terça-feira, 2 de agosto de 2016

Governo participa de solenidade pelos 170 anos da Capitania dos Portos do Maranhão

Compartilhar

Terça-Feira, 02  de agosto de 2016

Representantes da Secretaria de Estado de Segurança Pública acompanharam a solenidade pelos 170 anos da Capitania dos Portos. Foto: Divulgação

Por conta do septuagésimo aniversário da Capitania dos Portos do Maranhão, foi realizada, na última quarta-feira (27), a solenidade de comemoração. Na ocasião, foram relatados os serviços prestados pela Capitania dos Portos em prol da Marinha no Maranhão. Presente no evento, o secretário de Estado de Segurança Pública, Jefferson Portela, representou o governador Flávio Dino.

“A Marinha é uma das nossas irmãs na prevenção do extenso litoral, sendo que estão sempre dispostos a nos ajudar em ocorrências que necessitam da experiência e alto grau de competência no sentido de salvaguardar a vida humana do cidadão e no combate a criminosos pela segurança do tráfego aquaviário nos municípios maranhenses”, comentou o secretário de Estado de Segurança Pública, Jefferson Portela.

A Companhia dos Portos do Maranhão é responsável pelas tarefas de segurança do tráfego aquaviário, salvaguarda da vida humana no mar e pelo combate à poluição hídrica proveniente de navios, plataformas e suas instalações de apoio. Cabe-lhe também atuar no Ensino Profissional Marítimo e Portuário, na manutenção da sinalização náutica e outras ações decorrentes da Marinha nesta unidade da Federação, com 186 municípios sob sua jurisdição.

Durante a solenidade, o capitão dos Portos, André Luís Trindade, ressaltou que as capitanias são instituições que a Marinha tem ao longo de todo o Brasil para um contato mais direto com a população. Ele disse que a comemoração dos 170 anos da instituição com a população maranhense e a comunidade marítima demonstra o reconhecimento de que a população é parceira no trabalho diário da Capitania.

“A Capitania dos Portos é uma marinha de guerra, com um contato mais voltado para o público, que cuida do ensino profissional marítimo, na formação dos novos aquaviários, os quais irão trabalhar no mar; que cuida dos amadores, que são as pessoas que vão se divertir no mar, como os veleiros, jet-ski e lanchas; e cuida, também, dos portos; além dos despachos de embarcações que adentram e saem dos portos do Brasil”, afirmou o capitão dos Portos.


Também participaram da solenidade o comandante do 24º Batalhão de Infantaria Leve, o major Clodoaldo; representando o comandante da Aeronáutica, o 1º tenente Charliston Couto; o subcomandante do Comando Geral da Polícia Militar, Jorge Luongo; o comandante da Academia de Polícia Militar, coronel Sá; e pela Guarda Municipal de São Luís, o comandante Ivonaldo Mota; além de empresários e representantes da sociedade civil.

Compartilhar

Author: verified_user

0 comentários: