quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Sistema SAF realiza última Agritec de 2016 a partir desta quinta, em Chapadinha

Sistema SAF realiza última Agritec de 2016 a partir desta quinta, em Chapadinha


Quarta-Feira, 30 de novembro de 2016



O Governo do Estado, por meio do Sistema SAF, e parceiros abrem a última Feira de Agricultura familiar e Agrotecnologia do Maranhão (Agritec) de 2016. A feira começa nesta quinta-feira (01), na Av. Agostinho Ribeiro, bairro Areal, no município de Chapadinha, território Baixo Parnaíba. Prossegue até sábado (03).

O Sistema de Agricultura Familiar, Sistema SAF, é formado pela Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (SAF), Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e de Extensão Rural do Maranhão (Agerp/MA) e Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma).

Os parceiros na realização da feira são a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MA), prefeitura de Chapadinha e os movimentos sociais.

Os setores ligados aos movimentos sociais participantes são Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB), Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Maranhão (Fetaema), Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Na Agricultura Familiar do Maranhão (Fetraf-MA), Associação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas do Maranhão (Aconeruq) e Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

A Agritec integra um conjunto de ações para o desenvolvimento do setor rural em todo o estado. Tem o objetivo de levar conhecimento e acesso às novas tecnologias fáceis e de baixo custo aos agricultores familiares do Maranhão. Esta será a 9ª edição da feira e, só este ano, com a realização de quatro edições foram capacitados 6.255 agricultores familiares do Estado.

A feira já está no seu segundo ano. Em 2015, foram quatro feiras, realizadas nos municípios de São Bento, Caxias, Açailândia e Bacabal, capacitando ao todo 4.888 agricultores e movimentando R$ 3.085.404,20 em comercialização e contratos com instituições financeiras. Este ano já foram realizadas quatro Agritecs nos municípios de Codó, Grajaú, Zé Doca e Viana e deixou 6.255 agricultores capacitados, além disso a Feira movimentou R$ 8.681.581,43.

Ascom/SAF



Renan tenta votar pacote anticorrupção, mas senadores rejeitam

Renan tenta votar pacote anticorrupção, mas senadores rejeitam


Quarta-Feira, 30 de novembro de 2016


O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), colocou em votação no plenário do Senado um requerimento de urgência urgentíssima para a votação ainda hoje (30) do projeto de lei que trata das medidas de combate à corrupção. Apesar dos protestos de grande parte do plenário, o presidente insistiu em colocar a matéria em votação, mas o requerimento foi rejeitado por 44 votos contrários e 14 favoráveis.

Indignados com a insistência, vários senadores acusaram o presidente de agir com abuso de autoridade. O senador Cristovam Buarque (PPS-DF) dirigiu-se ao plenário para pedir que os colegas não aprovassem o requerimento de urgência.

“Eu estou falando com meus pares. Com o senhor eu não argumento porque não adianta, o senhor está usando um abuso de autoridade no momento em que tenta pautar uma lei sobre abuso de autoridade”, disse o senador.

O presidente do Senado, no entanto, disse, ao sair da sessão, que não foi ele que assinou o requerimento e que, uma vez que ele foi apresentado, tinha que ser posto em votação. “Eu acho que foi muito bom o plenário decidir que essa matéria não requer um tratamento de urgência, porque ela vai tramitar demoradamente na Comissão de Constituição e Justiça”.




Belezinha inicia transição de governo em Chapadinha

Belezinha inicia transição de governo em Chapadinha


Quarta-Feira, 30 de novembro de 2016

A prefeita de Chapadinha, Ducilene Belezinha, recebeu na tarde desta quarta, 30, na prefeitura, o vice-prefeito eleito, Talvane Hortegal e sua equipe dando início à transição de governo. O clima foi de total cordialidade entre as equipes.

A equipe de transição indicada pela prefeita é formada por Alberto Carlos (coordenador), Dhiankarlo Silva, Nayra Tarcyana Sousa, Vânia Morta Souza, Luciano Gomes e Berenice portela. A equipe indicada pelo prefeito eleito, Magno Bacelar, é formada por Talvane Hortegal, Fabyo Lima, Delmar Carneiro, Francisco Monteiro, Aldy Junior, Quércia pinto e Jesus Lima.


Como a Câmara Municipal, de forma equivocada, não aprovou a criação da Lei de Transição, a prefeita Belezinha publicou Decreto que trata das diretrizes para a transição de governo e criação da equipe de transição, com seis membros, permitindo uma troca de informações e transferência de dados importantes para a continuidade do desenvolvimento de ações para o crescimento de Chapadinha.

“Nossa preocupação é com a ética, a transparência e a responsabilidade. Assim foi pautada nossa gestão nesses quatro anos. Diferente de quando recebemos da gestão passada, que nos entregou apenas alguns papéis, sem nenhuma informação importante e quase nada de patrimônio, entregamos um relatório contendo parte do que foi feito e o que ainda tem por fazer, facilitando muito para o próximo gestor e sua equipe. Isso aqui é apenas 0,01 por cento do que ainda iremos entregar nas próximas etapas da transição. Não temos nada a esconder”, disse a prefeita.

Belezinha destacou também os resultados alcançados graças ao empenho e comprometimento de sua gestão. “Prova disso é o reconhecimento internacional, com a conquista do tão almejado ‘Selo Unicef Município Aprovado’, que vamos receber nesta sexta, dia 2, no Palácio dos Leões”. 

Belezinha disse ainda, que torce para que a nova gestão mantenha o compromisso de trazer o desenvolvimento para Chapadinha. “Estou com a consciência tranquila, do dever cumprido nestes quatro anos de gestão e espero que esse comando e a equipe que vai assumir suas pastas tenham esse mesmo compromisso e responsabilidade consigo e com a população. No que for preciso, como chapadinhense, estarei à disposição para colaborar”, concluiu a prefeita.

Fotos: Kim Pereira
Força-tarefa pode renunciar se lei de abuso entrar em vigor, diz procurador

Força-tarefa pode renunciar se lei de abuso entrar em vigor, diz procurador



Quarta-feira, 30 de novembro de 2016


Os procuradores da força-tarefa da Operação Lava Jato repudiaram o que chamam de ataque feito pela Câmara contra as investigações e a independência dos promotores, procuradores e juízes.
O procurador do Ministério Público Federal (MPF) Carlos dos Santos Lima chegou a dizer, durante uma entrevista coletiva realizada em Curitiba na tarde desta quarta-feira (30), que a força-tarefa da Lava Jato ameaça abandonar os trabalhos se a "proposta de intimidação de juízes e procuradores" for aprovada.
"Golpe mais forte efetuado contra a Lava Jato concretamente em toda a sua história", afirmou o procurador Deltan Dallagnol, que é o coordenador da força-tarefa.
Deltan Dallagnol disse que, se for aprovada, "a proposta será o começo do fim da Lava Jato". "A força-tarefa da Lava Jato reafirma seu compromisso de trabalhar enquanto for possível", reforçou.
O coordenador da força-tarefa inclusive afirmou que "não será possível continuar trabalhando na Lava Jato se a lei da intimidação for aprovada".
Votação

Contudo, ao longo desta madrugada, os deputados aprovaram diversas modificações ao texto que saiu da comissão especial e incluíram temas polêmicos, como a punição de juízes e membros do MP por crime de responsabilidade.
Essa previsão havia sido incluída pelo relator do texto, deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS), mas retirada pelo próprio relator posteriormente. Depois da aprovação, o texto segue agora para o Senado.
'Estancar sangria'
Segundo Dellagnol, a Câmara enfraquece o combate à corrupção, e isso acontece no momento em que a Lava Jato chega perto de pessoas do poder. "O objetivo é estancar a sangria. Há evidente conflito de interesses entre o que a sociedade quer e o que o parlamento quer. Se instala a ditadura da corrupção."

"Aproveitaram um projeto de combate à corrupção para se protegerem. O motivo é porque estamos investigando, estamos descobrindo fatos, iríamos chegar muito mais longe. O instinto é de preservação", diz Carlos Fernando dos Santos Lima, procurador do MPF.
'10 medidas contra a corrupção'
Em março do ano passado, o MPF apresentou as "10 medidas contra a corrupção".

Entretando, na madrugada desta quarta-feira, mais de um ano e meio depois, os deputados federais desfiguraram o pacote que reunia um conjunto de medidas de combate à corrupção propostas pelo MPF e avalizadas por mais de 2 milhões de assinaturas de cidadãos, que foram encaminhadas ao Congresso Nacional.
Segundo o relator, do texto original, só permaneceram as medidas de transparência a serem adotadas por tribunais, a criminalização do caixa 2, o agravamento de penas para corrupção e a limitação do uso de recursos com o fim de atrasar processos.
Deltan Dallagnol ainda disse, na coletiva de imprensa, que muitas pessoas trabalharam nas 10 propostas contra a corrupção. "Mas, ao chegar ao plenário, foi desconfigurado. Rasgou-se o texto das 10 medidas", afirmou. "O parlamento é soberano, mas nós, depois de todo esse processo, saímos sem solução para acabar com as brechas que permitem a corrupção."
Deltan Dallagnol lembrou que a força-tarefa participou ativamente da elaboração do pacote anticorrupção. "Essa causa não é nossa, é de todos os cidadãos", ponderou.
Do G1 PR
Avião que levava a Chapecoense não deveria ter feito a rota sem parar para abastecer, dizem especialistas

Avião que levava a Chapecoense não deveria ter feito a rota sem parar para abastecer, dizem especialistas


Quarta-Feira, 30 de novembro de 2016

Foto: Raul ARBOLEDA,AFP / Agencia RBS

Apesar de as causas da queda do avião que transportava o time e a comissão técnica da Chapecoense ainda não terem sido esclarecidas, especialistas apontam que a aeronave utilizada para o trajeto não deveria ter feito a rota sem uma parada para abastecimento por não ser indicada para um voo direto tão longo. 

A hipótese mais provável, — e contrária às especulações iniciais, de queo piloto teria liberado combustível para evitar uma explosão após uma pane elétrica —, é a de que o avião tenha sofrido uma pane seca, ou seja, tenha caído pela falta de gasolina.

— Em primeiro lugar, uma pane elétrica não justificaria jogar combustível fora porque ela não faz necessariamente o avião cair. Alijamento (descarte) de combustível não tem nenhuma lógica neste caso, até porque esta aeronave não possui um dispositivo para isso. É um avião de etapas curtas, para fazer trajetos de uma hora, duas horas. Este trajeto era de mais de quatro horas — afirma o professor de Ciências Aeronáuticas da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e comandante de aviação comercial aposentado, Cláudio Scherer.


Jaqueline Sordi/Zero Hora



Maranhense relata momentos de pânico em avião que pousou antes do acidente com time da Chapecoense

Maranhense relata momentos de pânico em avião que pousou antes do acidente com time da Chapecoense



Do Uol

Quarta-Feira, 30 de novembro de 2016

Um voo comercial da empresa VivaColombia fez um pouso não programado no aeroporto José Maria Córdova, de Medellín, no mesmo horário em que o avião da Chapecoense se aproximava no local, no fim da noite da segunda-feira (28). O avião da VivaColombia, que tinha saído de Bogotá rumo à ilha de San Andrés, não chegou a seu destino por causa de uma emergência e precisou pousar no aeroporto mais próximo, justamente o de Medellin.


Maysa Ramos (foto), de 27 anos  estava no avião da VivaColombia, que tinha saído de Bogotá rumo à ilha de San Andrés, porém não chegou a seu destino por causa de uma emergência e precisou pousar no aeroporto mais próximo, justamente o de Medellin.

Já a aeronave da Chape, operada pela empresa boliviana Lamia, não conseguiu pousar e caiu minutos depois perto do aeroporto. Ainda não está claro se a emergência no voo comercial afetou de alguma forma o acidente que matou 71 pessoas, entre jogadores e funcionários do time brasileiro, além de jornalistas, convidados e tripulantes.

Além de Maysa, estavam pelo menos dois brasileiros nesse voo. Apesar do susto, os passageiros estão bem e depois do contratempo conseguiram chegar a seu destino. “Nosso voo foi confuso e teve muita turbulência”, disse a assistente de compras Maysa Ramos, 27, que está de férias na Colômbia e na companhia da advogada Hanna Pfeffer, 26.

A maranhense contou que no meio do voo, o piloto entrou o contato com os passageiros informando sobre um “vazamento de gasolina” e dizendo que seria necessário fazer um pouso de emergência em Medellín. Já no chão, os passageiros tiveram que esperar no avião por cerca de 45 minutos e depois foram levados a uma sala de espera no aeroporto.

Buscando por informações, as duas brasileiras ouviram de uma funcionária do aeroporto que o voo delas tinha recebido prioridade de pouso em relação ao avião que transportava a Chapecoense, que havia caído.

“A mensagem que ela passava era: a culpa foi do voo de vocês”, conta Maysa, que nasceu no Maranhão, mas vive em Uberlândia (MG). “Fiquei muito perplexa. Ela precisou me contar umas três vezes porque eu não estava acreditando. A gente sabia que o avião tinha caído, mas não conseguimos acreditar que tinha sido por culpa do nosso avião.”

“A policial informou que infelizmente eles não conseguiram pousar pois já estávamos na prioridade de emergência”, escreveu Maysa a seus amigos. “Eles tinham que esperar o meu avião chegar ao solo… Nessa espera, perderam o contato com a torre e o avião caiu. E se eles tivessem pousado primeiro? Talvez seria o nosso avião rodando no ar também sem gasolina! Foi um caos, ninguém sabe ao certo o que aconteceu, todo mundo com medo de pegar outro avião, criança chorando, pessoas gritando…”

As autoridades colombianas, porém, não confirmaram uma relação direta entre os dois casos.

Em nota, a VivaColombia confirmou a ocorrência, mas negou que o avião tenha “declarado emergência” à torre de controle do aeroporto. “Foram feitos os procedimentos autorizados, aprovados e indicados pela torre de controle”, afirmou a empresa

CMAC com NEUROLOGISTA, UROLOGISTA E CARDIOLOGISTA

CMAC com NEUROLOGISTA, UROLOGISTA E CARDIOLOGISTA



O Centro de Medicina Avançada de Chapadinha - CMAC, é um centro de saúde completo, onde você pode realizar seus exames de rotina contando com rapidez e precisão. A sua Clinica de Medicina a mais avançada da região, conta com mais dois especialistas NEUROLOGISTA E UROLOGISTA.  Você também pode realizar seus exames do coração com o nosso cardiologista.


Câmara torna caixa 2 crime, mas aprova punição para juiz e MP

Câmara torna caixa 2 crime, mas aprova punição para juiz e MP


Quarta-Feira, 30 de novembro de 2016

Resultado de imagem para Câmara muda pacote anticorrupção e aprova punição a juiz e MP

Em  uma votação que varou a madrugada desta quarta-feira (30/11), o plenário da Câmara aprovou uma série de mudanças no pacote de medidas contra corrupção proposto pelo Ministério Público Federal. Para o relator do projeto, deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS), o pacote foi completamente desconfigurado.

Apesar de terem desistido de incluir no pacote a anistia à prática do caixa 2, os deputados incluíram medidas polêmicas e retiraram do textos propostas consideradas essenciais do projeto, que seguirá agora para a apreciação do Senado.

O chamado texto-base do projeto foi aprovado praticamente por unanimidade, mas depois disso diversas modificações no projeto foram aprovadas. A primeira delas foi a inclusão no pacote da previsão de punir por crime de abuso de autoridade magistrados, procuradores e promotores.
A emenda, que obteve o apoio de 313 deputados, foi vista como uma retaliação por membros da força-tarefa da Operação Lava Jato. Muitos dos que votaram a favor da medida são investigados por conta do esquema de corrupção da Petrobras.

Os deputados também incluíram a possibilidade de punir policiais, magistrados e integrantes do MP de todas as instâncias que violarem o direito ou prerrogativas de advogados. A emenda foi patrocinada pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Outras mudanças
Entre as medidas que foram retiradas do texto está a criação da figura do “reportante do bem”, que era uma espécie de delator que não havia participado do esquema de corrupção, mas que contaria tudo o que sabia e seria premiado com até 20% dos valores que fossem recuperados.

Os deputados também retiraram do pacote a previsão de dar mais poder ao Ministério Público em acordos de leniência com pessoas físicas e jurídicas em atos de corrupção.

A Câmara derrubou ainda a responsabilização dos partidos políticos e dirigentes partidário por atos cometidos por políticos filiados às siglas. Outra medida suprimida foi a tipificação do crime de enriquecimento ilícito e das regras que facilitavam o confisco de bens provenientes de corrupção.

Do texto original enviado pelo Ministério Público Federal, foram mantidos no pacote apenas a criminalização do caixa 2 de campanha eleitoral, o aumento de punição para crime de corrupção (com crime hediondo a partir de 10 mil salários mínimos), a transparência para tribunais na divulgação de dados processuais, limitação de recursos para protelação de processos e ação popular, este último incluído pelo relator no pacote.

Intimidação
“O objetivo inicial do pacote era combater a impunidade, mas isso não vai acontecer porque as principais ferramentas foram afastadas. O combate à corrupção vai ficar fragilizado e, com um agravante, que foi a essa intimidação dos investigadores”, disse o relator.

Ao final da votação, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), defendeu o resultado e disse que se tratou de uma decisão “democrática do plenário”. “Mesmo que não tenha sido o que alguns esperavam, isso foi o que a maioria decidiu”, disse.

Desde que o projeto foi votado na comissão especial na semana passada, líderes partidários não esconderam o descontentamento com o relatório elaborado por Lorenzoni. Segundo os parlamentares, o projeto contemplava apenas os interesses do Ministério Público.
Incógnita!!! O que levou o avião da Chapecoense cair? A Capacidade de combustível é menor que o trajeto previsto

Incógnita!!! O que levou o avião da Chapecoense cair? A Capacidade de combustível é menor que o trajeto previsto


Ainda não se sabe se o modelo tinha tanques auxiliares; outra aeronave fez pouso emergencial no local. A caixa preta já foi encontrada e recolhida. Agora, é aguardar as últimas gravações e as informações da aeronave.
Estadão
Quarta-Feira, 30 de novembro de 2016
aviao_raul_afp
A autonomia padrão de voo da aeronave RJ85, da companhia venezuelana LaMia, é menor do que o trajeto previsto para ser percorrido pelo avião que caiu nesta terça-feira, 29 e vitimou mais de 70 pessoas. Ainda não se sabe se o modelo tinha tanques auxiliares.
Informações da consultoria em aviação alemã Jacdec, com base na ficha técnica da fabricante, apontam que a distância máxima padrão do RJ85 que pode ser percorrida pelo modelo é de 1.600 milhas marítimas (equivalente a 2.965 quilômetros). Já a distância direta entre o Aeroporto Internacional Viru-Viru, de Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, e o Aeroporto Olaya Herrera, em Medellín, na Colômbia, é de  1.605 milhas marítimas, ou 2.975 quilômetros (em linha reta).
Modelo padrão da aeronave tinha capacidade menor que o trajeto; não se sabe se havia tanques auxiliares no avião
Especialistas apontam que a baixa no combustível é possível, mas que há aeronaves do mesmo modelo que possuem tanques auxiliares que aumentam a autonomia do avião.  A aeronave foi criada para viagens de curta distância e é usada para pousar em aeroportos de difícel acesso. O modelo é cada vez mais usado em tarefas de combate a incêndios.  Informações da fabricante mostram que o RJ85 pode levar até 100 pessoas. À Associated Press, o porta-voz da fabricante BAE David Dormann informou que o modelo estava configurado com cadeiras mais espaçosas, para 85 pessoas.
O especialista em segurança operacional Miguel Rogeguero, da Associação de Pilotos e Proprietários de Aeronaves (AOPA Brasil), diz que é prematuro falar em qualquer causa. “Existe uma versão desse avião com autonomia um pouco maior e ainda nem sabemos qual é o modelo”, disse. Ele ressalta que um quadro possível é o da soma problemas – combustível próximo do limite e tempo ruim, por exemplo. “É preciso pegar essas informações junto às características no local do acidente, com destroços, informações das caixas pretas e aí sim compor um quadro de causas mais prováveis”, disse.

1480436053095

O comandante Dércio Correa, presidente do Fórum Brasileiro para o Desenvolvimento da Aviação Civil, diz que é “provável” que o trajeto feito pelo piloto por causa das condições climáticas no local somado ao combustível limitado tenha relação com o acidente. Ele destaca que a legislação no Brasil prevê que uma aeronave deve ter combustível suficiente para atender um trajeto do aeroporto de saída ao destino, mais duas alternativas e mais 45 minutos de voo de reserva.
“O fato de ele não ter explodido com o pouso de emergência já indica que ou ele alijou o combustível ou que realmente estava no limite”, disse. “Outro problema é que a condição meteorológica adversa obrigou ele a fazer muitos desvios, o que significa fazer mais consumo de combustível.”
O especialista em segurança de voo Roberto Peterka disse ao Estado que o avião já estava carregado e que é possível que não estivesse totalmente abastecido. “É difícil afirmar que seja pane seca, mas é uma possibilidade”. Ele destacou que a diferença entre a autonomia do modelo e a distância era “mínima”. Para Peterka, a velocidade baixa registrada no momento em que a aeronave deixa de emitir sinais – cerca de 263 quilômetros por hora – não gera instabilidade. “Começa a ter estabilidade com 180 quilômetros mais ou menos”.
Emergência. Duas possibilidades já são discutidas entre especialistas – pane elétrica ou pane seca (falta de combustível). A aeronave caiu quando se aproximava do aeroporto na Colômbia. Em momentos finais do voo, a aeronave dá duas voltas ao redor de Medellín. Estava em baixa velocidade, a cerca de 262 quilômetros por hora.
De acordo com o canal BBC, houve outra situação de emergência pouco tempo antes, com um avião da companhia Viva Colombia, que precisou decolar no mesmo local. “É certo que existiu uma emergência com um avião da Viva Colombia – por falta de gasolina – mas esta ocorrência foi atendida antes do primeiro aviso da aeronave que trazia o time de futebol”, disse  o coronel Fredy Bonilla, secretário de Segurança da Aeronáutica Civil no País.
Juízes vão parar nesta quinta-feira em apoio ao ato da Magistratura no STF

Juízes vão parar nesta quinta-feira em apoio ao ato da Magistratura no STF


Quarta-Feira, 30 de novembro de 2016

Resultado de imagem para Juízes vão parar nesta quinta-feira em apoio ao ato da Magistratura no STF

Os magistrados do Maranhão paralisarão as atividades nesta quinta-feira (1º), das 13h às 14h, em apoio ao ato público que será realizado na mesma data, no Supremo Tribunal Federal (STF), em protesto à tentativa do Congresso Nacional em paralisar as investigações da Operação ‘Lava-Jato’ e cercear a independência do Judiciário.

A paralisação dos juízes maranhenses está sendo organizada pela Associação dos Magistrados do Maranhão (AMMA) em apoio à mobilização nacional coordenada pela Frente Associativa da Magistratura e do Ministério Público (Frentas).

Nesta quarta-feira (30), a Diretoria Executiva da AMMA reunirá a imprensa para esclarecer as consequências das ações orquestradas pelo Congresso Nacional contra a Magistratura. A entrevista está marcada para às 11h, na sede administrativa da Associação dos Magistrados, no Calhau.

De acordo com o presidente da AMMA, Gervásio Santos, é um momento muito grave e sem precedentes na história republicana brasileira. “Estamos vendo uma série de ações no Congresso que visam tão somente cercear a atuação da magistratura e paralisar o Poder Judiciário”.

Segundo Gervásio, caso a pauta venha a ser aprovada, o Legislativo vai consolidar um modelo de Estado sem Judiciário, um sistema completamente desprovido das prerrogativas, de independência e autonomia.

“O Judiciário está em alerta para não permitir que setores do Congresso permaneçam pautados por ações que visam interromper as investigações de combate à corrupção e que visam atender a interesses pessoais de uma parcela de parlamentares”, ressaltou Gervásio.



Pesquisa da Anvisa aponta laranja e abacaxi como alimentos com maior risco por agrotóxico

Pesquisa da Anvisa aponta laranja e abacaxi como alimentos com maior risco por agrotóxico



Do G1

Quarta-Feira, 30 de novembro de 2016


Num  estudo da Anvisa divulgado na última sexta-feira (25), em que foram analisadas mais de 12 mil amostras de 25 tipos alimentos, laranja e abacaxi apareceram como os vegetais com maior número de casos de resíduos de agrotóxicos que apresentam risco agudo para a saúde. A análise ocorreu entre 2013 e 2015.

Entre as 744 amostras de laranja, 90 (12,1%) apresentaram resíduos com potencial risco agudo. No caso dessa fruta, a Anvisa chama atenção para o agrotóxico carbofurano, que passa por processo de reavaliação na agência -- 11% das amostras de laranja apresentaram situações de risco relativas ao carbofurano.

Já entre as 240 amostras de abacaxi, foram 12 enquadradas no risco agudo, o que equivale a 5% -- neste caso, o agrotóxico carbendazim foi o mais encontrado.

Maioria não apresentou risco agudo
No geral, a avaliação concluiu que 1,11% das amostras representavam risco agudo potencial à saúde -- ou seja, a grande maioria, quase 99%, não apresentou esse problema.

É a primeira vez que a Anvisa monitora esse risco, relacionado às intoxicações que podem ocorrer dentro de um período de 24 horas após o consumo do alimento com resíduos em quantidades estabelecidas pela Anvisa.

Foram investigados 25 alimentos de origem vegetal representativos da dieta da população brasileira: abacaxi, abobrinha, alface, arroz, banana, batata, beterraba, cebola, cenoura, couve, feijão, goiaba, laranja, maçã, mamão, mandioca (farinha), manga, milho (fubá), morango, pepino, pimentão, repolho, tomate, trigo (farinha) e uva.

As amostras foram coletadas em estabelecimentos varejistas localizados nas capitais de todo o território nacional. A Anvisa pesquisou 232 agrotóxicos diferentes nas amostras monitoradas.
Do total das amostras monitoradas, 9.680 amostras (80,3%) foram consideradas satisfatórias, sendo que 5.062 destas amostras (42,0%) não apresentaram resíduos dentre os agrotóxicos pesquisados e 4.618 (38,3%) apresentaram resíduos de agrotóxicos dentro do Limite Máximo de Resíduos (LMR), estabelecido pela Anvisa.

Foram consideradas insatisfatórias 2.371 amostras (19,7%), sendo que 362 destas amostras (3,00%) apresentaram concentração de resíduos acima do LMR e 2.211 (18,3%) apresentaram resíduos de agrotóxicos não autorizados para a cultura.

No cálculo do risco do consumo dos alimentos analisados não foram considerados fatores de processamento dos alimentos, como a retirada da casca de frutas, lavagem, entre outros. Geralmente, quando são levados em consideração, normalmente há uma diminuição da concentração de resíduos nos alimentos.

Veja abaixo a lista dos alimentos analisados com maior número de amostras com agrotóxicos com potencial risco agudo:

  1. Laranja: 744 amostras analisadas; 90 com potencial risco agudo (12,1%)
  2. Abacaxi: 240 amostras analisadas; 12 com potencial risco agudo (5,0%)
  3. Couve: 228 amostras analisadas;6 com potencial risco agudo (2,6%)
  4. Uva: 224 amostras analisadas; 5 com potencial risco agudo (2,2%)
  5. Alface: 448 amostras analisadas; 6 com potencial risco agudo (1,3%)
  6. Mamão: 722 amostras analisadas; 6 com potencial risco agudo (0,8%)
  7. Morango: 157 amostras analisadas; 1 com potencial risco agudo (0,6%)
  8. Manga: 219 amostras analisadas; 1 com potencial risco agudo (0,5%)
  9. Pepino: 487 amostras analisadas; 2 com potencial risco agudo (0,4%)
  10. Feijão: 764 amostras analisadas; 2 com potencial risco agudo (0,3%)
  11. Goiaba: 406 amostras analisadas; 1 com potencial risco agudo (0,2%)
  12. Repolho: 491 amostras analisadas; 1 com potencial risco agudo (0,2%)
  13. Maçã: 764 amostras analisadas; 1 com potencial risco agudo (0,1%)

terça-feira, 29 de novembro de 2016

Usuários pedem que foto de mortos no acidente não seja compartilhada

Usuários pedem que foto de mortos no acidente não seja compartilhada


Internautas agem contra o que chamam de 'vilipêndio de cadáveres'
#ForçaChape é a hashtag mais usada do mundo no Twitter.


Terça-Feira, 29 de novembro de 2016

Usuários de redes sociais recorreram ao Facebook e Twitter para pedir que não sejam compartilhadas fotos dos mortos no acidente aéreo com o avião que transportava o time da Chapecoense, que ocorreu na madrugada desta terça-feira (29). A queda da aeronave matou mais de 70 pessoas e deixou outras cinco feridas. O time disputaria a final da Copa Sul-Americana contra o Atlético Nacional, da Colômbia.

Algumas imagens de pessoas mortas começaram a circular poucas horas depois da notícia do acidente. Não há informação se essas fotos são verdadeiras.

Ainda assim, pessoas indignadas com as postagens inundaram redes sociais em uma espécie de campanha contra o que chamam de “vilipêndio de cadáveres”. Essa expressão está presente em um dos dois textos mais compartilhados com o pedido.

“Postagem de Utilidade Pública. Campanha contra o Vilipêndio de Cadáveres. Para os urubus e carniceiros de plantão, peço encarecidamente que evitem postar fotos das vítimas do acidente aéreo com jogadores da Chapecoense e demais passageiros. Sei que para alguns, a curiosidade fala mais alto, mas se coloque como familiar de uma das vítimas, e pense se gostaria que suas imagens fossem divulgadas nessas condições. Para mim, o interesse em ver é zero. Por favor, não compartilhe as imagens. Diga não à carniçaria humana.”

O outro texto diz o seguinte: “Você, isso mesmo. Você! Não seja um idiota. Caso aparecer alguma foto dos mortos no acidente não compartilha no seu WhatsApp, Facebook, e-mail, Instagram, Snapchat ou qualquer coisa do tipo. Não seja um idiota. Respeite os familiares!”.

O acidente com o avião que levava a Chapecoense é um dos assuntos mais comentados do Twitter no Brasil e no mundo. As hashtags #ForçaChape, #ForçaChapecoense e #Chapecoense são algumas das mais usadas do mundo.


Do G1
Em Brasília, tumulto entre manifestantes e policiais marcam ato contra PEC do Teto

Em Brasília, tumulto entre manifestantes e policiais marcam ato contra PEC do Teto


Participam da manifestação estudantes, representantes da CUT, MST, organizações ligadas às universidades federais, como Sintuff e grupos indígenas

Por: Agência Estado

Terça-Feira, 29 de novembro de 2016


Conflito entre manifestantes e policiais causam tumulto durante ato em Brasília contra a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC 55) do teto de gastos. Cerca de 10 mil pessoas participam do ato, de acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal. 

A policia tenta conter os manifestantes usando bomba de efeito moral, no intuito de dispersar os protestantes. O movimento teve início às 16 horas (horário de Brasília). Participam da manifestação estudantes, representantes da CUT, MST, organizações ligadas às universidades federais, como Sintuff e grupos indígenas.

Estudantes num gigante lençol branco iniciaram a manifestação batizada de "Mar de Gente". São ao todo 192 estudantes universitários, a maioria da UFMG. No grupo, há também integrantes da UnB.
Quadrilha invade aeroporto, rouba carro-forte e troca tiros com policiais no Piauí

Quadrilha invade aeroporto, rouba carro-forte e troca tiros com policiais no Piauí



Uma quadrilha invadiu o aeroporto do município de Floriano (PI) para assaltar um carro forte que recebia um carregamento de dinheiro.  

Terça-Feira, 29 de novembro de 2016

Na fuga, os bandidos incendiaram uma caçamba
Viatura da PM foi atingida por tiros
Uma quadrilha invadiu o aeroporto do município de Floriano (PI) e trocou tiros com policiais militares durante assalto na manhã desta terça-feira (29). 

A ação criminosa foi registrada por volta de 10h30 e o policiamento de toda a região foi acionado e está em perseguição.

O PM ferido ainda não teve a identidade revelada, mas seria da Força Tática. De acordo com o coronel Marcos Antônio, subcomandante de policiamento no Serrado, o tiro que atingiu o militar seria de fuzil e atravessou o colete. Ele foi encaminhado ao Hospital Regional Tibério Nunes e está fora de perigo. “O colete foi essencial para salvar a vida do policial”, explicou.

A abordagem dos criminosos ocorreu logo após o pouso do avião que transportava valores. O dinheiro seria retirado e colocado em um carro forte, momento em que foi atacado pela quadrilha fortemente armada. O policial baleado fazia a escolta mas um malote acabou sendo levado pelos bandidos. A ação não teve reféns.

“Segundo informações eles fugiram com direção a Jerumenha. A Polícia está fazendo barreiras para que a gente possa prender os elementos”, completou o policial.

O advogado Raniery Almeida, da Esaero – empresa que administra o aeroporto de Floriano – informou que a quadrilha  rompeu as cercas de proteção em dois carros pretos e anunciaram o assalto. O bando surpreendeu até os policiais militares que faziam a escolta dos carros-fortes.

Os homens estavam armados com fuzis e metralhadoras.
A escolta de empresa privada é de total responsabilidade da segurança privada. Por tanto a presença dos policiais na escolta, leva a suspeitar que os mesmo estivessem fazendo o chamado ‘bico’, e ainda usando a viatura da segurança pública do Piauí, o que é crime.
Luis Fernando é saudado em encontro nacional do PSDB pela expressiva votação em São José de Ribamar

Luis Fernando é saudado em encontro nacional do PSDB pela expressiva votação em São José de Ribamar


Terça-Feira, 29  de novembro de 2016

FOTO/LEGENDA: Luis Fernando e o prefeito Sebastião Madeira (Imperatriz) com o ministro das Cidades, Bruno Araújo

A votação absoluta do prefeito eleito de São José de Ribamar, Luis Fernando Silva (PSDB), continua repercutindo. No Encontro Nacional dos Prefeitos do PSDB, realizado em Brasília na última sexta-feira, dia 25, o presidente do Instituto Teotonio Vilela (ITV), senador José Aníbal, ressaltou a destacada votação do tucano ao saudá-lo .

“O Luis Fernando foi eleito prefeito de São José de Ribamar com 96,17%. Haja voto, hein! E é a terceira cidade do Maranhão!”, comentou Aníbal, para os aplausos da plateia presente no auditório Nereu Ramos, na Câmara Federal.

O Encontro Nacional do PSDB reuniu os prefeitos eleitos pelo partido e lideranças da alta cúpula tucana, entre elas, o senador Aécio Neves, ministros, governadores e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

O percentual de 96,17% dos votos registrados em favor de Luis Fernando já havia sido destacado, recentemente, na mídia nacional, por meio da coluna do jornalista Cláudio Humberto, que circula em diversos jornais diários em todo país e na internet.

Ciente da responsabilidade com a reconstrução do município de São José de Ribamar, Luis Fernando aproveitou o encontro para fazer contatos com ministros e demais lideranças tucanas.

“É claro que qualquer político fica honrado em obter a votação que conseguimos ter em São José de Ribamar. Mas agora o momento é de arregaçarmos as mangas e buscar soluções para melhorar a qualidade de vida do ribamarense. E é isto que também estamos fazendo aqui: costurando relações e apoios para somarmos ao esforço que faremos na reconstrução da nossa cidade”, afirmou Luis Fernando ao ser questionado por uma repórter sobre o resultado das eleições.



Médico confirma morte de Danilo; Alan Ruschel tem fratura em vértebra

Médico confirma morte de Danilo; Alan Ruschel tem fratura em vértebra


Do Globo Esporte.com

Terça-Feira, 29 de novembro de 2016



O diretor da clínica San Juan de Dios de la Sierra, na Colômbia, que recebeu parte dos sobreviventes do acidente com o voo que transportava a delegação da Chapecoense, jornalistas e dirigentes para Medellín, na madrugada desta terça-feira, disse que a morte do goleiro Danilo foi confirmada após ele ter sido resgatado com vida. Guillermo Molina informou ao “Seleção SporTV” ter sido avisado do óbito do jogador pelo Hospital San Vicente, para onde também foi levado o goleiro Jackson Follmann, que teve de amputar uma das pernas. Molina destacou, no entanto, que Follmann e outros quatro sobreviventes seguem internados: o zagueiro Neto, o lateral Alan Ruschel, o jornalista Rafael Henzel e a comissária de bordo Jimena Suárez. 
- Dos seis sobreviventes da tragédia, nossa clínica recebeu três pacientes. A clínica Sommer recebeu uma auxiliar de voo, que está bem, de nome Jimena. O Hospital San Vicente, de Rio Negro, recebeu Jackson e Danilo. Segundo informações do hospital, Danilo faleceu. Jackson, entendi que lhe tiveram que amputar um membro inferior – disse. 
Médico Guillermo Molina confirma morte de Danilo (Foto: Reprodução SporTV)Médico Guillermo Molina confirma morte de Danilo (Foto: Reprodução SporTV)
Molina afirmou que a clinica San Juan recebeu o zagueiro Neto, o lateral esquerdo Alan Ruschel e o jornalista Rafael Henzel. Segundo ele, todos estão em estado estável, apesar de terem dado entrada em estado severo de traumas.  
- Entre as 2h30 e 3h30 da manhã, chegaram vivos Rafael Henzel, que é um jornalista local de Chapecó, e o jogador Alan Ruschel. Os dois chegaram não com consciência total, mas não muito mal no geral. Henzel entrou com um problema respiratório severo, com fraturas múltiplas de costelas, lesão no corpo, em pele. Ele se estabilizou, passou por cirurgia e se encontra na unidade intensiva se recuperando no pós-operatório (...) Neto chegou às 6h45 da manhã em um estado muito severo, com compromisso céfalo-craniano, de tórax e abdominal, com fraturas abertas de membros inferiores. O paciente foi entubado, recebeu respirador, passou pelo processo de equilíbrio hemodinâmico, raio-x. Neste momento se encontra em cirurgias com todos os procedimentos para garantir sua vida. 
De acordo com Molina, o lateral Ruschel sofreu uma lesão na décima vértebra da coluna e está sob procedimento para que possa se recuperar sem perder o movimento dos membros inferiores.
- Alan chegou com uma fratura de tíbia distal de membro inferior, com compromisso abdominal e fratura da vértebra dorsal D-10. Passou por cirurgia, porque tinha feridas no corpo. Com a tomografia que evidenciou a fratura, se considerou pertinente fazer uma ressonância magnética, e entubado, em condições estáveis, foi remetido a uma clínica em Rio Negro, para fazer a ressonância e procedimento de neurocirurgia, com imobilização para que não fique com sequelas e invalidez dos membros inferiores. 
Cruz Vermelha volta atrás e recoloca o goleiro Danilo entre sobrevivente de acidente

Cruz Vermelha volta atrás e recoloca o goleiro Danilo entre sobrevivente de acidente


Terça-Feira, 29 de novembro de 2016


O goleiro Danilo, herói da classificação da Chapecoense na semifinal da Copa Sul-Americana, está entre as pessoas resgatadas vivas do acidente aéreo com a delegação do time catarinense. 

Inicialmente, a Cruz Vermelha colombiana divulgou que o jogador não havia resistido aos ferimentos e falecido no hospital. Posteriormente, a entidade voltou atrás e recolocou o atleta entre os feridos que seguem sob cuidados médicos.

A tragédia ocorreu na madrugada desta terça-feira (29), na cidade de La Unión, próximo a Medellín, na Colômbia. As autoridades colombianas confirmaram a morte de 75 pessoas.

Além de Danilo, outras cinco pessoas foram resgatadas com vida do acidente, sendo três jogadores da Chapecoense: o lateral esquerdo Alan Ruschel, o goleiro Follmann e o zagueiro Neto. O jornalista Rafael Henzel e a comissária de bordo Ximena Suarez completam a lista de sobreviventes. As informações são de hospitais da região e de familiares dos jogadores.

Danilo vive a melhor fase da carreira. Durante as oitavas de final da Copa Sul-Americana, o goleiro defendeu quatro cobranças na decisão por pênaltis contra o Independiente-ARG.

Já na semifinal contra o San Lorenzo-ARG, o goleiro salvou a Chapecoense no último minuto do jogo ao evitar um gol argentino em cima da linha. O empate por 0 a 0 na ocasião levou o time de Santa Catarina à final da competição.

Do UOL, em São Paulo, edição Portal CN1



Levante do mastro abre oficialmente os Festejos de Brejo-MA

Levante do mastro abre oficialmente os Festejos de Brejo-MA


Do  Portal  CN1

Terça-Feira, 29 de novembro de 2016


Nesta segunda-feira (28) foi aberto  oficialmente na cidade de Brejo  os festejos de Nossa Senhora da Conceição. A procissão e o levante do mastro reuniu centenas de fiéis, considerada uma das tradições mais fortes da região do Baixo Parnaíba. 


O Bispo Dom Valdeci participou da abertura  e abençoou a comunidade católica em torno do louvor à Nossa Senhora da Conceição.  

A Prefeitura Municipal de Brejo  participa  ativamente dos festejos à padroeira.  Os festejos,  seguem até o dia 8 de dezembro, dia da padroeira.