quarta-feira, 20 de março de 2013

Secretarias Itinerantes – Ação conjunta unindo educação, trabalho e ação social e saúde para melhorar os índices sociais de Araioses

Compartilhar



Por Daby Santos/SECOM

Quarta-Feira, 20 de março de 2013


Tudo vem de Deus, pois Deus é tudo, antes de Deus o tudo não existia.
Coral de estudantes da UE Marcondes Caldas abriram o evento Secretarias Itinerantes cantando o Hino Nacional.
Coral de estudantes da UE Marcondes Caldas abriram o evento Secretarias Itinerantes cantando o Hino Nacional.
Quem conhece de perto a professora Jaqueline Carneiro, Secretária de Educação de Araioses, sabe o quanto Deus é importante para ela. Ela O tem no coração e isso explica em muito a sua carreira vitoriosa e seu amor pelas pessoas e pela educação.
Quem tem Deus no coração educa. Sabe da importância do conhecimento que nos tira das trevas da ignorância. Na quarta-feira (18), ao abrir o trabalho – Secretarias Itinerantes – na Unidade Escolar Marcondes Caldas em João Peres foi de Deus que ela falou primeiro.
açao-conjunta3
açao-conjunta4
Professora Jaqueline Carneiro fala para uma plateia atenta no Marcondes Caldas em  João Peres.
Falou que Deus deve está na família e na escola. Família que não tem Deus dentro de si vive em desarmonia. “Essa família ao chegar a rua vai transmitir para o mundo a sua revolta”. Ciente do que ocorre nos dias atuais ela disse que as crianças de hoje não sabem nem rezar.
O enfermeiro Davi Weckson trouxe informações sobre os programas relacionados à saúde na escola
O enfermeiro Davi Weckson trouxe informações sobre os programas relacionados à saúde na escola
Em sua fala a professora Jaqueline colocou para a reflexão de todos os rumos perigosos que nossa juventude pode tomar se não houver mudanças que possam fazer o jovem acreditar num futuro diferente do que ele tem hoje. Ela nos disse que se perguntasse a uma criança o que ela quer ser quando crescer, essa criança vai dizer que quer ser alguma coisa na vida, já o adolescente não tem sonhos, pois não acredita no futuro. Para a secretária nós só temos vontade de estudar se tivermos desejo de ser alguém.
Falou também que a escola dá o conhecimento, mas a educação começa dentro de casa com os pais. “Eu sou de uma época em que os pais eram quem educava os filhos. Educar não é bater é dever. São exemplos, bons exemplos”, finalizou.
Como já tinha falado na I Jornada Pedagógica realizada no início de fevereiro (reveja), as escolas de Araioses vão retornar com o Hino Nacional e o Hino de Araioses. antes do início de cada dia de aula.

Secretarias Itinerantes
açao-conjunta7
Professora Jaqueline Carneiro, Dra. Coutinho, Thyna Silva e Machado e Henan Macedo da Ação Social.
Na segunda (18) e na  terça-feira, (19) de março foram realizadas uma programação que tem como protagonistas as secretarias de educação, saúde, trabalho e assistência social e que se estenderá por todo o município até que todos os pólos tenham sido contemplados.
Henan Macedo abordou os aspectos relacionados ao Bolsa Família
Henan Macedo abordou os aspectos relacionados ao Bolsa Família
Tendo como objetivo disseminar as práticas e programas que serão desenvolvidos durante o ano de 2013 por estas três secretarias, o primeiro pólo contemplado foi o de João Peres, com reuniões em dois momentos distintos, manhã e tarde.
Tendo um público de mais de 400 pais e mães, durante estas reuniões foram tratados os temas que devem ser de conhecimento geral e que muitas vezes não estão claros para o público local em função do pouco acesso à informação.
No que diz respeito aos temas da educação, a Secretária Jaqueline Carneiro abordou os itens: merenda escolar, entrega gratuita do fardamento, freqüência escolar, acompanhamento dos pais quanto à aprendizagem dos filhos, importância do ambiente familiar na formação dos valores, dificuldades em relação à água, horários das aulas e a necessidade de que os pais e mães estejam próximos ao cotidiano escolar.
professora Jaqueline ouve uma mãe presente na palestra do Tudes Cardoso.
professora Jaqueline ouve uma mãe presente na palestra do Tudes Cardoso.
Já nos aspectos relacionados à Secretaria de Trabalho e Ação Social, o técnico Henan Macedo abordou os aspectos relacionados ao Bolsa Família e a importância de que os pais estejam atentos aos prazos, documentos necessários, alinhamento entre a freqüência escolar e o direito ao valor a ser recebido de acordo com o perfil da renda familiar. Sobre o ProJovem, foi explicado que este Programa não está contemplado em sua totalidade já que o município possui atualmente apenas uma turma, mas que ações estão sendo tomadas no sentido de ampliar o número de turmas.
Dra. Coutinho fala sobre saúde no Auditório do Tudes Cardoso
Dra. Coutinho fala sobre saúde no Auditório do Tudes Cardoso
O enfermeiro Davi Weckson trouxe informações sobre os programas relacionados à saúde na escola. Na oportunidade, foram esclarecidas as particularidades envolvendo desde as condições gerais dos programas até mesmo os detalhes relacionados à saúde bucal.
Os momentos interativos entre o público presente e os técnicos de cada secretaria permitiram que temas desconhecidos e dúvidas existentes fossem tratados com leveza, objetividade e clareza, características que tem norteado as ações do governo atual, em especial pelo direcionamento da Prefeita Valéria Leal de que os secretários estejam próximos da população, ouvindo e buscando soluções que reflitam a eficiência com que devem ser tratadas as necessidades atuais e até mesmo as futuras.
Mantendo a linha que vem adotando em suas falas, a Secretária de Educação destacou que os pais possuem o papel mais relevante no processo educacional. Na família são instituídos os valores morais e éticos e é também no ambiente familiar que a criança aprende a importância da fé.
Na abertura do evento todos foram brindados com uma bela apresentação do coral da Unidade Escolar Marcone Caldas que na oportunidade cantou o hino de Araioses, além de uma canção alusiva à educação e outra já contemplando os 75 anos do município. Foi um momento lúdico e representativo do cenário que se pretende desenhar: uma Araioses que seja motivo de orgulho para o seu povo.
Calendário do Bolsa Família 2013
calendário-bolsa-família
Mesmo com muita chuva as mães e pais compareceram no segundo dia de secretarias Itinerantes realizada hoje no Auditório no Ginásio Tudes Cardoso.
Mesmo com muita chuva as mães e pais compareceram no segundo dia de secretarias Itinerantes realizada hoje no Auditório no Ginásio Tudes Cardoso.
Compartilhar

Author: verified_user

0 comentários: