Do  Portal  CN1*

Policiais Militares do 16º Batalhão de Polícia Militar sob o comando do Major Wermeson Pinheiro, ministraram na  última sexta-feira (17/5), uma palestra sobre trânsito para alunos e funcionários do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), no município de Brejo.

Com o tema  “Conscientização para Redução dos Acidentes de Trânsito”, o evento fez parte da Campanha Maio Amarelo – “No Trânsito, o Sentido é a Vida”, abordou  o alto índice de acidentes envolvendo condutores de veículos.

Durante as palestras  ministradas pelo 1º Tenente Alan Cárter e os Sargentos Lima Júnior e Abílio, os alunos e funcionários do IEMA,  receberam orientações quanto aos cuidados que devem tomar no trânsito, em especial aos itens obrigatórios de segurança.

O Sargento PM Lima Júnior fez uma explanação sobre o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), alertando para a obrigatoriedade da Carteira Nacional de Habilitação, do cinto de segurança,  capacete para condutor e passageiro de motocicleta,  valores das penalidades, dentre outros itens constantes no CTB.  Estatísticas de acidentes e mortes causadas pela imprudência, negligência e imperícia de condutores de veículos, também foi apresentado.

O Sargento PM Abílio ressaltou que os acidentes com mortes, principalmente envolvendo os motociclistas, vem crescendo na região do Baixo Parnaíba fato ocorrido principalmente pela falta de um item obrigatório de segurança, o capacete, bem como a imprudência, negligência e imperícia dos condutores. Alertou e orientou a todos os adolescentes que não devemos descumprir o que diz o CTB.

Para o Tenente Alan Cárter o grande problema é a falta de consciência, em especial dos pais, haja vista que estes entregam seus veículos para menores de 18 anos, fato proibido pela legislação de transito, inclusive esses condutores, menores, não utilizam capacete. “Tudo parte do ensinar, educar, se cada responsável tiver a consciência, que entregando uma motocicleta para um menor de idade, estará cometendo um ato que vai de encontro à lei. E desse ato, pode gerar um crime de trânsito com perdas de vida, citou também a falta de consciência dos pais no transporte de crianças, muitas vezes observamos menores, de sete anos sendo conduzidas em cima de tanques, na garupa, sem a devida preocupação pela vida dessas crianças, inclusive motocicletas transportando três, quatro, cinco pessoas, dentre elas crianças”, destacou o oficial. 

Tenente Alan,  enfatizou ainda que o 16º Batalhão vem realizando campanhas de conscientização em escolas sobre a temática do trânsito. “Somente assim, com orientação é que podemos reduzir o alto índice de acidentes envolvendo em especial os motociclistas, bem como reprimindo as práticas ilícitas no trânsito”.

Para a aluna Maíza Mendes, da turma 201 do curso de agricultura orgânica, disse que a perda de uma vida para um pai e uma mãe não tem como ser suportada. Maíza destacou  a importância do uso de capacete para a segurança dos motociclistas. A aluna Thalia Viana da turma 201 do curso serviços Jurídico ficou emocionada devido ao relato dos palestrantes no lidar com diversas ocorrências envolvendo até parentes no trânsito.

O professor Márcio da Disciplina Física afirmou que a perda de amigos lhe faz refletir sobre a consciência, em especial em cidades pequenas, que a falta de orientação para pais e pessoas da comunidade causam diversos problemas. Frisou ainda o papel social da Policia Militar que é orientar, procurar educar a comunidade, e que a verdadeira polícia estará sempre do lado da sociedade.

*Informações do 16°BPM

https://www.portalcn1.com.br/wp-content/uploads/2019/05/04-4.jpghttps://www.portalcn1.com.br/wp-content/uploads/2019/05/04-4-150x150.jpgPortal de Notícias CN1Baixo Parnaíba e Região16° BPM,Baixo Parnaíba,BrejoDo  Portal  CN1* Policiais Militares do 16º Batalhão de Polícia Militar sob o comando do Major Wermeson Pinheiro, ministraram na  última sexta-feira (17/5), uma palestra sobre trânsito para alunos e funcionários do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), no município de Brejo. Com o tema  “Conscientização para Redução...
slp6p5

jku7bl