domingo, 26 de maio de 2013

Secretário Luis Fernando ministra palestra em São João dos Patos

Compartilhar




CN1

Domingo, 26 de maio de 2013


Secretário Luís Fernando tratou do desafio desenvolvimento sustentável da agricultura familiar.



O secretário de Estado de Infraestrutura, Luis Fernando Silva, proferiu palestra no V Encontro da Agricultura Familiar, na manhã da última  sexta-feira (24), dentro da programação da 14ª Exposertão, em São João dos Patos. 

Ele enfocou o desafio do desenvolvimento sustentável na agricultura familiar e falou sobre experiências de programas desenvolvidos na época em que foi prefeito de São José de Ribamar.

“Precisamos entender que o Maranhão é o estado mais rural do Brasil, pois 40% da população maranhense vivem no campo. Então, qualquer programa de desenvolvimento no estado tem que passar pela zona rural. E tem que passar necessariamente pelo pequeno produtor”, assinalou Luis Fernando. 

Presentes os secretários de Estado Fernando Fialho (Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar) e Cláudio Azevedo (Agricultura, Pecuária e Abastecimento), agricultores do médio sertão maranhense, secretários de agricultura municipais, entre outras autoridades.



Luis Fernando Silva observou que o programa Viva Sementes e o trabalho da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Agrícola do Maranhão (Agerp) destacam-se no apoio e incentivo aos pequenos produtores.

“O desenvolvimento da agricultura familiar é uma preocupação de todos nós e não é só de responsabilidade dos governos federal, estadual ou municipal”, declarou. Luis Fernando Silva apontou também que para o pleno desenvolvimento da agricultura familiar quatro fatores são essenciais: terra, insumo, crédito e infraestrutura. 

Na ocasião, o secretário de Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar, Fernando Fialho, apresentou as medidas adotadas pelo Governo do Estado. “O município pode, nas compras que ele já realiza todo mês para suas escolas, utilizar os produtos da agricultura familiar. 

Eles já são obrigados por lei a comprar 30% da agricultura local, mas um município comprometido pode comprar muito mais. Ele pode orientar os produtores para que atendam a cesta de produtos que o município está precisando. Nós estamos fazendo agora um manual orientando os municípios para que utilizem todos os artifícios legais para estruturar o programa de compra local”, destacou Fialho.

Além das palestras, o V Encontro da Agricultura Familiar contou com a realização de cursos de melhoramento técnico. Edinaldo Quirino, secretário municipal da Agricultura e Abastecimento de São João dos Patos, ressaltou que o encontro é um oportunidade de avaliação e discussão dos desafios do setor. 

“Para que o nosso produtor continue no campo, é necessário que ele tenha boa infraestrutura e qualidade vida para continuar produzindo”.

O prefeito Valdênio Sousa, destacou que existe uma preocupação com a formação do pequeno produtor. Foram quatro cursos voltados para o avanço técnico da produção: inseminação artificial em caprinos e ovinos, produção de defumados, cultivo de hortaliças e administração da propriedade. “Nós precisamos entender que a agricultura familiar funciona como qualquer empresa e por isso precisamos ter a noções mínimas dos princípios de administração. 

Precisamos saber como gerir os recursos, investir para que possa aumentar a produção e melhorando cada vez mais”, explanou.

Com informações da SECOM
Fotos/Vanusa Cavalcante/Salvaterra

Compartilhar

Author: verified_user

0 comentários: