quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Prefeitura de Brejo realiza mutirão contra catarata e glaucoma na próxima sexta-feira

Compartilhar


Dos Blogs CN1 e WF

Quarta-Feira, 06 de agosto de 2014 




A Prefeitura de Brejo, através da secretaria Municipal  de Saúde, em parceria com o Hospital da Visão do Maranhão, realizará no próxima sexta-feira (08) mais um Mutirão de Catarata e Glaucoma. Os atendimentos serão realizados  no Hospital Municipal Dr. Antenor Vieira de Moraes das 14h às 18h.


Compareça com XEROX da CARTEIRA DE IDENTIDADE ou qualquer outro documento válido com foto e o CARTÃO DO SUS.

O mutirão  é dirigido as  pessoas que tenham histórico familiar de glaucoma, pressão intraocular, sejam hipertensos ou diabéticos faz parte de uma intensiva campanha para combater a doença.

O atendimento é gratuito e liberado a toda população. Os pacientes confirmados com a doença já recebem gratuitamente a medicação de imediato para o tratamento.

• Entenda quais os riscos dessas doenças

Glaucoma
Glaucoma é uma doença ocular causada principalmente pela elevação da pressão intraocular que provoca lesões no nervo ótico e, como consequência, comprometimento visual. Se não for tratado adequadamente, pode levar à cegueira.

Há vários tipos de glaucoma. O glaucoma crônico simples ou glaucoma de ângulo aberto, que representa mais ou menos 80% dos casos, incide nas pessoas acima de 40 anos e pode ser assintomático. Ele é causado por uma alteração anatômica na região do ângulo da câmara anterior, que impede a saída do humor aquoso e aumenta a pressão intraocular.

A principal característica do glaucoma de ângulo fechado é o aumento súbito de pressão intraocular. O glaucoma congênito acomete os recém-nascidos e o glaucoma secundário que é decorrente de enfermidades como diabetes, uveítes, cataratas, etc.

Catarata

A catarata é uma lesão ocular que atinge e torna o cristalino opaco (lente situada atrás da íris cuja transparência permite que os raios de luz o atravessem e alcancem a retina para formar a imagem), o que compromete a visão. 

(Fonte: AB Saúde)


Compartilhar

Author: verified_user

0 comentários: