quarta-feira, 16 de agosto de 2017

Regional de Saúde de Chapadinha sedia Capacitação Técnica para Combate a Leishmaniose Tegumentar e Visceral

Compartilhar

Portal  CN1
Com informações Samuel Bastos

Quarta-Feira, 16 de agosto de 2017


Uma ação articulada envolvendo a Unidade Regional de Saúde de Chapadinha, e a Secretaria de Estado da  Saúde iniciaram nesta terça (15), um treinamento sobre Diagnóstico, Trabalho e Controle das Leishmanioses Tegumentar e Visceral, doenças endêmicas da região.

O evento realizado no auditório do Hotel Creuza Lopes reúne profissionais do Departamento de Vigilância Epidemiológica, médicos e enfermeiros do Programa Saúde da Família – PSF das secretarias Municipais de Saúde da região  do Baixo Parnaíba. O evento que tem entre outros objetivos o de capacitar seus participantes no sentido de identificar a doença e garantir que esse tratamento seja feito no menor tempo possível.


A capacitação liderada pelo médico infectologista Dr Jackson Maurício Lopes e a Dra. Monique Maia, que coordena o Programa Estadual de Vigilância e Controle das Leishmanioses da Secretaria de Estado da Saúde - SES, também objetiva traçar estratégias para descentralização de novos medicamentos (Anfotericina B Lipossomal) e novas ferramentas diagnósticas as quais eram realizadas somente em São Luís (que é a referência para a região).

“Essa é uma das ações que integra a Semana de Combate às Leishmanioses, que terá ações específicas a ser realizada pelos municípios nos próximos dia”, assegurou a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Valnice Menezes.

O evento que vai até a próxima quinta (17), reúne os 13 municípios que compõe a Regional em Saúde de Chapadinha.





Compartilhar

Author: verified_user

0 comentários: