Os deputados vão receber títulos e se tornarão cidadãos vargem-grandenses. Os vereadores Jociedson (PL) e Dr. Júnior Castro (Republicanos) são os autores das proposições.
Os deputados Josimar, Detinha e Aluízio Santos, ambos do PL, receberão homenagens na Câmara Municipal de Vargem Grande. Os parlamentares serão agraciados com títulos de cidadãos vargem-grandenses. A outorga é concedida a pessoas nascidas fora da cidade, que fazem jus à honraria, em razão de mérito em prol da cidade. As informações são do Blog Thales Castro.
Os vereadores Jociedson (PL) e Dr. Júnior Castro (Republicanos) são os autores das proposições. De acordo com os legisladores municipais, a iniciativa visa homenageá-los pelos relevantes serviços prestados à sociedade.
Os Decretos Legislativos de autoria dos vereadores de oposição foram aprovados por unanimidade dos vereadores presentes na sessão ordinária desta sexta-feira, 23.
A sessão solene para entrega das honrarias será realizada no plenário da Câmara, mas ainda não tem data e nem horário marcado para acontecer. A tendência é que a solenidade ocorra de forma conjunta para que os deputados sejam agraciados com o título de cidadania.
Sobre os homenageados
Josimar Cunha Rodrigues é natural do município de Várzea Alegre, na Região do Cariri (CE), filho de um casal de lavradores, que soube enfrentar as dificuldades do sertão cearense com muito otimismo e fé. Empresário, ele foi prefeito da cidade de Maranhãozinho (MA) por dois mandatos consecutivos.
Com o nome político de Josimar de Maranhãozinho, foi deputado estadual com a expressiva votação de 99.252 votos. Foi eleito deputado federal em 2018 e voltou a se reeleger em 2022. Josimar é o presidente de honra do PL, partido que mais elegeu prefeito nas eleições deste ano.
Detinha
Maria Deusdete Lima Cunha Rodrigues é natural do município de Carius, na Região Centro Sul Cearense do Cariri (CE). Carinhosamente chamada de Detinha, nome político que adotou, ela é graduada em Serviço Social. Foi secretária de Ação Social, no município de Maranhãozinho, cujo modelo de gestão a projetou para o mundo da política.
Alguns anos depois, assumiu a Prefeitura do Município de Centro do Guilherme. O povo aprovou e ratificou o mandato dela, que permaneceu no cargo por dois mandatos consecutivos: 2009 a 2012 e 2013 a 2016.
Em 2018, Detinha foi eleita deputada estadual, com 88.402 votos, e fez parte da Mesa diretora da Assembleia Legislativa, ocupando o cargo de 2ª Vice-Presidente, no biênio 2019 – 2020, sendo reeleita para o biênio seguinte. Em 2022, foi eleita deputada federal com a maior votação do pleito. O desempenho nas urnas fez ela virar colega de plenário do marido, representando o primeiro casal de deputado federal da história do Brasil.
Aluízio Santos
Aluízio Souza Santos, empresário e engenheiro civil, nasceu em 23 de dezembro de 1979, na localidade rural Carnaubinha, município de Chapadinha – MA. Filho dos agricultores Arlindo Rodrigues Santos e Raimunda Rodrigues de Sousa, tem 10 irmãos e 4 filhas, sendo Yasmin, filha biológica, e Elexsandra, Thaynnara e Thayanne, filhas de coração.
De família católica, desperta a vocação por evangelizar e em 2002 começa a ajudar os Padres Neves e Casimiro, fundando novas comunidades religiosas na zona rural de Chapadinha.
Em 2004, começa a participar de movimentos políticos, assim, se tornando uma liderança. Em 2012, foi um dos coordenadores da campanha vitoriosa de Belezinha, a prefeita, e passou a ter uma importante atuação como secretário de obras, o qual deixou um enorme legado de grandes obras estruturantes.
Em 2014, filiou-se ao Partido Liberal, sendo presidente do diretório municipal de Chapadinha. Em 2017 recebeu a missão de comandar a regionalização do partido, e através destes trabalhos, em 2018, Belezinha foi candidata a Deputada Estadual, sendo bem votada e ficando em suplência.
Em 2020, com sua grande capacidade de articulação, foi decisivo na campanha vitoriosa de Belelzinha, e então nomeado secretário de articulação política de Chapadinha.
Como secretário, garantiu recursos extras para saúde, educação e para obras estruturantes para o município. Além de ser responsável pela implantação de programas sociais como, PROFAP, o qual beneficiou mais de mil jovens, com meia bolsa em cursos superiores. BOLSATEC e EDUCAMAIS, também com meia bolsa em cursos tecnólogos.
E na qualificação profissional implantou o programa CAPACITA MAIS, com mais de 2.000 jovens beneficiados e AUXÍLIO GÁS, que abrange mais de 15 mil famílias com desconto de R$ 30,00.
Por toda sua trajetória, se tornou um grande representante político, e em 2022 foi eleito Deputado Estadual do Maranhão com 50.770 votos.
0 comentários: