quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Avião que levava a Chapecoense não deveria ter feito a rota sem parar para abastecer, dizem especialistas

Compartilhar

Quarta-Feira, 30 de novembro de 2016

Foto: Raul ARBOLEDA,AFP / Agencia RBS

Apesar de as causas da queda do avião que transportava o time e a comissão técnica da Chapecoense ainda não terem sido esclarecidas, especialistas apontam que a aeronave utilizada para o trajeto não deveria ter feito a rota sem uma parada para abastecimento por não ser indicada para um voo direto tão longo. 

A hipótese mais provável, — e contrária às especulações iniciais, de queo piloto teria liberado combustível para evitar uma explosão após uma pane elétrica —, é a de que o avião tenha sofrido uma pane seca, ou seja, tenha caído pela falta de gasolina.

— Em primeiro lugar, uma pane elétrica não justificaria jogar combustível fora porque ela não faz necessariamente o avião cair. Alijamento (descarte) de combustível não tem nenhuma lógica neste caso, até porque esta aeronave não possui um dispositivo para isso. É um avião de etapas curtas, para fazer trajetos de uma hora, duas horas. Este trajeto era de mais de quatro horas — afirma o professor de Ciências Aeronáuticas da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e comandante de aviação comercial aposentado, Cláudio Scherer.


Jaqueline Sordi/Zero Hora



Compartilhar

Author: verified_user

0 comentários: