terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Governo participa de solenidade de passagem de comando na Capitania dos Portos do Maranhão

Compartilhar


Portal CN1, com informações da SSP/MA

Terça-Feira, 02 de fevereiro de 2016

Capitão de Mar e Guerra André Luiz ao lado do secretário de SSP/MA Jefferson Portela
Em tempo - Foi realizada solenidade de passagem de comando da Capitania dos Portos do Maranhão na Avenida Beira Mar, onde o até então comandante, Capitão de Mar e Guerra Marcos Tadashi Hamaoka, passou o comando ao também Capitão de Mar e Guerra André Luiz Trindade Gomes.

A Capitania dos Portos do Maranhão foi criada, originariamente, como sendo de segunda classe, porém, mais tarde, em 22 de março de 1989, com o retorno ao Comando Naval de Belém, e já sob o lastro do Complexo Portuário do Maranhão, foi alçada à condição de Primeira Categoria. A partir desse momento, a Capitania dos Portos do Maranhão não pode mais ser comandada por um oficial cuja patente fosse inferior à de Capitão-de-Mar-e-Guerra.

Estiveram presentes na cerimônia várias autoridades do estado, dentre elas o secretário de Estado de Segurança Pública, Jefferson Portela representando o governador Flávio Dino, além da desembargadora em exercício do Tribunal de Justiça do Estado, Maria das Graças de Castro Duarte e o Vice-Almirante Alipio Jorge Rodrigues da Silva.

Em discurso emocionado, o Capitão de Mar e Guerra Marcos Tadashi Hamaoka ressaltou a responsabilidade mútua do trabalho em conjunto das autoridades portuárias e marítimas que atuam no maior complexo portuário do Brasil. E lembrou também que durante todo o tempo em que permaneceu no comando da Capitania dos Portos do Maranhão realizou um trabalho atuante para garantir o seguimento das atividades portuárias do Maranhão. “Deixo aqui não um ponto final, mas uma virgula, na certeza de que os trabalhos não se encerrarão, mas terão continuidade”, ressaltou.

O Capitão de Mar e Guerra André Luiz Trindade Gomes, em seu discurso, afirmou que dará continuidade ao que já vinha sendo realizado por seu antecessor. “Vamos continuar com ações de atenção à segurança portuária, segurança ambiental e à salvaguarda humana”, afirmou.

Durante a solenidade da cerimônia de passagem de comando, foram feitos agradecimentos às autoridades que se fizeram presentes, além do compromisso de manter a unidade com a Secretaria de Segurança do Estado no intuito de proteger as águas que circundam a região de possíveis violações às leis marítimas.

O Secretário de Estado de Segurança Pública Jefferson Portela disse: “É muito importante estar aqui hoje tanto para homenagear o comandante que sai, o Tadashi, quanto o que assume agora, o comandante Trindade, para continuar tudo o que já foi feito pelo comandante anterior e aprofundar cada vez mais as relações entre a Marinha do Brasil, Governo do Estado e o sistema estadual de segurança. ” Jefferson Portela também destacou que esta unidade acontece através da presença da Capitania dos Portos do Maranhão no Gabinete de Gestão Integrada, no Palácio dos Leões, com a presença do governador do Estado, para discutir ações importantes na estruturação de trabalhos conjuntos.
Compartilhar

Author: verified_user

0 comentários: