quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Técnicos em Enfermagem de Chapadinha e Mata Roma são diplomados pela Escola Técnica do Sistema Único de Saúde - ETSUS

Compartilhar



Por CN1/Luis Carlos Júnior

Quarta-Feira, 19 de dezembro de 2012





Foram diplomadas na terça-feira (18), no auditório da Prefeitura de Chapadinha  a primeira turma de técnicos em enfermagem da Escola Técnica do Sistema Único de Saúde  (ETSUS) da Região do Baixo Parnaíba.  29 formandos das cidades de Chapadinha e Mata Roma receberam  diplomas do 1º curso técnico descentralizado da ETSUS.


Juramento dos Formandos



A solenidade contou com a presença da Secretária Municipal de Saúde de Chapadinha, Maria José Coutinho;  Ana Sandréli, Apoiadora Matricial (profissionais encarregados da atenção a problemas de saúde);  Fernanda Maria  Correa, representante da secretaria Municipal de Saúde de  Mata Roma e Docentes.



Regimarina Reis, coordenadora pedagógica disse que   as Escolas Técnicas do SUS (ETSUS), são   instituições públicas criadas para atender as demandas locais de formação técnica dos trabalhadores que já atuam nos serviços de saúde. “A ETSUS é veiculada a secretaria de estado da saúde, ela acompanha uma rede de 36  escolas tecnicas do SUS gerida pelo ministério da saúde. Essas escolas buscam formar os trabalhadores do SUS que já estão inseridos, mas que precisam complementar sua formação ou se qualificar cada vez mais”, afirmou a coordenadora.








A escola municipal Manoel José de Santana  foi o local onde foram aplicadas as  aulas,  os alunos tiveram ainda atividades no local de trabalho  e estágios supervisionados nas cidades de origem dos trabalhadores. Para que o curso fosse aplicado, as prefeituras de Chapadinha e Mata Roma assinaram  parceria com os  governos federal  e estadual.




A Secretária Municipal de Saúde de Chapadinha parabenizou os formandos e destacou a parceria entre a prefeitura e os governos federal e estadual na qualificação dos profissionais de enfermagem. “Eu fico feliz por todos vocês que agora terão uma grande responsabilidade junto à população. Vocês estão prontos para colocar em prática toda qualificação e capacitação  que vocês formandos desenvolverão na nossa saúde”. Maria José Coutinho destacou ainda a importância das parcerias das prefeituras. “Acredito nesse projeto, a ETSUS (Escola Técnica do SUS) realizou pela primeira vez no Maranhão o 1º curso técnico descentralizado. Estão de parabéns todos os técnicos em enfermagem”, finalizou a Dra Maria José Coutinho. 


  
Na oportunidade, a Dra Fernanda Maria  Correa, representando a secretaria Municipal de Saúde de  Mata Roma,  afirmou que esta é uma grande oportunidade para os formandos. “Mata Roma foi uma história a parte,  porque muitos deles diziam que não tinham como participar do curso por causa do deslocamento para Chapadinha. Mas eles tiveram um empenho muito grande. Quando  se  quer alcançar nossos objetivos,  vamos  a luta e eles fizeram por merecer os diplomas”, afirmou a representante da secretaria de saúde de Mata Roma. 

Veja mais Fotos do Evento:


Compartilhar

Author: verified_user

0 comentários: