segunda-feira, 14 de março de 2016

Em Parceria com o SENAR, Prefeitura de Chapadinha realiza mais uma Ação Social na zona rural

Compartilhar

Por: Sousa Neto
SECOM/PMC

Segunda-Feira, 14 de março de 2016


A prefeitura de Chapadinha, através das secretarias municipais de Saúde, Educação e Assistência Social, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) - por intermédio do Sindicato Rural de Chapadinha, realizou durante a manhã de sábado (12), uma ação social na localidade Escondido.


O Programa de Prevenção do Câncer do Colo do Útero da Mulher do Campo tem por objetivo gerar oportunidade de educação, prevenção e diagnóstico do câncer do colo do útero em comunidades carentes, levando informações importantes que conscientizem as mulheres do meio rural e possibilitem seu acesso ao exame preventivo.



Durante todo ano, o Senar realiza ações de promoção de saúde e diagnóstico do câncer do colo do útero em comunidades carentes com o programa Útero é Vida, oferecendo serviços de exames preventivos de Papanicolau, palestras educativas, espaço de beleza, atividades recreativas para as crianças e outras ações de melhoria da qualidade de vida.



Em parceria com as prefeituras e as secretarias municipais de saúde - por intermédio dos sindicatos rurais municipais, os eventos do Senar, assim como o Programa Útero é Vida, mobilizam um grande número de mulheres, que são beneficiadas com os atendimentos do programa. Podem participar mulheres trabalhadoras rurais, esposas ou filhas de produtores e trabalhadores rurais. O perfil das participantes são mulheres em idade sexual ativa que nunca haviam realizado ou que estavam com o exame atrasado há pelo menos dois anos.


Além de sensibilizar e conscientizar as mulheres do campo para a prevenção e diagnóstico do câncer de colo de útero, o Programa contribui para o aumento da auto- estima e qualidade de vida. Durante a realização das atividades, cada participante recebeu um kit de beleza contendo cosméticos e produtos de higiene pessoal.

De acordo com a integrante do programa do Senar, a assistente social Yolanda Batista, a maior contribuição do programa para mulheres é difundir a importância do exame preventivo do câncer uterino, a quebra de tabu e de preconceitos, enfim os cuidados com a saúde. “O exame preventivo ainda causa pavor, desconforto e constrangimento em muitas mulheres. A consequência disso é o alto índice da doença. Dados da Organização Mundial da Saúde mostram que o câncer do colo do útero é, depois do câncer de mama, o que mais mata a população feminina no Brasil. A abordagem mais efetiva para o controle do câncer do colo do útero é o diagnóstico precoce por meio do exame citopatológico. O Senar, juntamente com as parcerias, está empenhado nessa campanha”, explica Leilane.


Além do exame preventivo, houve verificação de sinais vitais, palestras de saúde bucal e higiene (com Dr. Marcelo Barreto/Cirurgião-Dentista, e Mara Abreu/Fisioterapeuta - e no final da palestra houve a distribuição de material de higiene bucal), atividades artísticas (para as crianças), espaço beleza (com distribuição de kit beleza: shampoo, condicionador, desodorante e sabonete), consultas com entrega de medicamentos, distribuiçaõ de preservativos, entre outros.



Presente ao evento como parceira, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) contribuiu com um espaço recreativo e educativo para as crianças. Assim, enquanto as mães realizavam os exames, assistiam às palestras e recebiam medicamentos e kits de beleza e higiene, as crianças ficavam envolvidas em diversas atividades de lazer, proporcionadas pelos professores, supervisores e técnicos da secretaria.


"O Programa Útero é Vida é um programa de prevenção do câncer do colo do útero da mulher rural. Ou seja, por meio de ações educativas em comunidades carentes do meio rural, são feitos exames e palestras sobre saúde da mulher, dentre outros serviços e distribuição de material de saúde bucal e de higiene, e kits de beleza. A equipe da Secretaria Municipal de Educação veio prestar sua parcela de contribuição nesse processo, trazendo esclarecimentos e entretenimento. Nossos professores e técnicos apresentaram dinâmicas e brincadeiras às crianças, enquanto suas mães estavam sendo atendidas pelos serviços prestados nessa ação social" - enfatizou a profª Maria Coelho, secretária municipal de Educação.

“É emocionante e gratificante ver a alegria estampada no rosto destas mulheres que por muitos anos foram esquecidas no interior onde vivem. O programa é maravilhoso, objetivo e apresenta resultados fantásticos. Desperta para a necessidade de prevenção, cuidados com a beleza, autoestima, valorização e tratamento imediato por parte da prefeitura. Essa contribuição do Senar obtém resultados impactantes”, comemorou Maria Coelho.


Ainda sobre a parte educação, o supervisor escolar do pólo Escondido e região (que abrange dez escolas, sendo dos povoados vizinhos Santa Maria, Oiteiro, Conceição, Bom Princípio, Lagoa Amarela, Fernandes, Porções, Tutanguira, Escondido e Gavião), prof. Leotônio, destacou os benefícios que se espalham na região pela gestão pública, e quanto à escola Unidade Integrada João Pereira Sobrinho (Pov. Escondido) esta está passando por uma reforma com ampliação (construção de mais uma sala de aula e dois banheiro); e conta com um guadro de professores qualificados e dedicados, assim como as demais escolas.


"O cunho social do programa permite que a prefeitura de Chapadinha, por meio das secretaris municipais de Saúde, Educação e Assistência Social, juntamente com o Sindicato Rural de Chapadinha e o Senar, preste seus serviços de maneira integrada, proporcionando um dia de ação como este para as mulheres da zona rural desta localidade (Escondico) e região, que ultrapassa a simples prestação de serviços, pois encaramos como um ato de valorização da mulher do campo" - Ressaltou a prefeita Ducilene Belezinha.

"Estamos aqui empenhados, numa parceria com Senar, nessa ação social realizando gratuitamente exames papanicolau, fazendo prevenção e levando informações sobre o câncer do colo de útero. Este é o primeiro de outros eventos, e o atendimento será feito em áreas rurais, prioritariamente em locais onde a população não tem acesso às unidades de saúde. O Senar está ampliando sua atuação junto ao público rural. Nós levamos educação profissional e também prevenção na área da saúde, e com este itinerante programa Útero é Vida, conquistamos a mobilidade para irmos até onde estão as trabalhadoras rurais que se situam distantes do acesso às unidades de saúde”, enfatizou Allan Monteles - secretário municipal de Saúde.

Para o presidente do Sindicato Rural de Chapadinha, sr. José Luzia, "os parceiros são muito importantes para juntos vencermos todas as dificuldades de distância, dentre elas as condições das estradas vicinais, para levar os serviços até as comunidades rurais", e segundo ele, "a prefeitura de Chapadinha é uma grande parceira do Senar, no desenvolvimento dos serviços prestados, sempre dando o suporte necessário". Ele afirma ainda, que o Programa Útero é Vida é um pleito que há muito tempo o sindicato vinha tentando trazer para o município de Chapadinha, e que a concretização do evento ficou dentro das expectativas, pois a maior contribuição do programa, direcionado às mulheres, é difundir a importância do exame preventivo do câncer uterino, a quebra de tabu e de preconceitos, enfim os cuidados com a saúde.

Sobre o SENAR

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - SENAR é uma instituição mantida pela classe patronal rural, vinculada à Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Tem o objetivo de desenvolver ações educativas, que visam o desenvolvimento do homem rural como cidadão e como trabalhador, numa perspectiva de crescimento e bem-estar social.
Compartilhar

Author: verified_user

0 comentários: