segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Médicos do CMAC fazem primeira Gastrostomia Endoscópica na cidade de Chapadinha

Compartilhar


Do  Portal  CN1

Segunda-Feira, 19 de dezembro de 2016


Um feito histórico na medicina de Chapadinha, os cirurgiões/endoscopistas Dr. Josué Portela  e  Dr. Glouberg Nóbrega, do Centro de Medicina Avançada de Chapadinha - CMAC, realizaram na quinta-feira (15), a primeira gastrostomia endoscópica do Baixo Parnaíba.



Orientado pelas imagens captadas pela câmera, os cirurgiões, realizaram com sucesso o procedimento no paciente.

Com esse procedimento,  o CMAC proporciona  para  Chapadinha e região um centro de medicina  a altura da necessidade da população. De acordo com o Dr. Josué Portela, são procedimentos modernos que facilitam e aumentam  a qualidade de vida  de pacientes  que já  sofrem com outras doenças.


O que é gastrostomia endoscópica?
A gastrostomia endoscópica percutânea é um método empregado para fornecimento de dieta enteral por tubo colocado no estômago (gastrostomia) por endoscopia (via endoscópica) através da pele (implantação percutânea) para suporte nutricional adequado de pacientes que não conseguem fazer uso adequado de dieta oral por ingesta insuficiente ou por alterações anatômicas no trato gastrointestinal superior ou que necessitem fazer uso de dieta por sonda nasoenteral por tempo prolongado. As principais indicações da gastrostomia endoscópica são os distúrbios de deglutição secundários a doença de Alzheimer, acidente vascular cerebral, neoplasias de cabeça e pescoço e neoplasia de esôfago.


Compartilhar

Author: verified_user

0 comentários: