sábado, 20 de maio de 2017

Avanço: Prefeitura de Santa Quitéria inicia elaboração do Plano de Saneamento Básico

Compartilhar

Sábado, 20  de maio de 2017


O prefeito de Santa Quitéria do Maranhão, Alberto Rocha, participou, de uma reunião pública para tratar da elaboração do PMSB  - Plano Municipal de Saneamento Básico do município, que contempla drenagem e manejo das águas pluviais urbanas, abastecimento de água potável e esgotamento sanitário. O evento foi realizado no auditório da UAB, Universidade Aberta do Brasil e teve a participação de representantes da sociedade civil, do poder público municipal e da empresa que vai conduzir a elaboração do PMSB.


Na reunião, foram definidos o Comitê de Coordenação e o Comitê Executivo (formado pelo coordenador técnico da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Gleydiston, Coordenador de Vigilância Sanitária, Emerson Antônio; químico do município, Flávio Pereira; coordenador de zoonoses do município, Élder Mariano e pela vereadora Auriete). Foram discutidas também as datas para a desenvolvimento das atividades do PMSB, bem como o agendamento de oficinas setoriais, sensibilização da população, orçamento e outros assuntos referentes ao plano.

O prefeito Alberto Rocha ressaltou que o plano é tão importante quanto necessário e que está dando o devido suporte para que sua implementação possa de fato acontecer, visando uma melhor qualidade de vida para o cidadão quiteriense.

O secretário municipal do Meio Ambiente, Antonio Alves de Araújo, o "Tony Chacal", lembrou que Santa Quitéria enfrenta problemas crônicos, como o lixão na entrada da cidade e o matadouro, entre outros, que precisam ser resolvidos e que a sua secretaria, com apoio do prefeito Alberto Rocha, não medirá esforços para saná-los e somente com o PMSB será possível



A participação de toda a população quiteriense é muito importante para traçar os caminhos para a melhoria das condições de saúde, qualidade de vida e o desenvolvimento local comprometido com a conservação dos recursos naturais, em especial da água e do solo.


Após conclusão e aprovação, o Plano Municipal de Saneamento Básico passará a ser a referência de desenvolvimento para o município, estabelecendo as diretrizes para o saneamento básico e as metas de cobertura e atendimento de serviços essenciais, como abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem e manejo das águas pluviais e limpeza urbana e gestão de resíduos sólidos. 


Compartilhar

Author: verified_user

0 comentários: