segunda-feira, 2 de outubro de 2017

"Setembro Amarelo": Secretaria de Saúde de Santa Quitéria-MA, realiza campanha com atividades e orientações sobre suicídio

Compartilhar

Do Portal  CN1

Segunda-Feira, 02  de outubro  de 2017


Em alusão ao "Setembro Amarelo", uma campanha de conscientização a prevenção do suicídio, que visa alertar a população a respeito desta realidade, a Prefeitura de Santa Quitéria, através da secretaria Municipal de Saúde, realizou durante todo mês de setembro palestras com estudantes. A ação foi  promovida pela Coordenação Municipal de Educação em Saúde, por meio dos profissionais de psicologia; Camila Rabelo,  Robson Brito,  Luana Rocha, Bruno e  Lanniely, sob a direção  dos professores Jordani e Evanderley.               

Como forma de estimular a participação e criatividade dos alunos, 29 turmas do ensino médio trabalharam o tema, onde foram apresentados na culminância de encerramento realizada na última  quarta-feira (27/09). A palestra foi realizada em todas as salas, tirou  todas as dúvidas e esclareceu  os mitos que envolvem o suicídio.


Durante as palestras, foram produzidos vídeos, peças teatrais, paródias, poemas, redações, entre outros,  para que os alunos pudessem. se aprofundar no assunto, e assim,  pesquisar e demonstrar o que aprenderam a respeito do suicídio (a  cada 40 segundos, uma pessoa se suicida no mundo, segundo estimativa da Organização Mundial da Saúde).

Em uma tentativa de reduzir esse número — a meta da OMS é diminuir em 10% a taxa mundial até 2020 —, a Associação Internacional de Prevenção do Suicídio criou a campanha do Setembro Amarelo e estabeleceu o dia 10 de setembro como o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio. A ideia é discutir o assunto e divulgar ações preventivas.

O trabalho da Coordenação Municipal de Educação em Saúde foi realizado com os três turnos do ensino médio, que é o público alvo da campanha, pois o maior índice de suicídio ocorre na faixa etária que vai dos 15 aos 30 anos.









           






Compartilhar

Author: verified_user

0 comentários: