segunda-feira, 17 de junho de 2013

Projeto de autoria do Executivo, que beneficia agricultura familiar é aprovado pela Câmara de Chapadinha

Compartilhar




Projeto de autoria da prefeita Belezinha, que destina R$ 2.500,00 por mês à CFR , foi aprovado por unanimidade na sessão da última quinta.


Desde foi foi criada em 2001, a Casa Familiar Rural de Chapadinha - CFR vem enfrentando dificuldades financeiras, o que tem dificultado o desenvolvimento de suas atividades.


Sensibilizada com a situação precária da entidade, a prefeita Ducilene Belezinha, determinou ao secretário de Agricultura, Carlos Borromeu, que fizesse um levantamento da real situação da CFR e após o diagnóstico encaminhou um projeto de Lei ao Legislativo, objetivando destinar recursos para a execução de atividades que irão beneficiar dezenas de jovens de comunidades rurais de Chapadinha.

O projeto, que foi aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal de Chapadinha, era uma promessa de campanha da prefeita Belezinha e está entre uma de suas previstas em sua cartilha, visando apoiar o desenvolvimento da agricultura familiar no município..

Após a sanção da prefeita, a Casa Familiar Rural passa a receber R$ 2.500,00 mensais para o custeio de sus atividades.

A Casa Familiar Rural é um espaço destinado à formação de jovens do meio rural, que recebem formação técnica, profissional e gerencial, tendo como objetivo qualificar esses jovens e oferecer alternativas de renda e de trabalho, para assim permanecerem e beneficiarem a própria região. As aulas na Casa Familiar Rural são em sistema de alternância.

Leia abaixo, matéria que destaca aquisição de biblioteca para a CFR da comunidade de Vila união, por meio da Embrapa:
Por meio de parceria entre Prefeitura de Chapadinha e Embrapa, Casa Familiar Rural recebe minibiblioteca


Os alunos da Casa Familiar Rural da comunidade Vila União a 4 quilômetros de Chapadinha receberam na manhã desta quarta-feira ( 12 ), a doação, de uma minibiblioteca contendo 120 títulos de livros voltados para a agricultura família e orgânica. Além de livros foram entregues também, CD’s e DVD’s com instruções de como lidar com o ambiente rural.

A doação foi feita pela Embrapa e faz parte do programa do Governo Federal, Brasil sem Miséria, que por meio de uma parceria junto à prefeitura de Chapadinha tornou possível mais uma ferramenta para a formação do homem do campo.

A entrega foi realizada pelo representante da Embrapa, o analista de transferência de tecnologia, Thiago Buosi, que destacou a parceria entre Embrapa e município e também ressaltou a importância dos livros para a produção local.



“ São várias coleções de livros com linguagem bem acessível para a comunidade. É um material bem técnico que trata desde psicultura, hortaliças até plantas medicinais. Muitas vezes a comunidade tem uma potencialidade em algum tipo de fruta, mas por falta de orientação a comunidade não aproveita para melhorar a renda e qualidade de vida”, destacou o analista.

Essa já é a quinta turma em formação na CFR. No local já estão sendo desenvolvidas a cultura orgânica e criação de galinhas caipiras. E agora com mais esse apoio os alunos acreditam que o aprendizado será enriquecido com a junção da técnica e conhecimento científico atualizado.




 Nós vamos poder nos aprofundar nas lições dadas aqui na escola com o auxílio desses livros. Teremos mais orientação na hora de desenvolvermos nossas atividades e assim teremos condições de levarmos o conhecimento para nossa região” disse o aluno Marcone Vieira Costa.

O secretário municipal de agricultura, Carlos Borromeu acredita que todos os alunos tem condições de se tornarem multiplicadores do aprendizado e que todos devem começar a mudar o tratamento que se dá à agricultura.
Precisamos preparar a juventude para a agro-ecolocgia, ou seja, produzir com menor impacto para nosso meio ambiente e deixa-lo habitável por muitos anos. A minibiblioteca vem mostrar como isso é possível por meio da instrução de técnicas modernas e viáveis de serem aplicadas aqui na nossa região”, disse o secretário.

O objetivo do projeto da Casa Familiar Rural é tornar os alunos em multiplicadores preparados para aumentar a produtividade na região por meio do conhecimento técnico agregando valor aos produtos. Além da CFR da Vila União, outras três casas também serão beneficiadas com a doação de minibibliotecas: a da comunidade do Canto Ferreira, Tutanguira e Paiol.

Compartilhar

Author: verified_user

0 comentários: