terça-feira, 23 de abril de 2013

Prefeita Ducilene Belezinha participa do lançamento do Plano Safra da Pesca e Aquicultura em Chapadinha

Compartilhar


Terça-Feira, 23 de abril de 2013


Aconteceu em Chapadinha na manhã do último domingo ( 21 ), no auditório do sindicato dos trabalhadores e trabalhadoras rurais, o lançamento do plano safra 2013 do Baixo Parnaíba. O evento reuniu mais de 500 pessoas entre pequenos produtores, aquicultores, pescadores, representantes de sindicatos e de bancos.


O evento contou com a participação da prefeita, Ducilene Belezinha, do Presidente da frente parlamentar de Pesca e Aquicultura do Congresso Nacional deputado federal Cleber Verde, deputado federal, Chiquinho Escócia, do Superintendente Federal da Pesca e Aquicultura no Maranhão, Júnior Verde, Secretário de Estado da Pesca e Aquicultura, Dayvson Sousa, secretários municipais de Agricultura, Carlos Borromeu, adjunto, Antônio José, de Obras, Aluízio Santos, de Educação, Francejane Magalhães, da Mulher, Nildinha Teles, da Igualdade Racial, Chiquinha Pessoa, do Meio Ambiente, Alex Cardoso, adjunto, George Gomes, dos Transportes, Josimar Araújo, de Esportes, Tôta, do Trabalho, Zezinho Lima e de Assistência Social, Francisco Paiva, vereadores Irmão Carlos, Murici, Antônio Odilon, Raimundinha e Francisca Aguiar. Líder político, Isaías Fortes, a assessora especial em Brasília, Isamara Menezes e outras lideranças políticas da cidade e região.

A prefeita, Ducilene Belezinha, deu início aos trabalhos agradeceu a participação de todos e reforçou o pedido de equipamentos aos governos estadual e federal para a realização de melhorias no campo e assim proporcionar condições de produção.

“ O evento de hoje teve como foco principal a aquicultura. Com a adesão ao plano safra podemos contar com o apoio dos governos federal e estadual para aquisição de equipamentos e já fizemos isso! Mas a ração, para a criação de peixes em cativeiros, é o grande entrave para o desenvolvimento dessa cultura em nossa cidade. Além do anzol, do alevino precisamos também da ração”, disse Ducilene Belezinha.

 

Para o deputado federal e Presidente da frente parlamentar de Pesca e Aquicultura do Congresso Nacional, Cleber Verde, o caminho para o desenvolvimento econômico de Chapadinha é por meio das ações voltadas para o campo, e a informação, de como os pescadores e aquicultores devem proceder e as quais benefícios tem direito, é fundamental. Ele também destacou a atuação da prefeita Ducilene Belezinha que não perdeu os prazos para a adesão ao plano.

“Precisamos divulgar os benefícios ao município após a adesão ao Plano Safra. A informação é essencial para que os produtores saibam como buscar o incentivo. A prefeita Belezinha é um exemplo de gestora que se preocupa com o desenvolvimento do município. Ela está de parabéns por não ter perdido tempo e ter corrido atrás. Chapadinha pode contar com o nosso apoio e vamos também tentar trazer o Banco da Amazônia para a cidade, pois acreditamos no fortalecimento da economia local”, afirmou o deputado federal.

O deputado federal Chiquinho Escócia também destacou a importância da presença dos bancos no processo de incentivo à produção de peixes em cativeiro.

“Precisamos dos bancos mais próximos dos pequenos produtores. A cadeia produtiva precisa se desenvolver, e com os financiamentos diferenciados que o governo federal está disponibilizando aos pescadores, essa oportunidade não pode se perder. Vamos fazer o possível para que as ações aconteçam” declarou o deputado federal.

O Secretário de Estado da Pesca e Aquicultura, Dayvson Sousa, informou que Chapadinha já pode contar com técnicos para auxiliar no desenvolvimento da aquicultura para que a produção não seja apenas de subsistência, mas para venda e assim incentive a economia local.

“ Com o auxílio dos técnicos da secretaria os aquicultores poderão desenvolver ações mais eficientes voltadas para o segmento e assim tornar o ramo de produção uma fonte de renda para a região”, disse o secretário.

O Superintendente Federal da Pesca e Aquicultura no Maranhão, Júnior Verde, também elogiou a prefeita Ducilene Belezinha por ter se mobilizado para trazer o plano safra para Chapadinha. E adiantou que em breve o município receberá equipamentos para se tornar empreendedor nesse segmento.

“Contamos com a força da parceria, pois ela é de fundamental importância para Chapadinha se tornar um polo produtor. Quando falamos de produção de alimentos significa que, além de opções de geração de renda, estamos também, trabalhando a erradicação da fome”, afirmou Júnior Verde.

Outro ponto destacado foi a necessidade da regularização do registro do pescador para que se inicie o processo junto ao banco de liberação de incentivo e a prefeitura de Chapadinha já está apta para realizar o serviço.
O presidente do sindicato dos pescadores de Chapadinha, Antônio do Carmo dos Reis, relatou que o sindicato existe desde 2007, mas que por causa d a falta de informação, muitos incentivos não foram utilizados pela categoria.

“ Nosso sindicato existe desde 2007 e de lá pra cá quase não tivemos o olhar de nossos gestores voltados para a nossa causa. Agora, acreditamos que após esses esclarecimentos e apoio teremos condições para aumentarmos nossa produtividade por meio da pesca e da criação de peixes em cativeiro", disse o presidente do sindicato.
Na oportunidade foi entregue a cartilha do “Plano Safra da Pesca e Aquicultura 2012/2013/2014. Você investe no pescado. O Brasil investe em você”. Que apresenta a previsão de investimentos de mais de R$ 4 bilhões para expandir a aqüicultura, modernizar a pesca e fortalecer a indústria e o comércio pesqueiro. A meta do governo federal é produzir dois milhões de toneladas anuais de pescado até 2014. As linhas de crédito serão oferecidas a pequenos, médios e grandes pescadores e aquicultores, com condições exclusivas. Cerca de 330 mil famílias brasileiras com mais crédito, juros menores e prazos bem mais estendidos devem ser beneficiadas.

Plano Safra

O Plano Safra é um programa do Governo Federal para estimular o desenvolvimento do setor por meio de linhas de crédito para o aumento de produção e geração de emprego e renda. Ele é destinado a todos os envolvidos no processo de pesca, exploração, cultivo, criação em cativeiro, conservação, processamento, transporte, comercialização e pesquisa dos recursos pesqueiros. E tem como objetivo ampliar as ações governamentais e o desenvolvimento sustentável por meio de medidas de estímulo à competitividade e ao empreendedorismo.

Por Ascom/PMC
Compartilhar

Author: verified_user

0 comentários: