Foi lançado oficialmente pelo Instituto de Criminalística do Maranhão (Icrim-MA) uma ferramenta digital batizada de TLC ( Tablet em Local de Crime). Um novo mecanismo que vai auxiliar os trabalhos dos peritos criminais do Maranhão .

A nova ferramenta visa otimizar o atendimento em local de crime violento como homicídios ,acidentes de trânsito , roubo de energia , crimes contra o patrimônio ,resultando em um atendimento mais ágil no local da ocorrência por meio de uma conexão com o laudo, gerando assim uma formatação mais eficiente .

No local do crime , o perito criminal fará o levantamento anexando simultaneamente todas as informações em um tablet por meio de uma planilha eletrônica , sendo que ,quando chegar ao laboratório ,fará alguns acréscimos finais se necessário e assim gerando o laudo através de um provedor. Antes o profissional anotava tudo em relatórios manuais e depois transferia para o sistema de computadores na sede do instituto .

O dispositivo foi criado pelo Perito Criminal do Maranhão ,Wallace Ferreira , que informou que o Icrim maranhense é pioneiro no uso dessa plataforma no Brasil , dando destaque a apresentação do projeto no Seminário Nacional de Perícia Criminal , realizado no município de Bonito , em Mato Grosso do Sul.

O ato de lançamento da ferramenta digital , contou com as presenças do Secretário de Segurança Pública ,Jefferson Portela ; do Delegado Geral de Polícia Civil ,Leonardo Diniz ; do Superintendente da Polícia Técnico Científica ,Miguel Alves ; do Diretor Geral do Icrim ,Robson Mourão e da Presidente da Associação de Polícia Técnico Científica do Maranhão (APOTEC) , Érica Brito.

Na ocasião ainda foram inauguradas as novas salas de plantão da perícia externa ,alojamentos e uma nova sala de apoio administrativo para atendimento ao público . “ Um espaço primordial para eficiência e qualidade no desenvolvimento do trabalho pericial. Um benefício para o profissional da perícia e para a sociedade principalmente” salientou o diretor do Icrim -MA , Robson Mourão.

Já o Secretário Jefferson Portela disse que com essa nova aquisição digital ,o estado do Maranhão sai na frente no que tange a perícia criminal com o uso de tal dispositivo . “ Sendo assim ,estamos alinhando mais um capítulo da trajetória da segurança pública” ressaltou Portela . Que ainda frisou sobre a importância da perícia criminal para a elucidação de crimes em todo o estado.

Por Anselmo Oliveira- ASCOM/SSP Fotos: Nilson Figueiredo

http://www.portalcn1.com.br/wp-content/uploads/2018/11/04-3.jpeghttp://www.portalcn1.com.br/wp-content/uploads/2018/11/04-3-150x150.jpegPortal de Notícias CN1MaranhãoMaranhão,SSP-MAFoi lançado oficialmente pelo Instituto de Criminalística do Maranhão (Icrim-MA) uma ferramenta digital batizada de TLC ( Tablet em Local de Crime). Um novo mecanismo que vai auxiliar os trabalhos dos peritos criminais do Maranhão . A nova ferramenta visa otimizar o atendimento em local de crime violento como homicídios...Portal de Notícias CN1
slp6p5

jku7bl