Mais 10 leitos disponíveis no Hospital Juvêncio Matos (Fotos: Márcio Sampaio).

A rede de atendimento e cuidados com recém-nascidos foi ampliada, nesta quarta-feira (15), com a entrega de 10 leitos neonatais no Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos. A expansão do serviço faz parte do pacote de ações para o enfrentamento das mortes materno-infantil lançado neste mês pelo governador Flávio Dino.

“Em maio, lançamos uma série de ações voltadas ao cuidado materno e infantil, e, agora, somamos mais 10 leitos à rede neonatal. Planejamos, inclusive, descentralizar ainda mais para o interior do estado esses cuidados”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.

Participaram da visita inaugural o presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema), Othelino Neto, o vice-presidente da Comissão de Saúde, deputado Yglésio Moyses, e o o secretário de Estado de Articulação das Políticas Públicas, Marcos Pacheco.

“É gratificante saber que mais 10 leitos estão sendo disponibilizados para todo o Maranhão. É saber que mais crianças terão suas vidas salvas e isso me deixa feliz. Ver a rede de saúde sendo ampliada, é ver os números do orçamento que votamos se tornando realidade e, neste caso, salvando vidas”, comentou Othelino Neto.

“Iniciativas como essa nos dão esperança para manter a coragem mais elevada. Hoje, saímos daqui fortalecidos, com a certeza de que todos estamos nos esforçando. As crianças que entrarem aqui são guerreiras, cuidadas por outros guerreiros”, frisou Yglésio Moyses.

Os 10 novos leitos vão integrar a Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional (UCINCo) e somam-se aos oito do tipo já existentes. Compõem, ainda, a UTI neonatal da unidade, 22 leitos da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (Utin) e cinco da Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru (UCINCa).

Segundo o diretor-geral da unidade, Edison Cunha, o hospital é referência em atendimento infantil para todo o Maranhão, principalmente por disponibilizar as UTIs neonatais. “O ganho não é apenas para o hospital, mas para todo o Estado. A demanda do interior é muito grande nas internações, com os 10 novos leitos amenizamos a necessidade, fornecendo uma melhor assistência para as crianças que nascem no estado”, ressaltou.

Fala, povo!

“Vai ficar bem melhor. Mais crianças vão ser cuidadas com esse novo espaço e mais pessoas vão ter acesso”

Juciane Silva, 27 anos, mãe de Noah, de dois meses, internado na UCINCo

“Acho muito bom, porque muita gente precisa. Tem muita mãe que sofre com seus filhos, espero que façam ainda mais”

Sandra Maria Ferreira, 42 anos, com sobrinho internado na UTI

“É muito bom o sentimento de ver mais leitos sendo abertos. Muita criança precisa, quando sai uma criança de alta, imediatamente chega outra. Com mais leitos, é muito melhor para eles que são lutadores”

José Kleber Martins da Cunha, 32 anos, cujo filho Isac, de 28 dias, está internado na UTIn

https://www.portalcn1.com.br/wp-content/uploads/2019/05/21.jpeghttps://www.portalcn1.com.br/wp-content/uploads/2019/05/21-150x150.jpegPortal de Notícias CN1MaranhãoMaranhãoA rede de atendimento e cuidados com recém-nascidos foi ampliada, nesta quarta-feira (15), com a entrega de 10 leitos neonatais no Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos. A expansão do serviço faz parte do pacote de ações para o enfrentamento das mortes materno-infantil lançado neste mês pelo governador Flávio Dino. “Em...
slp6p5

jku7bl