segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Acusado de ser o mandante de canibalismo em Pedrinhas vai a júri popular no Maranhão

Compartilhar

Uma testemunha afirma que os denunciados retalharam o corpo da vítima, colocaram sal no cadáver, assaram e comeram o fígado da vítima e ofereceram aos demais detentos. Depois, colocaram as partes do corpo em sacos de lixos e deram para o faxineiro jogar fora.

Segunda-Feira, 27  de novembro de 2017

Caso ocorreu no dia 23 de dezembro de 2013 no Complexo Penitenciário de Pedrinhas (Foto: Divulgação)

Rones Lopes da Silva, conhecido como 'Rony Boy', acusado de ser o mandante do assassinato do detento Edson Carlos Mesquita da Silva, em dezembro de 2013, em uma das celas do Complexo Penitenciário de Pedrinhas será levado a júri popular. A decisão é do juiz titular da 4ª Vara do Tribunal do Júri de São Luís, José Ribamar Goulart Heluy Júnior.

O magistrado negou ao acusado o benefício de aguardar o julgamento em liberdade. Rony Boy responde a outras duas ações penais na 4ª e na 3ª Varas do Tribunal do Júri. Em depoimento, ele negou ser o mandante do assassinato de Edson Carlos Mesquita da Silva.

Rones foi denunciado Ministério Público do Maranhão, junto com outros presos, por homicídio qualificado, esquartejamento, canibalismo e destruição de cadáver. Conforme consta na denúncia, o crime teria sido motivado por rivalidade entre facções criminosas.

Pela suposta prática e participação nos crimes contra Edson Carlos Mesquita da Silva, também foram denunciados: Geovane Sousa Palhano, o Bacabal; Enilson Vando Matos Pereira, conhecido como Matias ou Sapato; e Samyro Rocha de Souza, conhecido como Taurus ou Satanás.

O caso
De acordo com a denúncia do Ministério Público, no dia 23 de dezembro de 2013, por volta das 17h, na cela 01 do bloco “C” do presídio São Luís II (PSL II), no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, os denunciados e outro detento (que já faleceu) mataram Edson Carlos Mesquita da Silva.

Além de matar, eles esquartejaram, vilipendiaram os restos mortais de Edson (canibalismo) e destruíram o cadáver, conforme apontado na certidão de óbito e nos laudos de exame cadavérico. Os restos mortais da vítima só foram identificados devido a uma tatuagem que tinha nas costas.
Uma das testemunhas declarou em juízo que, no pavilhão em Pedrinhas, onde vítima e acusados estavam presos, nada acontecia sem a permissão de uma pessoa conhecida como ‘Sapato’, que seria o líder e recebia ordens de Rony Boy.

Conforme o relato, no dia do crime Edson Carlos Mesquita da Silva foi amarrado e espancado durante toda a noite, ficando desfigurado. Bacabal, Satanás e Sapato reuniram-se para decidir se matavam ou não o detento e, em seguida, Sapato entrou em contato com Rony Boy. Rony permitiu que a vítima fosse morta. Na época, Rony Boy estava preso no Quartel da Polícia Militar.

A testemunha também afirma que Edson Carlos Mesquita foi assassinado com uma faca e os denunciados retalharam o corpo, colocaram sal no cadáver, assaram e comeram o fígado da vítima e ofereceram aos demais detentos. Depois, colocaram as partes do corpo em sacos de lixos e deram para o faxineiro jogar fora.

Na decisão de pronúncia, o juiz destaca que, por terem sido praticados em conexão com o crime de homicídio, os crimes são atraídos para julgamento no Tribunal do Júri Popular, cabendo ao Conselho de Sentença deliberar sobre as imputações feitas ao acusado.

Do G1 MA


Compartilhar

Author: verified_user

0 comentários: