Foto: Nilton Fukuda/Estadão 

As bancadas de partidos de oposição na Câmara dos Deputados anunciaram nesta terça-feira (10/4) que deverão manter uma “obstrução política” à pauta da Casa. A medida é um protesto contra a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Além do apoio do Partido dos Trabalhadores, o movimento conta com a adesão de PDT, PSB, PCdoB e PSol.

A obstrução foi anunciada por parlamentares petistas após uma reunião de líderes nesta tarde. “A crise institucional é enorme. Não vamos dar trégua enquanto esta Casa não repor as garantias constitucionais não só do Lula, mas de quem quer que seja”, afirmou o líder da oposição, José Guimarães (PT-CE).

A estratégia é impedir a votação de matérias da Câmara durante toda a semana. Entre as pautas previstas, estão projetos como a regulamentação do lobby.

Segundo Guimarães, a decisão forçou o presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), a marcar um café da manhã para esta quarta-feira (11) com lideranças na residência oficial da Câmara dos Deputados. “Será um debate apurado e suprapartidário”, garantiu o petista.

Comissão externa
Ainda nesta terça-feira (10), as bancadas da oposição apresentaram um requerimento na Presidência da Câmara, solicitando a instalação de uma comissão externa para verificar in loco as condições de Lula na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba (PR), onde o político se encontra detido desde o último sábado (7).

Entre as justificativas listadas no documento, estão: o diálogo captado durante o voo que transportou o ex-presidente a Curitiba, no qual um dos interlocutores se refere ao petista como “lixo”; a agressão a apoiadores do político nos arredores da Superintendência da PF, no sábado; e a negativa da Justiça de autorizar a visita de nove governadores a Lula nesta terça.

Liana Costa/metrópoles 

http://www.portalcn1.com.br/wp-content/uploads/2018/04/21.jpghttp://www.portalcn1.com.br/wp-content/uploads/2018/04/21-150x150.jpgPortal de Notícias CN1PolíticaPolítica                                                                      Foto: Nilton Fukuda/Estadão  As bancadas de partidos de oposição na Câmara dos Deputados...Portal de Notícias CN1
slp6p5

jku7bl