O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, notificou o Congresso norte-americano sobre sua intenção de tornar o Brasil um aliado prioritário extra Otan, sigla para Organização do Tratado do Atlântico Norte.

Por meio de nota, o republicano afirmou “Estou tomando essa medida para reconhecer o recente comprometimento do Brasil em aumentar a cooperação militar com os Estados Unidos, e em reconhecimento do nosso próprio interesse nacional em intensificar nossa coordenação militar com o Brasil”.

Caso a decisão seja confirmada, o Brasil entra para o grupo, que hoje contém 17 países, entre eles Israel, Alemanha e Argentina, o único sul-americano a integrar a lista. Assim, o Brasil poderá ter acesso a vários tipos de cooperação militar e a transferências de tecnologia com os EUA.

A classificação como aliado também permite que o Brasil tenha acesso preferencial à compra de equipamentos militares norte-americanos, com isenções dentro da Lei de Exportação de Armas que rege a venda desses produtos sensíveis.

João Paulo Machado/Agência Rádio Mais

https://www.portalcn1.com.br/wp-content/uploads/2019/05/08-3.jpghttps://www.portalcn1.com.br/wp-content/uploads/2019/05/08-3-150x150.jpgPortal de Notícias CN1InternacionalInternacionaisO presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, notificou o Congresso norte-americano sobre sua intenção de tornar o Brasil um aliado prioritário extra Otan, sigla para Organização do Tratado do Atlântico Norte. Por meio de nota, o republicano afirmou 'Estou tomando essa medida para reconhecer o recente comprometimento do Brasil em...
slp6p5

jku7bl