Do  Portal   CN1

Entre os dias 23 de abril e 02 de maio de 2018, a Prefeitura de Santa Quitéria, através da secretaria Municipal de Saúde, sob a coordenação do Centro de Controle de Zoonoses e da Vigilância Epidemiológica com apoio da Unidade Regional de Saúde de Chapadinha, realizou  mais uma ação de combate à Leishmaniose Tegumentar Americana (LTA).

De acordo com o coordenador de Zoonoses, o médico Veterinário, Elder Mariano, a ação foi realizada durante dez  dias no município. “Essa é a segunda etapa da intervenção, haja vista que, a primeira foi realizada em dezembro de 2017. Esse trabalho veio complementar o que já havia sido realizado. Foram dez  dias intensos de muito trabalho, combatendo o vetor da doença, o mosquito palha. Além disso, foram realizados testes rápidos de LVC (Leishmaniose Visceral Canina) como triagem para identificar animais positivos, disse o coordenador de Zoonoses”, destacou Elder Mariano.

Durante o mutirão foram realizadas as seguintes ações:
– 120 testes de diagnóstico de LVC (Leishmaniose Visceral Canina) popularmente conhecido como calazar;
– 157 casas foram borrifadas com produto específico para eliminação do vetor;
– 14 cães foram eutanasiados;
– Povoados visitados: Pau Serrado, Sucuruju, Santa Filomena, Morada Nova, Cabeceira e Rio Grande dos Gonçalves.

                                             Podemos ver o resultado positivo  da equipe que combate o calazar 

Toda a ação só foi possível devido ao empenho da equipe, que contou com o apoio da Unidade Regional de Saúde de Chapadinha (Aécio Soares, Francisco Monteles e Francisco Gomes) com os agentes de endemias da prefeitura de Santa Quitéria, do agente comunitário de Saúde da área  que deu todo apoio e demais colaboradores.

O prefeito Alberto Rocha, destacou o importante trabalho realizado pelas equipes, e a participação das comunidades, que colaboraram com a ação da saúde. Esse é o segundo mutirão realizado especificamente no combate  intenso à Leishmaniose  pela Prefeitura de Santa Quitéria.

http://www.portalcn1.com.br/wp-content/uploads/2018/05/05-12-768x1024.jpghttp://www.portalcn1.com.br/wp-content/uploads/2018/05/05-12-150x150.jpgPortal de Notícias CN1Baixo ParnaíbaBaixo Parnaíba,Prefeito Alberto Rocha/2018,Santa QuitériaDo  Portal   CN1 Entre os dias 23 de abril e 02 de maio de 2018, a Prefeitura de Santa Quitéria, através da secretaria Municipal de Saúde, sob a coordenação do Centro de Controle de Zoonoses e da Vigilância Epidemiológica com apoio da Unidade Regional de Saúde de Chapadinha, realizou  mais...Portal de Notícias CN1
slp6p5

jku7bl