddad, e o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes.

Um possível indício do surgimento de um grupo de piratas contrários ao LulzSecBrazil é a divulgação de um documento que acusa um hacker de ser líder do movimento brasileiro. Ele seria Al3XG0, um conhecido criminoso digital envolvido com o roubo de senhas bancárias e cartões de crédito e que mantinha um site que pegava informações de brasileiros usando uma falha no site do Ministério do Trabalho. O documento indica também nome, RG e CPF de uma pessoa que, segundo o texto, seria o hacker Al3XG0. Há ainda um link para uma fotografia, supostamente do hacker.

O LulzSecBrazil teria ligações com o LulzSec, responsável por ataques recentes a empresas de videogame como Sony e Nintendo, às redes de televisão americanas Fox e PBS e a órgãos governamentais americanos como a CIA (agência de inteligência americana) e o FBI (polícia federal), além do serviço público de saúde britânico, o NHS.
Compartilhar

Author: verified_user

0 comentários: