segunda-feira, 18 de julho de 2016

Raimundo Marques lança na Biblioteca Municipal de Chapadinha o livro "Mata Roma - Do Gibão ao Fardão"

Compartilhar

Do Portal CN1

Segunda-Feira, 18  de julho de 2016


O procurador de justiça aposentado e também ex-presidente da OAB/MA, Raimundo Ferreira Marques, lançou na noite da última quinta-feira (14), na biblioteca pública municipal de Chapadinha, o livro  “Mata Roma – Do Gibão ao Fardão”.

O lançamento da obra contou com a presença de muitos convidados, dentre eles;  Ducilene Belezinha (pré-candidata a prefeita), Zé Baleco (empresário), Herbert  Castelo Branco (escritor), Eduardo Braga (vereador) e Nonato Baleco (vereador).

Empresário Nonato Baleco e o escritor Raimundo Marques 

A obra literária “Mata Roma – Do Gibão ao Fardão”, é uma biografia do advogado, vaqueiro e professor José Mata Roma (1896-1959). O professor Mata Roma, como era conhecido, nasceu em Chapadinha/MA, onde foi vaqueiro, formou-se em Direito pela antiga Faculdade de Direito do Maranhão, mas preferiu seguir carreira no magistério, pois para ele ser professor não lhe enriqueceria, porém o satisfazia, como relata o autor da obra.

Mata Roma foi um dos maiores filólogos da Língua Portuguesa no Maranhão. Grande Orador, jornalista e político. Ingressou na Academia Maranhense de Letras, foi diretor do Liceu Maranhense, e ensinou em todos os colégios de sua época nas décadas de 1920 a 1960. Foi vereador em São Luís, presidiu a Câmara Municipal e conseguiu ser o primeiro edil reeleito à presidência naquela Casa Legislativa.

Era um destacado acadêmico, mas gostava de ser chamado mesmo de vaqueiro de Chapadinha, sua terra natal. Daí a inspiração do título da biografia. Mata Roma, indubitavelmente, é um grande nome da literatura e da história política do Maranhão. Ele morreu em São Luís, aos 63 anos, em 1959.  


Vereador Eduardo Braga e o escritor Raimundo Marques 













Compartilhar

Author: verified_user

0 comentários: