segunda-feira, 22 de abril de 2013

Espírito público e maturidade política

Compartilhar


Segunda-Feira, 22 de abril de 2013




Em entrevista concedida na última sexta-feira (19) à Rádio Cultura, a prefeita Belezinha disse, entre outras coisas, que o pagamento dos servidores da educação voltará a ser feito no dia 20. A notícia foi comemorada pela oposição como uma vitória. Para eles, Belezinha teria cedido a pressões.

Ora, caro leitor, se Belezinha cedesse a toda e qualquer pressão, os membros da burocracia política que se instalou na prefeitura por 12 anos já estariam devidamente alojados no governo. Muitos do que hoje a criticam já se ofereceram nos bastidores e foram prontamente rejeitados, uma vez que a prefeita sabe do histórico deles de chantagem, traição e jogo sujo. Daí o chororô.

Na verdade, o que existe é uma tentativa desesperada de capitalizar politicamente qualquer ato, declaração ou medida anunciada pela prefeita. Mas quem acompanha os fatos sabe que Belezinha tomou essa decisão depois de ouvir atentamente a população e resolver alguns gargalos da herança maldita de Magno e Danúbia.

É isso que se espera de qualquer governante compromissado com o povo. O que não tem nada a ver com a gritaria histérica de meia dúzia de gatos pingados que até ontem participavam da farra com o dinheiro público promovida no passado. Além disso, enquanto as gestões anteriores afagavam o funcionalismo pagando dia 20, saqueavam os cofres públicos com desvios de todo tipo – da merenda escolar aos convênios federais.

Na verdade, ao anunciar o pagamento dos servidores no dia 20, Belezinha demonstra espírito público e maturidade política. De maneira objetiva - sem comprometer as finanças do município e sem fazer populismo com o chapéu alheio - a prefeita prova que é possível governar com responsabilidade.

Ivandro Coêlho, professor e jornalista
Foto: Ascom/PMC
Compartilhar

Author: verified_user

0 comentários: