sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Secretário Jefferson Portela participa do 6º Congresso Estadual do Ministério Público do Maranhão

Compartilhar

Sexta-Feira, 16 de dezembro de 2016


O Secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela participou, na última segunda-feira (12), da solenidade de abertura do 6º Congresso Estadual do Ministério Público do Maranhão, cujo tema é “O Ministério Público em defesa da ética e da democracia: caminhos, desafios e esperanças…”. Na ocasião, Jefferson Portela estava representado o Governador do Estado, Flávio Dino. A cerimônia foi realizada no Auditório da Procuradoria Geral de Justiça, localizado na Avenida Carlos Cunha, bairro Calhau.

O referido evento está sendo promovido pelo Ministério Público do Maranhão e pela Escola Superior do Ministério Público, com o apoio da AMPEM (Associação do Ministério Público do Estado do Maranhão), e terá duração de dois dias, 12 e 13 de dezembro de 2016. O objetivo do Congresso é discutir estratégias de combate à corrupção, resgate da democracia e da ética nos espaços públicos e privados, haja vista que os membros do MP consideram primordial para o sucesso desse enfrentamento o processo de capacitação e a contínua prática de realinhamento da atuação dos seus integrantes.

Na oportunidade, o Secretário Jefferson Portela frisou que “A corrupção é um mal que assola a sociedade, por isso deve ser combatida de forma firme e segura, com base na ética e na moralidade”. Portela acrescentou que o Governo do Estado e a Secretaria de Segurança Pública não tem medido esforços para resolver esse problema que é responsável por várias mazelas sociais. “Prova disso é que uma das primeiras medidas do governador Flávio Dino foi a edição do decreto que aplica a Lei Anticorrupção no Maranhão. Desde modo, o nosso estado passou a ser o 6º da federação brasileira a aderir à lei que tem como objetivo o combate à corrupção, bem como extinguir os privilégios e gastos desnecessários”, acentuou.

Alinhado ao propósito do Governo de dissipar as injustiças sociais oriundas da corrupção, Jefferson Portela ressaltou que uma das prioridades da sua gestão foi a criação daSuperintendência Estadual de Combate a Corrupção (SECCOR). A Superintendência mencionada é responsável pela elaboração de ações que desarticulam quadrilhas especializadas em desvios de recursos públicos. Ele ainda destacou que não basta apenas colocar na cadeia os corruptos; o poder público deve criar e consolidar mecanismos como os que estão sendo elaborados na atual legislatura para combater as estruturas desta ação criminosa e impedir que a mesma se torne cada vez mais sofisticada.

Finalizando a sua fala, o Secretário de Segurança Pública do Maranhão ressaltou que “esse conjunto de ações comprova que o estado está no caminho certo e que as instituições estão cumprindo o seu papel no controle das gestões públicas, de forma independente e autônoma”. “Muito já foi feito no Maranhão no tocante ao combate à corrupção, mas estamos cientes de que ainda há muito ser feito e não mediremos esforços para dar continuidade a esse trabalho, no objetivo de extinguir a corrupção em nosso estado, resgatando os princípios morais nas relações com o bem público”, complementou Portela.

Estiveram presentes também à solenidade o Procurador-Geral de Justiça, Luiz Gonzaga Martins Coelho, a diretora da ESMP, Ana Teresa Silva de Freitas, o Presidente da AMPEM, Tarcísio José de Sousa Bonfim, membros do Ministério Público, convidados e demais autoridades.

 Cabo PM Paulo/ ASCOM SSPMA/edição Portal CN1
Compartilhar

Author: verified_user

0 comentários: