Domingo, 14 de outubro de 2012
Por Oswaldo Vivian - Jornal Pequeno
Vinte e um cidadãos do município de Senador Alexandre Costa (a 440 quilômetros de São Luís) denunciaram a equipe do tenente Paulo, da Força Tática da Polícia Militar do Maranhão, por prática de tortura e truculência.
De acordo com a denúncia – feita na Delegacia Regional de Presidente Dutra, ao delegado Paulo Artur Garcia Franco –, o tenente e os homens comandados por ele abordaram, 'de forma truculenta', 21 pessoas que se reuniam diante da casa do candidato derrotado nas eleições municipais, Dr. Orlando Arouche (PPS), e as obrigou a ficarem de joelhos no asfalto por meia hora (das 12h30 às 13h), debaixo de um sol intenso.
Fotos de pessoas com os joelhos feridos pelo asfalto quente foram anexadas à denúncia.
O episódio, segundo os denunciantes, ocorreu na segunda-feira (8), no decorrer da busca que a Força Tática fez na cidade horas depois da depredação da sede da Prefeitura e da Câmara Municipal.
O depredação de segunda foi motivada pelo anúncio, na noite de domingo (7), da vitória de José Carneiro Filho, o 'Carneirinho' (PMDB), candidato do prefeito Carlos Pereira Machado (PTB) – por uma diferença de 25 votos. 'Carneirinho' teve 2.669 votos (50,24%) e Dr. Orlando, 2.644 (49,76%).
Carlos Machado e 'Carneirinho' são acusados pela oposição de praticar – principalmente nos povoados mais pobres de Senador Alexandre Costa – 'uma intensa compra de votos'.
Machado é acusado, ainda, de 'inventar' uma enchente, em 2009, para receber recursos federais emergenciais de mais de R$ 2 milhões, e de enriquecimento ilícito. Ambos os casos estão sendo apurado pela Polícia Federal de Caxias.
A relação dos denunciantes da suposta tortura é a seguinte:
Adailton dos Santos; Jean Batista Costa; Antonio Francisco Lima; Domingos Gomes; Guilhermam Davi Farias da Silva Costa; Lázaro Bezerra da Silva; Maicon Rosa Lima Araújo; Leandro da Conceição; Denilson Aquino do Nascimento; Antonio Pereira da Silva; José Cosme de Araújo Carvalho; Maycone Rosa Lima Araújo; Marciel Rodrigues Costa; Manuel da Conceição; Giliarde Coutinho Teixeira; Mauro Pereira da Silva; Marcos Aurélio Santos de Andrade; José Victor Rios de Almeida; Edimilson de Aquino de Oliveira Sousa; Francisco Alves da Cruz; e Edimilson Costa da Silva.
O Boletim de Ocorrência (BO) tem o número 399/2012.
Outro lado – O Jornal Pequeno tentou ouvir ontem o coronel Franklin Pacheco, comandante da PM do Maranhão, sobre o assunto, mas ele não atendeu as ligações.
0 comentários: