Portal  CN1*

Dr. Francisco Magalhães, médico oftalmologista do CMAC

A cada cinco segundos uma pessoa fica cega no mundo e, cada minuto, uma criança. Esses são os dados da Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO).

Para chamar a atenção sobre a importância dos cuidados com os olhos, 10 de julho foi escolhido como Dia da Saúde Ocular. A data foi estabelecida para chamar a atenção para a importância dos cuidados com a saúde dos olhos e mostrar à população os benefícios das medidas preventivas. A Sociedade Brasileira de Oftalmologia que, estatutariamente, tem entre seus objetivos a preservação da saúde ocular da população, participa do Dia da Saúde Oculare de todas as datas que enfatizam o cuidado com os olhos.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 39 milhões de pessoas em todo o mundo sejam acometidas pela cegueira e 246 milhões sofram de perda moderada ou severa de visão. No Brasil, esses números ultrapassam a casa de 1,5 milhões de pessoas cegas, o que equivale a 0,75% da população, segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A falta de cuidados com os olhos pode provocar complicações na visão. Por isso a importância de manter visitas regulares ao oftalmologista ajuda na detecção e prevenção de problemas oculares evitando agravamentos decorrentes de doenças assintomáticas.

A SBO preconiza ainda um exame oftalmológico realizado na idade adulta, entre 30 e 40 anos. E a partir dos 40 anos, a recomendação é um exame anual. Pessoas com familiares portadoras de alguma doença ocular devem fazer exames mais frequentemente desde a infância.

Além de visitar regularmente um oftalmologista, siga as recomendações para cuidar dos olhos:

Proteja os olhos dos raios UV
Evite coçar a região dos olhos
Não utilize colírio sem indicação médica
Sempre limpe a região dos olhos
Use protetor ocular em situações de risco
Não compartilhe produtos de maquiagem

Informações Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO)*

https://www.portalcn1.com.br/wp-content/uploads/2019/07/01-18.jpghttps://www.portalcn1.com.br/wp-content/uploads/2019/07/01-18-150x150.jpgPortal de Notícias CN1Baixo Parnaíba e RegiãoBaixo Parnaíba,Dr. Francisco MagalhãesPortal  CN1* A cada cinco segundos uma pessoa fica cega no mundo e, cada minuto, uma criança. Esses são os dados da Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO). Para chamar a atenção sobre a importância dos cuidados com os olhos, 10 de julho foi escolhido como Dia da Saúde Ocular. A data...
slp6p5

jku7bl