segunda-feira, 9 de outubro de 2017

Santa Quitéria-MA, sedia Capacitação para criação do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Preguiças

Compartilhar

Do  Portal CN1 (com informações da SECOM)

Segunda-Feira, 09 de outubro de 2017


O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) com apoio da Prefeitura de Santa Quitéria,  realizou  na última  sexta-feira (06),  capacitação com os  municípios da região para criação do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Preguiças.

Participaram da reunião  o Centro de Defesa e Promoção dos Direitos da Cidadania, (CEDEPRODC), Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, (STTR), usuários de água e sociedade civil

Além de Santa Quitéria, representada pelo secretario  Municipal de Meio Ambiente, Antônio Alves (Tony Chacal), a segunda fase da capacitação contou  com representantes  dos municípios de Anapurus, Barreirinhas, Paulinho Neves, Santana e Tutóia.


Na ocasião, foram discutidos os seguintes temas: Caracterização da Bacia Hidrográfica do Rio Preguiças; Descrição da situação atual da Bacia do Rio Preguiças; Construção do conceito de Comitê de Bacia Hidrográfica e Comitê de Bacia Hidrográfica no Contexto da Política de Recursos Hídricos.

Ao todo, dez municípios fazem parte da Bacia do Rio Preguiças: além de Barreirinhas, Tutoia e Paulino Neves, a Bacia compreende ainda os municípios de Santana do Maranhão, Anapurus, Santa Quitéria, Urbano Santos, Belágua, Santo Amaro e Primeira Cruz.  Para o terceiro bloco Urbano Santos e Belágua; e depois será a vez de Santo Amaro e Primeira Cruz.

A Bacia Hidrográfica do Rio Preguiças representa 2% da área total do estado e 135 km de extensão, uma área de 6.707,91 km, sendo formada por três rios: Preguiças (o principal e em sua maior extensão), Negro e Cangatã.



Compartilhar

Author: verified_user

0 comentários: