quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

Secretaria de Saúde de Santa Quitéria faz palestra na prefeitura sobre prevenção de câncer de próstata

Compartilhar


Por Blog do William Fernandes

Quarta-Feira, 06 de dezembro de 2017


Como parte da campanha Novembro Azul, a Secretaria de Saúde de Santa Quitéria realizou na manhã da última segunda, uma palestra na prefeitura, sobre os cuidados que os homens devem ter para prevenir câncer de próstata.

A Secretaria Municipal da Saúde de Santa Quitéria (MA) promoveu durante todo o mês de novembro a Campanha Novembro Azul, que tem como objetivo sensibilizar a sociedade, em especial os homens, a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.


As atividades da campanha foram encerradas com uma palestra realizada na prefeitura, e contou com a presença do prefeito Alberto Rocha, de secretários municipais e demais servidores.

A secretária de Saúde Arislene Rocha agradeceu a presença de todos e falou sobre as ações desenvolvidas durante todo o mês, com distribuição de materiais educativos e realização de palestras nos postos de saúde e nas comunidades rurais.



Pesquisas do Ministério da Saúde mostram que, do total de pessoas entre 20 e 59 anos que morrem no país, 68% são do sexo masculino. Já de acordo com o IBGE, os homens vivem em média sete anos a menos do que as mulheres. Sendo que o câncer de próstata é o segundo tipo que mais afeta os homens depois do câncer de pele não melanoma, segundo dados do Ministério da Saúde.

Para amenizar tal situação, desde 2009, por meio da criação da Política Nacional de Saúde do Homem, as secretarias municipais e estaduais de Saúde estão adotando estratégias para inserir os homens na atenção básica, a título de prevenção para complicações que podem comprometer sua qualidade de vida.

O câncer de próstata ocorre principalmente em homens mais velhos. Cerca de 6 em cada 10 casos são diagnosticados em homens com mais de 65 anos, sendo raro antes dos 40 anos. A média de idade no momento do diagnóstico é de cerca de 66 anos. Desta forma, recomenda-se que a prevenção passe a ser feita a partir dos 45 anos se existe risco elevado para o surgimento do câncer, ou seja, casos de câncer de próstata na família. 


Se não existem, o homem deve visitar o urologista anualmente a partir dos 50 anos e realizar o exame de toque e de PSA, principais meios para detectar a doença precocemente, quando as chances de cura são maiores e os tratamentos, menos invasivos. Converse sempre com seu urologista sobre o tema, tirando dúvidas e quebrando preconceitos. Lembre-se que a detecção precoce pode salvar a sua vida!

De acordo com a secretária municipal da Saúde, o objetivo dessa ação em prol da campanha, é fazer com que os homens se aproximem mais dos locais onde possam realizar o cuidado preventivo de sua saúde, pois eles tipicamente só procuram o serviço de saúde quando são acometidos por alguma doença.






Compartilhar

Author: verified_user

0 comentários: