quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Belezinha mostra aos médicos cubanos os postos de saúde onde irão trabalhar

Compartilhar

Quarta-Feira, 25 de setembro de 2013

A prefeita Ducilene Belezinha e o secretário de Saúde, Dr. Charles Bacellar, reuniram-se com os seis os médicos cubanos do “Mais Médicos” para discutir o cronograma de atendimento e apresentar à equipe os postos onde atuarão durante este três anos do município (tempo de duração do programa).

O encontro que aconteceu na segunda-feira (23) foi acompanhado pela equipe de reportagem brasiliense, do programa Repórter Brasil, da TV Brasil. A jornalista Mariana Tokarnia responsável pela cobertura jornalista da chegada dos profissionais do Mais Médicos em várias cidades do Maranhão, participou de todo o processo, que foi divulgado em rede nacional na noite do dia 23.
Durante toda a manhã, os cubanos visitaram os postos, conversaram com os enfermeiros, tiraram dúvidas e conheceram a rotina do município. As visitas foram acompanhadas também pela secretária adjunta, Valnice Meneses, assessora especial em Brasília, Isamara Meneses, coordenadora de Atenção Básica, Marjorie Mesquite, enfermeiros, agentes de saúde e demais funcionários da secretaria.
Belezinha entrevistada pela repórter da TV Brasil
Há muita expectativa sobre a chegada dos cubanos ao município. De um lado pacientes, curiosos e satisfeitos com a comodidade de ter um médico de segunda a sexta bem perto de sua residência. Do outro lado, os enfermeiros que já demostram simpatia com os novos colegas de trabalho e prometem dar todo apoio necessário. “Vamos ajuda-los no que for preciso, e é claro com o português. Os pacientes têm a linguagem deles. Chegam dizendo que estão com dor na bacia, nos quartos. Tem vezes que nem a gente entende. Temos que pedir para eles mostrarem onde é a dor”, acrescentou a enfermeira Nitheyanna Araújo.
Para Juan Montero, a semelhança entre os dois países são grandes. Ele pretende estreitar os laços com a comunidade para fazer um trabalho mais humanizado. “Aqui é bem parecido com o lugar onde eu trabalhava. Pretendo acompanhar as visitas dos agentes comunitários para que a relação medico-paciente seja o mais próxima possível”- declarou o Montero.

“Esperamos que os médicos se envolvam com a comunidade e a comunidade os receba como seus amigos para que haja uma medicina preventiva e assim desafogue o único hospital da cidade”- ressaltou a prefeita Belezinha.


Com a chegada dos cubanos, os profissionais poderão voltar-se à atenção especializada, já que os estrangeiros se ocuparão da atenção básica. "A gente vai conseguir levar para a população a assistência médica e bloquear a ida dos pacientes para o hospital por problemas que podem ser resolvidos no posto de saúde perto da casa dele", explica o secretário de Saúde, Charles Bacelar. "Temos no hospital, um grande número de internações relacionadas à atenção básica".

A equipe de médicos cubanos, cinco homens e uma mulher, foi alojada em uma casa no bairro da Corrente, ampla, bem arejada e confortável. Confira a relação dos médicos e os postos onde atuarão.



Aicza Madelaine Dias Acosta
Posto: Campo Velho
Enfermeira: Diane Rosew M. Almeida



Juan Montero Atencio
Posto: Bairro Novo
Enfermeira: Nitheyanna dos Santos Araujo



Juan Carlos Peres Cruz
Posto: Novo Castelo
Enfermeira: Rosse Imair de Oliveira Melo



Juan Emilio Velazquez Fernandes
Posto: Bairro da Cruz
Enfermeira: Irislane Almeida Sousa



Juan Carlos Cabezas Rojas
Posto: Areal
Enfermeira: Cleomara Cirqueira Caldas
Alexander Del Toro Cambara
Posto: Caterpillar
Enfermeira: Sulamita Alves Ferreira
Confira a matéria da TV Brasil no site da UOL:http://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2013/09/23/cidade-maranhense-recebe-maior-numero-de-cubanos-do-mais-medicos.htm
ASCOM/PMC
Fotos: Kim pereira
Compartilhar

Author: verified_user

0 comentários: