segunda-feira, 16 de maio de 2016

Prefeitura de Chapadinha, através da Secretaria Municipal de Igualdade Racial comemora o Dia das Mães no Povoado Quilombola Barro Vermelho

Compartilhar

Segunda-Feira, 16 de maio de 2016

Edição de Fotos: Portal CN1
A Prefeitura de Chapadinha através da Secretaria de Igualdade Racial com o apoio da ex secretária Chiquinha Pessoa, proporcionou  uma emocionante comemoração ao Dia das Mães no povoado Quilombola Barro Vermelho. O evento contou com a participação de mães dos povoados Piquizeiro e Baturité.

Participaram ainda da comemoração a gestora da Escola Raimundo Antão Filho, professora Maria da Guia; Luis Barbeiro e Francisca Vanda representando o Sindicato dos Trabalhadores Rurais – STTR.

Durante a manhã a equipe da secretaria de Igualdade, junto com as crianças e os adolescentes da comunidade Quilombola, fizeram as ornamentações, enquanto as mães prepararam um delicioso almoço. Depois de uma breve parada para o banho no Rio Munim que embeleza a propriedade, ao meio dia, foi servido a refeição.

No início da tarde, foi realizada as homenagens as mães. A acolhida e abertura ficou por conta do professor da localidade Sebastião Pereira, que realizou uma pequena celebração bíblica temática sobre a importância da mulher genitora na sociedade.

Em seguida foi formada a mesa com os seguintes convidados:
• Professora Maria da Guia – Gestora da Escola Raimundo Antão Filho - Povoado Baturité
• Francisca Vanda – STTR
• Luis Barbeiro – STTR
• Chiquinha Pessoa – ex-secretária de Igualdade Racial
• Sebastião Silva Pereira – Professor do povoado Barro Vermelho (escola anexo do Baturité).

Em seus depoimentos, os participantes da mesa fizeram declarações e homenagens às mães presentes e destacaram a história de luta e conflitos em busca dos direitos, citando como as maiores protagonistas, as mulheres guerreiras do remanescente quilombola Barro Vermelho.

Dando sequencia as homenagens, foi lida mensagens de filhos para suas mamães, que emocionaram a todas as pessoas, seguido de calorosos abraços e choro. Também foram apresentados dois vídeos que abordaram assuntos relacionados a gestação e a influencia das mães na vida dos filhos.

Após os comentários sobre os vídeos, todos foram convidados a cantar a música do cantor e compositor chapadinhense Francisco Marinho, “Mãe Querida”, depois cantaram um duplo “Parabéns”, uma vez que a mãe Gilcineide da Conceição estava aniversariando. Foi uma agradável surpresa.

Finalizando houve a entrega de presentes especiais personalizados ao Dia das Mães. A Professora Maria da Guia presenteou também a mãe com maior número de filhos. Antes da distribuição do bolo e refrigerantes, representantes da comunidade agradeceram a todos envolvidos na comemoração em especial o apoio total da senhora Chiquinha Pessoa que há anos aderiu a causas raciais.

Compartilhar

Author: verified_user

0 comentários: