sábado, 23 de setembro de 2017

Prefeitura de Santa Quitéria do Maranhão participou de Seminário que discutiu Estruturação Turística na região da Balaiada

Compartilhar

Do  Portal  CN1, com informações Lidiane Reinaldo/Sebrae

Sábado, 23  de setembro de 2017


A Prefeitura de Santa Quitéria, esteve presente no seminário promovido pelo Fórum Balaiada e Consórcio da Balaiada, em parceria com o Sebrae em Chapadinha, que discutiu o tema “Turismo e Desenvolvimento Regional Sustentável”. O evento, reuniu cerca de 100 pessoas entre prefeitos, secretários e vereadores da região do Baixo Parnaíba maranhense nos dias 13 e 14 de setembro.


Na oportunidade, o secretário Municipal de Administração, Manoel Gonçalves, enalteceu  a importância do espírito coletivo da municipalidade regional no desenvolvimento do projeto turístico quiteriense e das cidades circunvizinhas. Manoel  Gonçalves, destacou que o prefeito Alberto Rocha apoia o  Consórcio da Balaiada.

O Sebrae homologou como parceiro institucional a Prefeitura de Santa Quitéria, por meio da secretaria de Administração como promotor do  empreendedorismo sustentável do Projeto. O Projeto Balaiada teve a integração do município de Santa Quitéria com participação direta de representatividade no colegiado.

A programação seguiu com a apresentação do Estudo de Viabilidade Turística para Roteirização na Região da Balaiada, realizado pelo Sebrae Maranhão, além exposição de vídeos promocionais do turismo nos municípios da região da Balaiada e exposição sobre a Regionalização do Turismo, feita pela secretaria de estado de Cultura e Turismo.


O gerente regional do Sebrae em Chapadinha, David Felipe Amorim Pereira, destacou a importância da parceria estabelecida entre o Sebrae e o Projeto Balaiada, como uma das ferramentas essenciais para transformação da economia local por meio do turismo. “O Sebrae como parceiro do projeto Balaiada, pretende dá continuidade aos trabalhos que estão sendo desenvolvidos, instigando o desenvolvimento do turismo na região, no sentido de transformar a Rota dos Balaios em um destino turístico atrativo, vindo a dinamizar a economia do território”, frisou David.

Para o criador do Projeto Balaiada e coordenador do Fórum Balaiada, Jânio Rocha Ayres Teles, o seminário buscou sensibilizar a comunidade local para maior envolvimento com o projeto, bem como promover a Semana da Balaiada, que será realizada em dezembro.

“De modo geral nós utilizamos essa atividade como um momento para deliberar o estatuto para o registro do fórum na Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) e estimular o município de Chapadinha a se mobilizar para a realização da Semana da Balaiada que acontece no período de 07 a 13 de dezembro”, destacou Jânio.

ESTUDO DO SEBRAE
O Mapeamento dos Potenciais Turísticos e Estudo de Viabilidade Turística para Roteirização na Região da Balaiada, feitos pelo Sebrae, identificou 29 atrativos turísticos nos 17 municípios que fazem parte da região do Baixo Parnaíba.

Os atrativos identificados na região vão desde monumentos religiosos a balneários, bem como fazendas identificadas como palco de episódios e lutas ligadas à revolta regencial, comunidades remanescentes de quilombos, casarões e centros de artesanato.









Compartilhar

Author: verified_user

0 comentários: