jku7bl

sexta-feira, 29 de março de 2024

Brandão anuncia nomeação de 600 novos policiais militares e autoriza concurso para Polícia Civil e Corpo de Bombeiros

Brandão anuncia nomeação de 600 novos policiais militares e autoriza concurso para Polícia Civil e Corpo de Bombeiros


Conforme havia prometido, o governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), reforçou a Segurança Pública, em especial a Polícia Militar, nessa quarta-feira (27).

Brandão anunciou que assinou a nomeação de 600 novos policiais militares para o reforço da segurança de todo o Maranhão. Além disso, prometeu a realização de concursos públicos para Corpo de Bombeiros e Polícia Civil.

“Assinei a nomeação de 600 PM’s para reforçar a segurança. A lista estará no DO de hoje (27). Autorizei ainda, por meio de decreto, a instituição de comissões setoriais dos concursos públicos de Bombeiros e da PC, que serão responsáveis pelas contratações das bancas organizadoras”, destacou Brandão.





Em noite especial, menina fã da Polícia Militar comemora aniversário de 7 anos com a presença de policiais no Maranhão

Em noite especial, menina fã da Polícia Militar comemora aniversário de 7 anos com a presença de policiais no Maranhão


A pequena Willyane Costa sempre diz que quer ser uma policial quando crescer. — Foto: Reprodução/Arquivo pessoal

Uma menina da cidade de Imperatriz, a 645 km de São Luís, teve um sonho realizado durante a noite de comemoração de seu aniversário de 7 anos, na última quarta-feira (27). Wilyanne Costa Ferreira, que é fã da Polícia Militar do Maranhão (PM-MA), ganhou uma noite para ficar na memória.

A festa de aniversário da menina, que tem como sonho ser policial um dia, teve como participação especial alguns agentes da PM que foram até a casa de Wilyanne para comemorar a data com ela.

Na casa, os agentes fizeram oração junto com a família da menina e cantaram parabéns. Além de andar na viatura da polícia, Willyane teve até direito a um bolo com o tema ‘Polícia Militar', para comemorar do jeito que ela queria.

A mãe da menina, Luciany Costa, conta que esse era um sonho que Willyane conseguiu realizar naquela noite, pois ela sempre diz que quer ser uma policial quando crescer. Luciany conta que, embora a festa tenha sido simples, foi uma noite especial por conseguir ver a felicidade da filha.

“Ela agora tá toda feliz. Sempre diz que vai estudar para ser policial e ela também falou pra eles, aqui em casa”, disse Luciany Costa.
Willyane junto com os policiais na comemoração do aniversário de 7 anos. — Foto: Reprodução/Arquivo pessoal

A ideia de chamar os policiais para a festa foi da própria menina, enquanto passeava com a mãe pela avenida Beira Rio. Luciany ficou responsável por fazer o contato com os PMs e convidá-los ao aniversário, passando o dia e o local do evento.

“Eu não tinha condição de fazer uma festa igual ela queria, grande, com polícia e tudo. Aí deu de fazer só um bolinho pra ela, aí eu chamei os policiais para vir comemorar o aniversário dela com eles, que era o sonho dela. Ela é apaixonada pela polícia”, contou a mãe.

No final da festa, Willyane ainda tirou várias fotos com os policiais para deixar os momentos registrados.

As informações são do g1 MA






    PF busca suspeito de criar perfil falso de Lewandowski em rede social

PF busca suspeito de criar perfil falso de Lewandowski em rede social


Foto: José Cruz/Agência Brasil
A Polícia Federal (PF) cumpriu nessa quinta-feira (28) um mandado de busca e apreensão contra um homem suspeito de se passar pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, na rede social Instagram.

Em nota, a corporação informou que a ação, batizada de Operação Inverídico, acontece em Osasco (SP). “De acordo com as investigações, o suspeito teria criado um perfil em nome do ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, na rede social Instagram, sem autorização”.

“A investigação terá continuidade para esclarecer qual era o objetivo do investigado com a criação de perfil falso, bem como para verificar se outras autoridades públicas foram vítimas desse crime.”

Paula Laboissière / Agência Brasil
   Dengue: Américas podem registrar pior surto da história, alerta Opas

Dengue: Américas podem registrar pior surto da história, alerta Opas


Acumulado de casos chega a ser três vezes maior que do ano passado
Foto: Agência Brasil 
Com mais de 3,5 milhões de casos de dengue contabilizados nos três primeiros meses do ano, o continente americano pode registrar, em 2024, o pior surto da doença em toda a história. O acumulado chega a ser três vezes maior que o total de casos registrados no mesmo período do ano passado. O alerta foi feito nesta quinta-feira (28) pela Organização Pan-americana da Saúde (Opas).

Brasil, Argentina e Paraguai, segundo a entidade, respondem por mais de 90% dos casos e por mais de 80% das mortes por dengue nas Américas. Dados da Opas mostram que o Brasil aparece em primeiro lugar no ranking, com 2.966.339 casos e 758 mortes, seguido pelo Paraguai, com 191.923 casos e 50 mortes, e pela Argentina, com 134.202 casos e 96 mortes.

Em coletiva de imprensa, o diretor-geral da Opas, Jarbas Barbosa, classificou a situação no continente como preocupante. Ele lembrou que mesmo países como Barbados, Costa Rica e Guatemala, onde os surtos de dengue geralmente acontecem no segundo semestre, já relatam aumento de casos da doença. Porto Rico, por exemplo, decretou situação de emergência por dengue no início da semana.

Jarbas destacou que, em 2024, os quatro sorotipos da dengue circulam pelas Américas e que, quando há circulação de dois ou mais sorotipos, o risco de casos graves aumenta consideravelmente. Até o momento, dados da Opas indicam que pelo menos 21 países do continente já reportaram circulação de mais de um sorotipo, incluindo o Brasil.

Para o diretor-geral da Opas, as causas ambientais desempenham “papel fundamental” no cenário epidemiológico identificado nas Américas. Jarbas citou, como exemplo, as altas temperaturas, as ondas de calor e as secas intensas que levam a população a armazenar água de forma inadequada, além de inundações que contribuem para o aumento da circulação do mosquito vetor.

Questionado se não seria o caso de declarar emergência em saúde pública de interesse internacional, como aconteceu com o vírus Zika em 2016, Jarbas explicou que se tratam de cenários bastante distintos. Em 2016, segundo ele, a emergência foi decretada em razão de uma forte relação entre o vírus Zika e casos de microcefalia em bebês cujas mães foram infectadas.

“A OMS [Organização Mundial da Saúde], de forma acertada, declarou a emergência até que pudéssemos ter uma avaliação do que estava acontecendo”, disse. “Na dengue, a única novidade é o aumento na transmissão, mas não há mudança na expressão clínica da doença ou nos sintomas”, completou.

“A dengue é um desafio importante. Quando temos uma epidemia, a circulação é tão forte que quase todas as pessoas têm contato com aquele sorotipo. Depois, passamos um período de três ou quatro anos até que tenhamos outro surto. Parece que a doença desapareceu, foi embora”, concluiu Jarbas, ao destacar a necessidade de programas permanentes nas Américas para identificar precocemente novos surtos.

Paula Laboissière / Agência Brasil

quinta-feira, 28 de março de 2024

   Policial Militar morre em acidente após bater em muro na BR-402 no Maranhão

Policial Militar morre em acidente após bater em muro na BR-402 no Maranhão

Foto: Divulgação/Polícia Rodoviária Federal
Um policial militar, que não teve a sua identidade revelada, morreu na quarta-feira (27) após bater em um muro durante um acidente na BR-402, na cidade de Rosário, a 75 km de São Luís.

Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente aconteceu por volta de 1h30 dessa quarta, no Km 5 da BR-402, em Rosário, após o veículo do policial militar aquaplanar em um acúmulo de água sobre a via, entrar na contramão e colidir contra um muro.

De acordo com a PRF, o policial, que tinha 53 anos, não resistiu a gravidade dos ferimentos e morreu logo após a batida. Ele residia na capital maranhense.

Fonte: g1 MA


   CHAPADINHA 86 ANOS: Com a presença da prefeita Belezinha e do deputado Aluizio Santos, vereadora Nildinha Teles entrega Título Honorifico de Cidadão Chapadinhense

CHAPADINHA 86 ANOS: Com a presença da prefeita Belezinha e do deputado Aluizio Santos, vereadora Nildinha Teles entrega Título Honorifico de Cidadão Chapadinhense


Por Luiz Carlos Jr./Portal CN1

Com a presença da prefeita Ducilene Belezinha, do deputado estadual Aluizio Santos e demais autoridades, personalidades locais, além de familiares e amigos dos homenageados, a Câmara Municipal de Chapadinha, realizou na terça-feira (27) a entrega de Títulos de Cidadão Honorário.
A vereadora e procuradora da Mulher na Câmara Municipal, Nildinha Teles entregou o Título de Cidadão Honorário, em homenagem aos 86 anos de emancipação política de Chapadinha. Foram homenageadas quatro pessoas, que de alguma forma contribuíram para o desenvolvimento do município:

Dr. Rubens (Médico), Geovacy Ramos (Propaganda Volante), Raimundo Meireles (Empresário) e o editor do portal CN1,  jornalista Luís Carlos Júnior.

"Agradeço primeiramente a Deus, a vereadora Nildinha Teles, vereador professor Faria e aos demais vereadores que subscreveram e aprovaram a proposta do Título. Agradeço também, a minha esposa Eunice Viana, que me acolheu quando cheguei de São Luís há 33 anos, ao povo chapadinhense e externar a prefeita Ducilene Belezinha e ao deputado Aluizio Santos pelo reconhecimento do nosso trabalho", destacou Luís Carlos Júnior. 
A vereadora Nildinha Teles, parabenizou os homenageados com o Título de Cidadão Honorário Chapadinhense. "Parabenizo a todos os homenageados, e quero dizer que todos são de suma importância para a cidade de Chapadinha. Parabéns novamente à todos, pois com certeza ainda farão muito por nosso município", destacou a parlamentar.































  Com a gestão APROVADA pelo povo, BELEZINHA entrega obras de urbanização e educação na semana em que se comemora os 86 anos de Chapadinha-MA

Com a gestão APROVADA pelo povo, BELEZINHA entrega obras de urbanização e educação na semana em que se comemora os 86 anos de Chapadinha-MA


Por Luiz Carlos Jr./Portal CN1

Cumprindo compromissos com a comunidade e em comemoração aos 86 anos de emancipação política do município de Chapadinha, que será celebrado na próxima sexta-feira, 29 de março, e acompanhada do deputado estadual Aluizio Santos, do vice-prefeito Dr. Levi Pontes, do deputado federal Josimar Maranhãozinho, da deputada federal Detinha, secretários, vereadores da base, correligionários, autoridades e da população, a prefeita Ducilene Belezinha realizou a entrega de diversas obras e melhorias à população chapadinhense.
Na terça-feira (26), foi de muita alegria para toda Chapadinha que recebeu com muita festa, os Pórticos Chapada das Mulatas I e II, uma ação inédita de iniciativa da gestão BELEZINHA, e que tem como intuito reforçar a história da origem do município, tornando os dois portais como referências de cartão postal para os munícipes e pra quem visita a cidade.
"Inauguramos nossos lindos Pórticos da Chapada das Mulatas I e II. Um sonho que se tornou realidade Chapadinha agora tem Portal", destacou a prefeita.

Belezinha também inaugurou a pavimentação asfáltica no bairro Vila Vitória, e entregou mais duas importantes obras a população, a Unidade Integrada Alexandre Costa (bairro Corrente) e a Unidade Integrada Tancredo Neves (bairro Corrente).
"Agradeço a todos os presentes pela belíssima recepção. Nossa gestão sempre prezando por uma Educação de qualidade e conforto aos alunos e funcionários. Estou com o coração cheio de gratidão", disse Belezinha. 

Obras entregues no domingo à população
No domingo (24), a prefeita Belezinha entregou pavimentação asfáltica nos bairro Santa Luzia, Corrente, bairro Fonte do Mato e bairro Novo.


No bairro da Corrente, a prefeita Belezinha, o vice-prefeito Levi Pontes, o deputado estadual Aluízio Santos, vereadores e secretários, comemoram o momento junto aos moradores. A pavimentação asfáltica nos bairros foi proveniente de recursos próprio da Prefeitura de Chapadinha.

Entrega de Peixes

Na quarta-feira (27) a prefeita Belezinha acompanhada do deputado Aluizio Santos, fez a entrega do tradicional peixe da Semana Santa, na  zona urbana e rural.

AGUARDE FOTOS!



















quarta-feira, 27 de março de 2024

 Sampaio Correa se acovarda, abandona gramado, e os "abutres oposicionistas" buscaram logo um culpado pela não realização do jogo contra o Galo da Chapada; ambulância compareceu ao estádio

Sampaio Correa se acovarda, abandona gramado, e os "abutres oposicionistas" buscaram logo um culpado pela não realização do jogo contra o Galo da Chapada; ambulância compareceu ao estádio


Por Luiz Carlos Jr./Portal CN1

Na foto, ambulância do SAMU e uma viatura do Corpo de Bombeiros dando suporte
Em um ato de total falta de respeito e deselegância ou melhor para com o torcedor chapadinhense, o time do Sampaio Correia se acovardou a entrar em campo para o jogo que estava previsto para hoje, (27) de março pela 11a rodada do Campeonato Maranhense, sob a alegação de que não havia ambulância disponível no Estádio Lúcidio Frazão, onde o jogo seria realizado. 

Pelo regulamento, a ambulância é de responsabilidade do time mandante (no caso, seria o Chapadinha), que sempre se utilizou das ambulâncias do Município, pois a gestão da prefeita Ducilene Belezinha não mede esforços para apoiar o esporte local através da Secretaria Municipal de Esportes, que tem à frente a ex-vereadora Missiclay Araújo.

Ocorre que no horário previsto para o inicio do jogo, as duas ambulâncias do Município - uma básica e uma avançada - estavam atendendo pacientes em estado de saúde delicado, porém logo que uma das ambulâncias ficou disponível, se dirigiu para o estádio (confira na nota de esclarecimento abaixo). O secretário de Saúde, Alberto Carlos, em entrevista ao jornalista William Fernandes, justificou de forma pormenorizada o atraso na ida da ambulância para o Estádio Lúcidio Frazão.

Imprevistos podem acontecer, e não custaria o time do Sampaio Correia aguardar até que a ambulância estivesse disponível para que a partida tivesse inicio. Pelo visto, até parece que queriam politizar o fato e nem se atentaram para o estado de saúde dos pacientes, que requeriam urgência na transferência. 

No início da noite, a Secretaria Municipal de Saúde de Chapadinha emitiu nota de esclarecimento sobre o caso; confira abaixo: 









    Simplifica Maranhão preserva meio ambiente com impulsão de negócios

Simplifica Maranhão preserva meio ambiente com impulsão de negócios



Lançado nessa terça-feira (26), na sede da Fiema, o programa ‘Simplifica Maranhão’ por meio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente. A preocupação do programa, segundo conta o secretário Pedro Chagas, é desburocratizar os trâmites na cadeia produtiva estabelecendo desenvolvimento sustentável no estado.

A Secretaria de Meio Ambiente tem sido estratégica no governo Carlos Brandão para o crescimento do estado. Ao contrário do que possa parecer, a presença da Sema oferece para os atuais e novos empreendimentos segurança jurídica sem perder de vista a preservação dos recursos naturais.

“O Simplifica Maranhão é uma resposta direta aos desafios enfrentados pelos produtores, sejam eles grandes ou pequenos, no processo de licenciamento ambiental. Reconhecemos que a burocracia tem sido um obstáculo significativo para o desenvolvimento de novos empreendimentos e para a expansão dos já existentes. Além disso, a burocratização do licenciamento ambiental incentiva a ilegalidade e não estimula o monitoramento feito pela secretaria”, explicou o titular da Sema, Pedro Chagas.

Benefícios – O Simplifica busca acelerar o processo de licenças ambientais possibilitando aos pequenos produtores acesso à crédito bancário. Em caminho paralelo, as vantagens contemplam o meio ambiente. “Estamos comprometidos em assegurar que todas as atividades produtivas sejam realizadas de forma responsável e sustentável, protegendo assim os ecossistemas vitais do nosso estado”, garante Pedro Chagas.

O objetivo do governo Carlos Brandão, segundo Pedro Chagas, é alcançar o equilíbrio entre o desenvolvimento econômico e a conservação ambiental. Sem ser empecilho para o setor privado, o ente público quer ser a ponte para garantir o desenvolvimento do Maranhão.


 Audreia Noleto recebe o título de cidadã ludovicense

Audreia Noleto recebe o título de cidadã ludovicense


A enfermeira Audreia da Silva Noleto, esposa do empresário Marcus Brandão, diretor Institucional da Assembleia Legislativa do Maranhão, recebeu, na tarde dessa terça-feira (26), o título de cidadã ludovicense, conferido pela Câmara Municipal de São Luís (CMSL), em reconhecimento aos serviços prestados à capital maranhense.

A homenagem é uma iniciativa do vereador Francisco Carvalho (Solidariedade), proposta pelo Decreto Legislativo nº 172/2023, aprovada por unanimidade pelos demais parlamentares.
O gesto ocorreu durante sessão solene presidida pelo presidente da Casa, Paulo Victor (PSB), com a presença de familiares, amigos, autoridades, parlamentares, secretários, e membros da sociedade civil diante de um plenário lotado.

Em seu discurso, Chico Carvalho abriu a cerimônia destacando que a homenagem é mais do que justa por se tratar de uma pessoa com dedicação ao bem-estar da população da capital maranhense. "Agradeceu a Deus a oportunidade que Ele me deu. Deus quis que fosse eu o ator desta comenda para a homenageada desta tarde", frisou o parlamentar.

"Justa e merecida"

Na ocasião, o presidente da Casa, Paulo Victor, elogiou o colega pela proposição da honraria e destacou o importante papel que Audreia teve na coordenação da campanha do governador Carlos Brandão (PSB), cunhado da homenageada. Segundo ele, foi a partir desta coordenação que o chefe do Executivo estadual acolheu os parlamentares ludovicenses.

"Parabéns, vereador Chico Carvalho por essa homenagem! É um importante momento em que o Legislativo reconhece uma justa honraria a nossa amiga Audreia que escolheu a nossa capital como a sua segunda cidade do coração. Uma pessoa dedicada e que teve um importante papel na coordenação de campanha do nosso líder Carlos Brandão", afirmou.
A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), fez questão de enaltecer a solenidade proposta pela Câmara Municipal, destacando que a homenagem é justa e merecida.

"Gostaria de parabenizar a Câmara por essa belíssima homenagem! Quero deixar registrado que a Audreia não é só uma amiga, mas uma mulher de fibra e guerreira", disse a deputada.

Hora de agradecer
A condecorada, que estava bastante emocionada, fez questão de agradecer a Deus e ao carinho do vereador Chico Carvalho pela homenagem. No entanto, antes do agradecimento, ele pediu para que todos pudessem rezar a oração do "Pai Nosso". Em seguida, lembrou que o título de cidadão equipara a uma adoção oficial.

"Eu gostaria de agradecer ao vereador Chico Carvalho e a esta Casa por essa homenagem. Também agradeço ao presidente Paulo Victor e aos que estão aqui me prestigiando. Considero este um dos dias mais importantes, marcantes e inesquecíveis da minha vida familiar. Afinal, não é todo dia que se recebe um título de cidadão que equipara a pessoa agraciada a uma adoção oficial", declarou a homenageada.

Os convidados

O concorrido evento também contou com as presenças dos deputados estaduais Jota Pinto (Podemos) e Roberto Costa (MDB); do presidente da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (AGERP), Sandro Montenegro; da secretária de Estado Extraordinária de Políticas para as Comunidades, Helena Duailibe; do esposo da homenageada, Marcus Brandão; e da senhora Heloisa Brandão, mãe do governador Carlos Brandão e sogra da homenageada que representou no ato os demais familiares.

A solenidade contou ainda com os vereadores de São Luís: Karla Sarney (PSD); Marcos Castro (PSD), Antônio Garcez (PP), Fatima Araújo (PCdoB), Concita Pinto (PSB), Edson Gaguinho (PP), Marquinhos (União Brasil) e o co-vereador Jhonatan Soares, do Coletivo Nós (PT); dos vereadores de Bom Jardim-MA, Lindomar Pescador (PL), Fred Abdon (PDT) e Rubem Silva (PSD); e da vereadora de São José de Ribamar, Luciana Lauande (Avante).

Quem é ela?
Enfermeira concursada do município de Mirador, Audreia Noleto, nasceu em Colinas. É filha de João Bosco Noelto e Anilda Maria da Silva.

Começou a trabalhar como enfermeira desde 2007, mas já deu aulas em curso de técnico de enfermagem e, como gestora financeira no supermercado e na loja de construções da família.

Durante este período apaixonou-se pelo processo de gestão e controle financeiro. Iniciou seus trabalhos políticos em 2012 na coordenação da campanha da prefeitura de Colinas ao lado do até então namorado Marcus Brandão e, apesar de todos os esforços, não foi possível ganhar a eleição naquele pleito.

Em 2014, ajudou a organizar e coordenar a campanha de governo de Flávio Dino, onde pôde perceber e intensificar os conhecimentos a nível de Estado e como realizar uma campanha estadual.

Com mais experiência, espírito de liderança ainda mais aflorado, liderou a campanha de 2016 para prefeitura de Colinas e desta vez, conseguindo o êxito e a vitória para a gestão municipal.

Em 2017, casou-se com Marcus Brandão, e assumiu a função de auxiliar a gestão administrativa da prefeita eleita em Colinas.

Por todo este trabalho de excelência, recebeu o convite para liderar a campanha de governo do Estado dentro da capital maranhense, juntamente com o esposo, fazendo sob parceria e orientação a coordenação geral do comitê central do Estado.

Audreia tem a cidade de São Luís como sua segunda cidade de coração, onde possui residência fixa, além de escolher a capital para criar e acompanhar seu filho Lucas Noleto Brandão. Neste momento, ela demonstra estar mais preparada, determinada, dedicada e disposta para contribuir para o crescimento da capital com seu trabalho.

Atualmente, após o êxito na eleição e consagrar Carlos Brandão governador do Estado, está mais conhecida por sua abordagem respeitosa e dedicada ao lidar com as pessoas, uma qualidade que a tornou uma figura querida e indispensável dentro do grupo. Não somente por ser cunhada do atual governador do Maranhão, mas também por desempenhar um papel de destaque no governo, sendo uma das vozes influentes que contribui para a tomada de decisões por sua capacidade de conciliação e diplomacia, bem como por sua dedicação ao bem-estar da população maranhense.

Sua atuação tem sido marcada pela busca constante de soluções que beneficiem a comunidade, refletindo seu compromisso com o serviço público e com o bom relacionamento com toda a classe política maranhense.
  Oito adolescentes fogem do sistema socioeducativo em Pernambuco

Oito adolescentes fogem do sistema socioeducativo em Pernambuco




Grupo escapou após tumulto na unidade; cinco foram encontrados
Foto: Ricardo Wolffenbüttel/ SECOM
Cinco dos oito adolescentes que fugiram nessa segunda-feira (25) de uma unidade de atendimento socioeducativo em Garanhuns, no agreste pernambucano, foram encontrados. Segundo a Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) de Pernambuco, a fuga aconteceu na noite de ontem, após um tumulto na unidade.

Os adolescentes queimaram cadeiras e colchões, o que provocou muita fumaça no Centro de Atendimento Socioeducativo e Centro de Internação Provisória (Case/Cenip), que atende adolescentes que cumprem medidas socioeducativas.

Segundo a Funase, as buscas pelos três adolescentes continua a conta com o apoio da Polícia Militar. O órgão disse ainda que a unidade encontra-se normalizada.

“Na ocasião, nenhum adolescente se lesionou e um agente socioeducativo se feriu, mas foi prontamente atendido e passa bem”, informou a assessoria da Funase.

Atualmente o Case/Cenip de Garanhuns atende 47 socioeducandos. Entre as atividades realizadas, segundo a Funase, estão aulas pela manhã e tarde, oficinas profissionalizantes, atividades recreativas, atendimento técnico, entre outras ações.

O órgão afirmou ainda que o governo de Pernambuco autorizou a seleção simplificada para 271 vagas de agentes socioeducativos na Funase, que terá edital lançado em breve.

Luciano Nascimento / Agência Brasil
    Concurso Caixa: taxa de inscrição deve ser paga até 5 de abril

Concurso Caixa: taxa de inscrição deve ser paga até 5 de abril


Foto: Agência Brasil
Os inscritos no concurso público da Caixa Econômica Federal (CEF) poderão pagar o boleto da taxa de inscrição até 5 de abril. A prorrogação da data limite foi anunciada pela banca organizadora do certame, a Fundação Cesgranrio, nessa segunda-feira (25). A data determinada inicialmente era 27 de março.

Os valores das taxas variam de acordo com o cargo inscrito. As taxas de inscrição custam R$ 50, para posições de nível médio, e R$ 65 para as de nível superior.

Os candidatos que solicitaram isenção total de pagamento do valor de inscrição, mas tiveram o pedido negado em definitivo em 21 de março, devem, igualmente, realizar o pagamento integral até a nova data de vencimento (5 de abril).

O pagamento do valor de inscrição até a data de vencimento pode ser feito por boleto bancário, por PIX pelo QR Code gerado no ato de inscrição ou em qualquer banco, respeitando o horário de funcionamento das agências e dos correspondentes bancários.

A inscrição só será validada após a confirmação do pagamento até a data do vencimento. O pagamento não realizado ou após a data de vencimento implicará no cancelamento da inscrição.

Fim das inscrições

O período de inscrição para o concurso terminou às 23h59 desta segunda-feira (25). Em resposta à Agência Brasil, a Caixa disse ainda não tem a confirmação do número do total de inscritos. No último balanço divulgado pela instituição, em 20 de março, mais de 1,3 milhão de candidatos de todo o país tinham se inscrito no concurso que oferece mais de 4 mil vagas, incluindo cadastro reserva. Naquele momento, a maior procura era pelo cargo de Técnico Bancário Novo (TBN), que dá acesso à carreira geral no banco, com 1,016 milhão de inscrições e 533,2 mil confirmações (pagantes e isentos).

Concurso da Caixa Econômica

Conforme edital, entre vagas e cadastro de reserva, o banco oferece neste concurso 2 mil vagas de nível médio para Técnico Bancário Novo (TBN), 2 mil vagas de técnico na área de Tecnologia da Informação (TI). Além destas, há 50 vagas de nível superior, sendo 28 para médicos do trabalho e 22 para engenheiros de segurança do trabalho.

Para os cargos de nível médio, a remuneração inicial é R$ 3.762, mais benefícios. Já o concurso para as carreiras profissionais de médico do trabalho e de engenheiro de segurança do trabalho é de nível superior, a remuneração inicial de R$ 11.186 e R$ 14.915, respectivamente, além dos mais benefícios, como plano de saúde, Previdência Complementar, auxílio alimentação, vale transporte, auxílio creche e participação nos lucros.

De acordo com o cronograma, os candidatos solicitantes de atendimento especial e de uso de nome social para concorrer à vaga poderão consultar se o pedido foi aceito na próxima segunda-feira (1º de abril).

As provas serão aplicadas em 26 de maio, um domingo. Os exames terão questões de conhecimentos gerais e específicos, além de redação, para cargos técnicos, e prova discursiva, para nível superior.

Os aprovados serão convocados a partir de agosto de 2024, para apresentarem a documentação e realizarem os exames médicos obrigatórios. Acesse o cronograma do concurso público.

Os editais de nível médio e de nível superior do novo concurso para a Caixa Econômica Federal estão disponíveis no site da Fundação Cesgranrio específico para o concurso público da Caixa.

Daniella Almeida /Agência Brasil
  Homem que se passava por advogado é preso; é o segundo caso em 24h no Maranhão

Homem que se passava por advogado é preso; é o segundo caso em 24h no Maranhão

 


Foto: Divulgação/PC-MA
Um homem foi preso em flagrante, na manhã dessa terça-feira (26), por exercício ilegal da advocacia na cidade de Barra do Corda, no Maranhão. O homem, identificado como Raul Dávila Silva Sousa, foi autuado pelos delitos de falsa identidade e exercício ilegal da advocacia.

Segundo informações da Ordem dos Advogados Brasileiros (OAB-MA), o suspeito assinava atos próprios de advogado e se identificava nas redes como tal. Após a prática ilegal ser descoberta, a Polícia Civil foi acionada para tomar as providências legais cabíveis com a condução e instauração de procedimento.

“Combater o exercício ilegal da profissão é uma das grandes bandeiras da OAB/MA. Ao coibir práticas de falsos advogados e advogadas, a Ordem, por meio da Comissão de Fiscalização da Atividade Profissional da Advocacia, luta pela valorização de toda a classe e conscientização da sociedade”, disse o presidente da OAB-MA, Kaio Saraiva.

Outro caso

Nessa segunda-feira (25), uma outra pessoa foi presa pela mesma prática ilegal. De acordo com a OAB-MA, Kerly Cristina Caetano dos Santos Silva, de 40 anos, atuava ilegalmente, se passando por advogada, no município de Grajaú, no Maranhão.

Nos dois casos, os conduzidos foram liberados após o registro de um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), tendo em vista que essa conduta é compreendida como contravenção penal, prevista no art. 47.

“Ao receber denúncias com as provas e informações necessárias sobre os casos de exercício ilegal da profissão, a Comissão realiza diligências nos locais denunciados com o apoio doas autoridades competentes”, complementou o presidente da Comissão de Fiscalização da Atividade Profissional da Advocacia, Jonatas Dutra Fernandes.

Imirante.com

terça-feira, 26 de março de 2024

  Marielle: deputados pedem vista e adiam análise sobre prisão de Brazão

Marielle: deputados pedem vista e adiam análise sobre prisão de Brazão



Parlamentares alegam que precisam de mais tempo para avaliar

Foto: Vinicius Loures / Câmara dos Deputados 
Deputados da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) pediram vista e adiaram, por duas sessões, a votação sobre a prisão preventiva do deputado federal Chiquinho Brazão (RJ), detido no último domingo (24) acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes.

Como Brazão é parlamentar federal, a prisão precisa ser aprovada pela maioria absoluta da Câmara dos Deputados. O relator do caso na CCJ, deputado Darci de Matos (PSD-SC), defendeu que a prisão respeitou as exigências constitucionais que dizem que a detenção de um parlamentar só pode ser feita em flagrante e por crime inafiançável.

Os deputados federais Gilson Marques (Novo-SC) e Roberto Duarte (Republicanos-AC) pediram vista alegando para analisar se a prisão preventiva foi legal, argumentando que não tiveram tempo de avaliar o relatório da Polícia Federal, a decisão de prisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e o relatório de Darci de Matos.

“O deputado está preso. Qual é a pressa? Qual é a pressa? Nós precisamos dormir com a cabeça no travesseiro para ter certeza de fazer a coisa certa”, argumentou Gilson Marques.

O parlamentar Roberto Duarte também saiu em defesa do pedido de vista. “Nós precisamos avaliar a questão da prisão preventiva decretada pelo Supremo Tribunal Federal. Nós observamos ainda, na imprensa nacional, que não existem provas cabais e que não houve sequer o contraditório. Nós precisamos defender o contraditório sempre e o devido processo legal”, afirmou o deputado acreano.

O pedido de vista foi criticado por parlamentares que defendiam a análise imediata do caso para o encaminhamento da questão, ainda nessa terça-feira (26), para o plenário da Câmara.

Críticas

O pedido de vista foi criticado por parlamentares que defenderam a análise imediata do caso. A deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL-RJ) sustentou que era preciso dar uma resposta ao Brasil ainda nesta terça-feira (26).

“Porque saindo da CCJ, a manutenção da prisão tem que ir ao Plenário. E o Brasil espera que um deputado investigado, aliás, preso por ser mandante do assassinato, de uma vereadora negra, assassinada, que há seis anos espera por justiça, seja votado hoje”, afirmou.

“Atrasar a votação da prisão do Chiquinho e, ao mesmo tempo, atrasar a votação da cassação dele, significa passar pano para miliciano e dar salvo conduto para que esses que não existem sem os tentáculos do Estado sigam tentando se defender”, completou.

Questão de ordem

Antes da leitura do parecer do relator, parlamentares apelaram para que não fosse dado o pedido de vista para não atrasar a análise da Câmara dos Deputados sobre a prisão de Chiquinho Brazão.

O deputado federal Rubens Pereira Júnior (PT-MA) apresentou questão de ordem defendendo que, no caso de matérias em caráter de urgência, o pedido de vista pode ser dispensado. Como alternativa, Rubens ainda sugeriu que o pedido de vista fosse de uma sessão, e não duas, como prevê o regulamento da Casa.

“Se a vista for por uma sessão, amanhã a CCJ se reúne e amanhã o plenário da Câmara dos Deputados aprecia a prisão. Deixar para o dia 10 de abril é um escárnio para a sociedade brasileira”, disse.

A presidente da CCJ, a deputada federal Caroline de Toni (PL-SC), rejeitou a questão de ordem, dizendo que o pedido de vista é um direito dos deputados.

“Nós discutimos por mais de uma hora e buscamos um acordo para tentar votar a matéria hoje, mas vários parlamentares, que são advogados e zelam pelo devido processo legal, estão muito preocupados com os requisitos constitucionais da prisão, independentemente do mérito”, afirmou.

A presidente da comissão acrescentou que, como o processo é um Comunicado de Medida Cautelar, ele não tem o mesmo caráter das medidas legislativas com urgência.

“Não se trata de uma matéria de caráter legislativo, mas é uma comunicação de medida cautelar, tem outra natureza jurídica”, justificou Caroline.

O deputado Rubens Pereira Júnior prometeu recorrer à Mesa Diretora da Câmara contra a decisão de conceder o pedido de vista.

Lucas Pordeus León / Agência Brasil 












   Jovem é assassinada com tiro de espingarda em São Benedito do Rio Preto-MA

Jovem é assassinada com tiro de espingarda em São Benedito do Rio Preto-MA



Foto: Divulgação
Uma mulher identificada como Ingride Tais Ferreira Rocha, de 21 anos, foi assassinada em São Benedito do Rio Preto, a 247 km de São Luís supostamente pelo companheiro 

O feminicídio ocorreu na tarde de domingo (24), no povoado Campo de Lírios, na zona rural do município. Ingride foi morta com um tiro de espingarda.

Uma equipe da PM recebeu a informação da ocorrência de um possível suicídio. No local, eles constataram a morte de Ingride. O delegado e um perito do IML confirmaram que se tratava de crime de feminicídio, e que o companheiro da vítima atirou com uma espingarda, tipo bate bucha, na região do peito esquerdo da esposa, que morreu no local.

De imediato, os policiais passaram a fazer buscas pelo suspeito. Ele tinha passado pelo povoado Baixa da Areia e, ao avistar os policiais, embrenhou-se numa mata fechada e conseguiu escapar.

A jovem Ingride Tais deixas três filhos menores de idade.


   Duas pessoas morrem após acidente entre carro e ambulância no interior do Maranhão

Duas pessoas morrem após acidente entre carro e ambulância no interior do Maranhão


Foto: Reprodução/TV Mirante
Duas mulheres morreram depois de uma colisão entre um veículo e uma ambulância nessa segunda-feira (25), na MA-206, próximo ao município de Carutapera, a 241 km de São Luís.  As informações são do Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRv).

De acordo com o coronel Renato Abrantes, comandante do BRPv, o acidente ocorreu por volta das 15h, na altura do povoado Caju: um veículo Fiat Doblô, que estava a caminho de Belém com alguns passageiros, colidiu de frente com uma ambulância que voltava de Pinheiro para Carutapera. As vítimas ficaram presas nas ferragens.

As duas vítimas, que morreram no local do acidente, foram identificadas como Deuzimar Ribeiro, que estava acompanhando o filho na ambulância, e Cenira Maia de Souza, ocupante do Fiat Doblô. O motorista do veículo sofreu várias fraturas e está internado em estado grave no Hospital de Carutapera.

Fonte: g1 MA 



     Mulher finge ser advogada e é presa em flagrante no Maranhão

Mulher finge ser advogada e é presa em flagrante no Maranhão

Foto: Divulgação/Polícia Civil
Uma mulher, que não teve a sua identidade revelada, foi presa em flagrante nessa segunda-feira (25), na cidade de Grajaú, a 580 km de São Luís, pelo crime de exercício ilegal da advocacia. Segundo a Polícia Civil do Maranhão (PC-MA), a prisão teve como base denúncias feitas pela Ordem dos Advogados do Brasil no Maranhão(OAB-MA).

De acordo com as denúncias, a mulher que se identificava como advogada atuante na área previdenciária, publicava em suas redes sociais, imagens de possíveis clientes e benefícios sociais adquiridos por intermédio do seu trabalho.

Após as denúncias serem colhidas, representantes da OAB se deslocaram até o escritório da mulher, onde ela se apresentou como advogada atuante no estado do Maranhão. Os representantes da OAB acionaram a polícia e ela foi presa em flagrante.

g1 MA
   Brasil acompanha com preocupação processo eleitoral na Venezuela

Brasil acompanha com preocupação processo eleitoral na Venezuela




Em nota, governo também repudia sanções ao país sul-americano

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil 
O Ministério das Relações Exteriores (MRE) manifestou preocupação com o processo eleitoral na Venezuela em nota à imprensa divulgada nesta terça-feira (26).

“O governo brasileiro acompanha com expectativa e preocupação o desenrolar do processo eleitoral” na Venezuela. Trata-se da primeira manifestação do tipo, sobre o pleito venezuelano, no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O prazo de registro de candidaturas para as eleições presidenciais venezuelanas terminou na noite desta segunda-feira (25). Porém, a coligação de oposição ao atual presidente venezuelano, Nicolás Maduro, anunciou que não conseguiu registrar a candidatura da filósofa e professora universitária Corina Yoris.

A nota do MRE destaca que o impedimento do registro da candidatura não é compatível com os acordos assinados em outubro do ano passado, em Barbados, para promoção de diálogo, direitos políticos e garantias eleitorais na Venezuela. E que até o momento, não houve explicação oficial para este impedimento.

“Com base nas informações disponíveis, observa que a candidata indicada pela Plataforma Unitaria, força política de oposição, e sobre a qual não pairavam decisões judiciais, foi impedida de registrar-se, o que não é compatível com os acordos de Barbados. O impedimento não foi, até o momento, objeto de qualquer explicação oficial.”

No entanto, mesmo sem o registro da opositora de Maduro, Corina Yoris, o MRE apontou que 11 candidatos ligados a correntes de oposição conseguiram registros para concorrer à vaga presidencial e citou como exemplo o atual governador do município de Zulia, também integrante da Plataforma Unitaria, Manuel Rosales, que enfrentará Nicolás Maduro nas urnas, em 28 de julho.

O venezuelano já disputou a presidência da Venezuela, em dezembro de 2006, como adversário do ex-presidente Hugo Chávez, que comandou aquele país de fevereiro de 1999 a março de 2013, quando faleceu.

O Palácio Itamaraty anunciou que o Brasil, em conjunto com outros membros da comunidade internacional, irá cooperar para que as eleições sejam um passo para a normalização da vida política e o fortalecimento da democracia na Venezuela. O MRE classifica o país vizinho como “amigo do Brasil”.

Por fim, o Brasil repete posicionamento anterior em que repudia quaisquer tipos de sanção à Venezuela e acrescenta que essas sanções, além de ilegais, apenas contribuem para isolar do país e aumentar o sofrimento do povo venezuelano.

Confira a íntegra da nota:

Esgotado o prazo de registro de candidaturas para as eleições presidenciais venezuelanas, na noite de ontem, 25/3, o governo brasileiro acompanha com expectativa e preocupação o desenrolar do processo eleitoral naquele país.

Com base nas informações disponíveis, observa que a candidata indicada pela Plataforma Unitaria, força política de oposição, e sobre a qual não pairavam decisões judiciais, foi impedida de registrar-se, o que não é compatível com os acordos de Barbados. O impedimento não foi, até o momento, objeto de qualquer explicação oficial.

Onze candidatos ligados a correntes de oposição lograram o registro. Entre eles, inclui-se o atual governador de Zulia, também integrante da Plataforma Unitaria.

O Brasil está pronto para, em conjunto com outros membros da comunidade internacional, cooperar para que o pleito anunciado para 28 de julho constitua um passo firme para que a vida política se normalize e a democracia se fortaleça na Venezuela, país vizinho e amigo do Brasil.

O Brasil reitera seu repúdio a quaisquer tipos de sanção que, além de ilegais, apenas contribuem para isolar a Venezuela e aumentar o sofrimento do seu povo.

Daniella Almeida / Agência Brasil
   STF derruba carência para autônoma receber salário-maternidade do INSS

STF derruba carência para autônoma receber salário-maternidade do INSS

 


Agora, vale regra aplicada a trabalhadoras formais, cobertas pela CLT
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil/ARQUIVO
O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) ampliou - por 6 votos a 5 - o direito de trabalhadoras autônomas, sem carteira assinada, de receber o salário-maternidade do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), caso tenham contribuído ao menos uma vez para a Previdência Social.

Por maioria, os ministros julgaram inconstitucional a exigência de 10 meses de contribuição para que as trabalhadoras que contribuem voluntariamente ao INSS - as chamadas contribuintes individuais - tenham direito a receber o salário-maternidade.

A carência de 10 meses era questionada no Supremo há 25 anos. A regra foi criada junto com a inclusão das trabalhadoras autônomas entre as beneficiárias do salário-maternidade, na reforma da Previdência de 1999. O tema foi julgado na mesma sessão que derrubou a chamada revisão da vida toda.

Com a derrubada da carência, basta uma contribuição ao INSS para que a profissional autônoma tenha direito a receber o salário-maternidade em caso de parto ou adoção. Ou seja, passa a valer a mesma regra que é aplicada para as trabalhadoras formais, cobertas pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Seguradas especiais

A decisão do Supremo abrange também as seguradas especiais, como as trabalhadoras rurais, e as contribuintes facultativas, que não exercem atividade remunerada, mas contribuem ao INSS para ter acesso aos benefícios do Regime Geral da Previdência Social (RGPS).

Prevaleceu, ao final, o entendimento do ministro Edson Fachin, do STF, para quem a exigência de cumprimento de carência apenas para algumas categorias de trabalhadoras violava o princípio constitucional da isonomia. Ele foi acompanhado pelos ministros Luiz Fux, Cármen Lúcia, Flávio Dino, Dias Toffoli e Luís Roberto Barroso.

Ficaram vencidos os ministros Nunes Marques, Alexandre de Moraes, André Mendonça, Cristiano Zanin e Gilmar Mendes, que votaram pela validade da norma anterior.

Felipe Pontes / Agência Brasil
    Aumenta número de mortos em consequência das chuvas no Espírito Santo

Aumenta número de mortos em consequência das chuvas no Espírito Santo


Foto: Max Wender/Casa Militar ES
Subiu para 20 o número de mortes no Espírito Santo, após as fortes chuvas que atingiram o sul do estado no fim de semana. Segundo a última atualização do boletim da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, sete pessoas ainda estão desaparecidas.

Desse total, 18 aconteceram no município de Mimoso do Sul, onde uma casa de atendimento à pessoa com deficiência foi invadida pelas águas do Rio Muqui do Sul e vitimou cinco pessoas. Outras duas foram confirmadas na cidade de Apiacá.

A Defesa Civil baixou para moderado o nível de alerta para fortes chuvas nesta terça-feira (26) e também não descartou os riscos de deslizamentos de encostas nas áreas urbanas e quedas de barreira às margens de rodovias, em 21 municípios do sul do estado.

Os municípios mais afetados pelo temporal desde a última sexta-feira (22), são Apiacá, Mimoso do Sul, Vargem Alta Muniz Freire e Bom Jesus do Norte, onde a Defesa Civil contabilizou 7.296 pessoas desalojadas e outras 408 desabrigadas.

Os municípios de Alfredo Chaves, Apiacá, Atílio Vivacqua, Bom Jesus do Norte, Vargem Alta, Mimoso do Sul, Ibitirama, Muqui, Muniz Freire, Guaçuí, Jerônimo Monteiro, Rio Novo do Sul e São José do Calçado tiveram o reconhecimento sumário da situação de emergência pela Defesa Civil Nacional, para que pudessem solicitar recursos destinados a ações de assistência humanitária.

Ao todo, 30 municípios receberam algum tipo de socorro às vítimas como água potável, cestas básicas, kit de higiene pessoal ou material de construção para recomposição de estrutura pública.

Rodovias

Algumas rodovias continuam com trechos interditados em decorrência de deslizamentos, como a BR-482 entre os quilômetros 35 e 42, entre os municípios de Alegre a Guaçuí. As rodovias estaduais ES-393, ES-379 e ES-181 operam parcialmente com portos de interdição e a ES-297 foi totalmente interditada entre o quilômetro 45 e o quilômetro 4 da BR-101, sem previsão de liberação.

Fabíola Sinimbú / Agência Brasil