sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Casamento comunitário reúne cerca de 80 casais em Araioses

Compartilhar




Do Blog do Daby Santos
Edição CN1

Sexta-Feira, 14 de dezembro de 2012


Araioses - Centenas de pessoas estiveram presentes no Country Club de Araioses para prestigiar a cerimônia dos Casamentos Comunitárias. 


Casal pousa para foto junto ao bolo e cenário apropriado

Uma cerimônia muito bonita foi o casamento comunitário realizado na quinta-feira (13) no Country Clube de Araioses, onde cerca de 80 casais oficializam a união de forma oficial. O evento foi promovido pela Dra. Jerusa de Castro Duarte Mendes Fontenele Vieira – Juíza presidenta da 2ª vara da Comarca de Araioses.


Doutora Gerusa

A Dra. Gerusa abriu os trabalhos por volta das 18 horas falando que “o momento era muito especial para todos que compõem a Justiça de Araioses e que se empenharam para que esta festa se concretizasse e externar meus agradecimentos aos meus funcionários que trabalharam com tanta dedicação”.

Agradeceu a presença da desembargadora Graça Duarte, que estava ali representando o presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador Guerreiro Júnior; também ao Dr. Marcelo Fontenele Vieira, seu companheiro de trabalho e que tanto lutou para a instalação de 2ª Vara dando a ela a honra de ser sua parceira na distribuição da justiça ao povo de Araioses.




Primeira fila com autoridades: promotor John Derick e o filho, casal Dra. Gerusa e Dr. Marcelo e o prefeito Manin e Valéria Leal.



Após o casamento assinatura do documento

Dra. Gerusa também agradeceu a prefeita eleita de Araioses Valéria Cristina Pimentel Leal, que mesmo antes de tomar posse no cargo já se interessa pelos projetos sociais do Poder Judiciário e que muito se honrava com sua presença naquela festa que não era do Judiciário, mas do povo de Araioses.
 
Em seguida o promotor da Comarca de Araioses Dr. John Derick Barbosa Brauna fez um discurso com muita sabedoria, quase quer um sermão – ele é evangélico – no sentido de chamar a atenção dos que oficializavam o matrimônio para que procurasse uma convivência harmoniosa, onde o respeito e o amor entre aos casais será fundamental para a continuidade de uma vida em comum.

Os casamentos comunitários foram criados em 1989 pelo desembargador Jorge Rachid, quando esse era gestor da Corregedoria de Justiça do Maranhão, com grande aceitação social. Os casamentos comunitários realizados hoje em Araioses não são os primeiros. Já houve um antes, ocorrido em 2010.

A primeira cerimônia de casamento foi a do casal mais idoso que reuniu o Sr. Raimundo Nonato Teixeira de 94 anos e a Sra. Alzira Andrade de 69 anos. Eles já vivem juntos há 40 anos e tem oito filhos. Depois foi o casal mais jovem: José Leandro Moraes Medeiros, de 20 anos com Antonia Maria Souza Silva de 35 anos. Os dois vivem juntos há três meses e não tem filhos. Em seguida Dr. Marcelo, Dra. Gerusa e um Juiz de Paz foram ao local onde estavam os demais casais realizando o casamento de todos.

A banda parnaibana Salva Vidas da igreja do pastor e promotor John Derick fez o show de abertura do evento e logo depois foi a banda araiosense Forró Show que fez a festa para todo mundo dançar.
O prefeito de Santa Quitéria Osmar de Jesus da Costa Leal – o Manin Leal, juntamente com sua filha a prefeita eleita de Araioses, Valéria Leal que também compuseram a mesa deram um presente para cada um dos nubentes.

O evento contou com tapete vermelho, para a entrada dos casais, juramento de fidelidade, fotos, lembranças, decoração, o tradicional brinde de champanhe e bolo.




Enquanto Dra. Gerusa celebra o asmento do casal mais idoso Dr. Marcelo e Juiz de Paz celebram outro e casal mostra a felicidade e a certidão de casamento.


Proteção da família - “O objetivo é promover a proteção da família e a inclusão social através da regularização do estado civil dos casais em situação de hipossuficiência econômica, conforme previsto no art. 226, § 3º da Constituição Federal e no art. 1.512 do CC, Lei 10.406 de janeiro de 2002”, afirma a Dra. Gerusa sobre o Casamento Comunitário, um dos pilares da Corregedoria Geral da Justiça. Com a ação, casais que já vivem juntos tiveram a oportunidade de oficializar a união.

Compartilhar

Author: verified_user

0 comentários: