sábado, 26 de março de 2016

Fieis lotam a Catedral Diocesana de Brejo-MA, durante celebração da Paixão do Senhor

Compartilhar



Portal CN1, com informações da Diocese de Brejo

Sábado, 26 de março de 2016


Fiéis lotaram a Catedral Diocesana na tarde desta sexta-feira, 25, para a celebração da Paixão de Cristo. A celebração faz parte da Semana Santa e foi presidida pelo bispo Dom José Valdeci.

O bispo diocesano de Brejo Dom Valdeci abriu a celebração num gesto de humildade. Junto com padre Antonio e os ministros prostraram-se em silêncio diante do altar e, em seguida, lida a oração do dia. Seguiu-se a Liturgia da Palavra, onde se destaca a proclamação da Paixão de Jesus Cristo segundo João (Jo 18,1-19,42). 


Nela aparece o Cristo Senhor, o Cristo Rei, o Cristo vitorioso que vai comandando os diversos passos da Paixão. Entrega-se livremente, faz os guardas caírem por terra e, depois de tudo consumado, entrega o espírito ao Pai. Na morte ele é glorificado. Submete-se à morte para deixar-nos o exemplo de reconhecimento de nossa condição humana de criaturas mortais.

Em seguida temos a Oração universal, realmente ecumênica. A Igreja pede que a fonte de graças que jorra da Cruz atinja a todos, vai, então, alargando suas intenções. Reza pelo Papa, os bispos e todo o clero, os leigos e os catecúmenos; pela unidade dos cristãos, pelos judeus, pelos que não crêem em Cristo, pelos que não crêem em Deus, mas manifestam boa vontade, pelos poderes públicos, por todos que sofrem provações.



De acordo  com Dom Valdeci, a celebração conta a morte de Jesus Cristo. “Hoje celebramos a paixão e morte de Cristo e a celebração se compreende em três partes, a liturgia da palavra, a adoração da cruz e a comunhão eucarística. Jesus que é rei e profeta veio para exercer a missão sagrada de mediador entre o pai e a humanidade. A morte de Jesus foi à causa da nossa salvação”.


O ponto alto da celebração, todos fizeram filas para beijar a cruz que significa adorar a Jesus que foi pregado na cruz. Assim, na Sexta-feira Santa e no Sábado Santo, a igreja não celebra os Sacramentos. Neste dia não há rito de bênção e envio. Após a celebração, houve a procissão do Senhor Morto na praça, com o momento do beijo na imagem.









Compartilhar

Author: verified_user

0 comentários: