quarta-feira, 6 de julho de 2016

Vírus: saiba proteger o perfil do Facebook

Compartilhar


Do G1

Quarta-Feira, 06 de julho de 2016

A rede social mais popular entre os brasileiros foi alvo de um ataque de phishing (tentativa de roubar dados pessoais através de meios virtuais), que resultou no roubo de milhares de senhas. 

A técnica empregada já foi empregada em incidentes anteriores através da instalação de extensões maliciosas nos navegadores de internet. E segundo a Kaspersky Labs, empresa especializada em segurança da informação, mais de um terço das contas atingidas no Facebook são de brasileiros.

Nessa coluna serão apresentadas dicas sobre como proteger o perfil do ataque desse tipo de praga.O tipo de infecção mais comum ocorre quando o usuário clica sobre uma notificação recebida na página do Facebook, e automaticamente é redirecionado para um site que disponibiliza uma extensão contendo código malicioso; e sempre que o navegador for executado com a página da rede social aberta.

O vírus envia mensagens para todos os amigos do perfil da vítima. Mas vale salientar que o malware só é instalado no navegador após o usuário clicar sobre a notificação, realizar o download do arquivo contendo o vírus e após executá-lo. Apenas clicar sob a notificação não é o suficiente para ter o computador infectado e ter as informações roubadas. Não há relatos sobre a incidência desse tipo de malware em dispositivos móveis com iOS, Android e Windows Phone. Como se proteger1 – Mantenha um programa de antivírus instalado e atualizado.2 – Mantenha o sistema operacional atualizado.3 – Ao clicar numa notificação de menção ou comentário, não faça o download do arquivo. E se ele baixar automaticamente  exclua-o imediatamente.
4 – Evite instalar complementos que são oferecidos para visualizar vídeos. Atualmente os navegadores modernos de internet oferecem suporte nativo para a exibição de qualquer conteúdo multimídia sem que para isso seja preciso instalar extensões.
5 – Evite conceder permissão para jogos e aplicativos no Facebook. É recomendável revisar todas as permissões concedidas acessando esse link aqui, revise-as e remova todos os aplicativos suspeitos.
6 – Habilite as configurações avançadas de privacidade, principalmente a que possibilita analisar previamente as marcações recebidas em publicações de amigos. Para aumentar a privacidade do perfil, siga os passos descritos abaixo:
– Acesse o perfil no Facebook, clique no ícone em formato de cadeado e após na opção ‘Configurações’. Ou se preferir, nesse link.
– Clique na opção privacidade, edite a permissão que corresponde a quem pode postar na linha do tempo do seu perfil. Deixe apenas a opção ‘somente eu’.
– Ative a análise das publicações nas quais seus amigos marcam você antes de serem exibidas na sua linha de tempo.


Imagens: Divulgação/Kaspersky Lab e Reprodução/G1
Compartilhar

Author: verified_user

0 comentários: