quinta-feira, 3 de agosto de 2017

Secretaria de Saúde de Santa Quitéria oferece exames de Leishmaniose (calazar) Canina

Compartilhar

Do  Portal CN1

Quinta-Feira, 03 de agosto de 2017


A prefeitura de Santa Quitéria, por meio da secretária Municipal de Saúde, sob a coordenação do Centro de Controle de Zoonoses e Vigilância Sanitária, está realizando exames para detecção de Leishmaniose ou calazar. 

A secretaria de Saúde, alerta aos donos, que  devem ficar atentos a qualquer sintoma. Caso o animal apresente ferimentos na cauda e orelha, unhas grandes, conjuntivite e tenha emagrecimento repentino, palidez, fraqueza,  deve ser levado imediatamente a SUCAM, localizada na Rua  José Bonifácio, bairro Novo. Na dúvida, a pessoa deve ligar para a Ouvidoria através do  (098) 9-9906-0526.  

O Centro de Zoonoses informa, que o médico veterinário pode ser acionado para ir ao domicílio para realizar os testes e tomar as medidas necessárias.

A doença atinge cães sadios e pessoas com imunidade diminuída (como crianças, idosos e doentes) e pode matar. Os donos devem ficar atentos a qualquer sintoma. 

O que é a Leishmaniose

A Leishmaniose é transmitida através da picada de um mosquito conhecido como mosquito-palha. O mosquito vive em áreas de vegetação de onde às vezes sai para se alimentar se aproximando de humanos e animais domésticos. Geralmente ele se alimenta de material orgânico, por isso é recomendado fechar bem os sacos e depósitos de lixo. Ele só se alimenta de sangue na época de reprodução. Para prevenir, o ideal é manter o canil limpo e usar coleiras repelentes, que deve ser trocada regularmente conforme recomendação do fabricante.





Compartilhar

Author: verified_user

0 comentários: