quinta-feira, 28 de março de 2013

Prefeita de Chapadinha prestigia posse de Secretário Estadual de Ciência e Tecnologia

Compartilhar


Quinta-Feira, 28 de março de 2013




Belezinha com o secretário José Costa, Zezinho Lima  e Maria Coêlho 
(Fotos-Japa)



A prefeita de Chapadinha Ducilene Belezinha participou ontem (27) da posse do novo secretário de Ciência e Tecnologia, José Ferreira Costa. O evento foi realizado no Palácio Henrique de La Rocque e contou com a presença do governador em exercício, Washington Luiz Oliveira, do secretário de Trabalho e Economia Solidária, José Antônio Heluy, representantes de instituições de ensino superior, entre outras autoridades.  

O novo secretário - que também é professor e ex-reitor do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) - tem como meta a capacitação de professores, a conclusão das obras de novos Centros de Capacitação Tecnológica do Maranhão - Cetecmas (incluindo o de Chapadinha), e a implantação de 180 novas salas de aula mediadas pela tecnologia, por meio das plataformas da Universidade Virtual do Maranhão - Univima.

Cetecma – Em relação aos novos Centros de Capacitação Tecnológica do Maranhão (Cetecmas), o secretário informou que está fazendo uma avaliação dessas obras para ver como elas se encontram. Em maio de 2011, o governo anunciou a construção do polo de Chapadinha, juntamente com mais 10 novas unidades. No entanto, até agora os projetos ainda não saíram do papel. Os responsáveis pela obra teriam alegado que a prefeitura - na época sob o comando de Danúbia Carneiro - não garantiu as condições necessárias para o início do projeto, pois não deixaram energia e água no canteiro da obra.

Em função desse atraso nas obras, a Secretaria de trabalho do município abriu duas salas para receber 120 alunos em cursos de capacitação. Esses cursos - que deveriam ser oferecidos pelo Cetcma de Chapadinha - dão direito a bolsas do Programa Primeiro Emprego, do governo estadual. Caso a prefeitura, na gestão atual, não tivesse viabilizado o local para capacitar os alunos, o município poderia perder o direito de fazer parte do programa.

Boas notícias - No início deste mês (02), o Diário Oficial do Estado Maranhão publicou contrato firmado entre a Sectec e a 'MPA Engenharia' para a construção do Cetecma de Capadinha. A obra custará cerca de R$ 3 milhões aos cofres públicos. Para agilizar o processo, a prefeita Belezinha já determinou que na próxima semana seja feita a limpeza do terreno onde será construído o Centro. “Nosso objetivo é garantir a qualificação da juventude chapadinhense para que eles possam se inserir no mercado de trabalho e contribuir com o desenvolvimento do nosso município”, declarou.

Além de Belezinha, também participaram do evento o secretário de trabalho, Zezinho Lima, e a adjunta de educação, Maria Coêlho.


Por Ivandro Coêlho/Café Pequeno
Compartilhar

Author: verified_user

0 comentários: