quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Nesta quarta (29) é comemorado o Dia de Combate ao Tabagismo. Fumaça do cigarro é extremamente prejudicial para o coração

Compartilhar
Do G1 MA

Quarta-Feira, 29 de agosto de 2012




Nesta quarta-feira (29) é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Tabagismo. Diariamente, milhares de pessoas enfrentam o desafio de abandonar o cigarro.

A ajuda de especialistas e o apoio da família são fundamentais. A fumaça de cigarro é um das causas para o estabelecimento de doenças do coração. 

O médico cardiologista José Bonifácio Barbosa alerta para os males do cigarro. "O que compromete o fumante é a fumaça que ele inala e que cai na circulação sanguínea. A nicotina dimiui a produção de HDL colesterol, que protege o coração, e aumenta as condições da obstrução das artérias. No coração vamos ter a angina, o infarto do miocárdio, e desenvolvimento de arritmias graves. O fumante geralmente é um estressado. Se você tem vida sendentária e sobrepeso, há uma facilidade maior para adquir doenças decorrentes do tabagismo", alertou.

O médico afirmou, ainda, que é importante combater a iniciação ao hábito de fumar. "Aqui no Maranhão, foi feita uma pesquisa, entre 2002 e 2009,  que mostrava que as mulheres experimentavam primeiro que os homens o cigaro. Temos que prevenir a iniciação, segundo combater quem fuma e por último proteger o fumante passivo. Cinco milhões de pessoas morrem, no mundo, por conta do tabagismo, e seissentas mil por causa do fumo passivo", afirmou.
Compartilhar

Author: verified_user

0 comentários: