terça-feira, 24 de maio de 2016

Rumo ao Selo Unicef! Chapadinha é selecionada para apresentar suas experiências na III Mostra Internacional das Semanas do Bebê

Compartilhar

Terça-Feira, 24 de maio de 2016

A Brinquedoteca Hospitalar localizada no hospital Antonio Pontes de Aguiar em Chapadinha foi a ação inovadora que aconteceu durante a Semana do Bebê e que levou o município a ser selecionado para participação em estande na III Mostra Internacional das Semanas do Bebê

Por meio de processo seletivo que contou com a participação de 85 municípios de diversas regiões do Brasil, Chapadinha foi uma das escolhidas para apresentação de suas experiências em estandes montados no evento. Apenas duas cidades do maranhão foram escolhidas, sendo o outro município, Codó.

Os trabalhos inscritos foram avaliados por um grupo de especialistas formados por profissionais das áreas de saúde, educação e desenvolvimento infantil que representam o UNICEF e as organizações parceiras. Os critérios de avaliação levaram em conta a narrativa clara e objetiva do processo de planejamento, a capacidade de mobilização, a efetividade na divulgação, implementação de atividades diversificadas- envolvendo o maior número de segmentos do governo e da sociedade civil – e indicadores de desempenho. Ações inovadoras e a oficialização da Semana do Bebê no calendário do município, por meio de Lei Municipal ou Lei Estadual, receberam maior pontuação durante o processo de avaliação.

O município de Chapadinha foi escolhido por ter implantado durante a Semana do Bebê uma Brinquedoteca Hospitalar no Hospital Regional Antônio Pontes de Aguiar, com a finalidade de trabalhar o lúdico, o resgate da humanização e da cidadania. Servindo como um espaço alternativo de vivencia social de crianças e família. A ação foi vista pelos avaliadores do Unicef como inovadora.

Para a prefeita de Chapadinha, Ducilene Belezinha, a escolha do município para participação do evento mostra que as ações realizadas pelo Governo Municipal estão acontecendo de forma satisfatória. “ Ficamos muito felizes que a escolha, com isso podemos perceber o quanto o nosso trabalho é feito com responsabilidade. Esse reconhecimento nos traz mais ânimo para trabalhar de forma cada vez mais efetiva na mudança da vivencia social de nossas crianças e adolescentes, ” frisou a prefeita.

A III Mostra Internacional das Semanas do Bebê teve início nesta segunda-feira (23) indo até o dia 26 de maio, e tem o objetivo de promover o intercâmbio de experiências entre países, Estados e munícipios brasileiros e discutir as formas mais efetivas de fazer com que a Semana do Bebê contribua com a garantia dos direitos da primeira infância.

Para a apresentação de experiências internacionais, foram convidados representantes de Portugal e da Inglaterra. Outras 19 experiências terão espaços nos estandes para divulgação de informações.

Chapadinha no caminho certo. Rumo ao Selo Unicef!

*com informações: http://www.unicef.org/
Compartilhar

Author: verified_user

0 comentários: