segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Governadora Roseana e presidente do BNB assinam acordos de cooperação técnica

Compartilhar




CN1, com informações da Secom
Fotos/ Gilson Teixeira

Segunda-Feira, 26 de agosto de 2013

Roseana Sarney e Ary Joel de Abreu Lanzarin se cumprimentam depois de firmarem a parceria



A governadora Roseana Sarney se reuniu com o presidente do Banco do Nordeste, Ary Joel de Abreu Lanzarin, na tarde desta segunda-feira (26), no Palácio dos Leões. 

Na ocasião, além de tratar sobre a atuação da instituição financeira no estado, eles assinaram dois acordos de cooperação visando o incremento da produção na área de pesca e aquicultura e o combate à pobreza extrema.

“Essa parceria é fundamental para garantir a inserção de mais maranhenses, por meio da melhoria da produção, do investimento em assistência técnica e do aumento da renda. Dessa forma, garantimos o acesso ao crédito e também a orientação e o acompanhamento necessários aos empreendimentos”, declarou Roseana Sarney.


Governadora Roseana Sarney e o presidente do Banco do Nordeste, Ary Joel de Abreu Lanzarin assinam acordos de cooperação técnica


O presidente do Banco do Nordeste, Ary Joel de Abreu Lanzarin, detalhou investimentos no Maranhão e destacou que, ao final de 2013, o banco deve chegar a 30 agências instaladas no estado. “Temos uma parceria histórica com o governo e um compromisso com o desenvolvimento do Maranhão”, declarou.

“Este ano, temos a previsão de atingir R$ 2,3 bilhões de recursos em todos os investimentos, incluindo a indústria, agricultura, comércio, empreendedorismo individual, agricultura familiar, enfim, todos esses segmentos que vão contribuir para gerar mais emprego e agregar mais renda”, assinalou o presidente do Banco do Nordeste, observando que, em 2013, serão investidos cerca de R$ 400 milhões em um público de 167 mil empreendedores individuais que trabalham no Maranhão e essa parceria visa ampliar o volume de recursos e pessoas.

Roseana Sarney, Ary Joel de Abreu Lanzarin, secretários e demais autoridades após a assinatura dos acordos


Também presentes à reunião, os secretários chefe da Casa Civil, João Guilherme Abreu; de Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar, Fernando Fialho; de Pesca e Aquicultura, Dayvson Franklin; o superintendente regional do Banco, Heron Mendes; e o superintendente federal da Pesca e Aquicultura no Maranhão, Junior Verde.

Cooperação
No encontro, foram assinados acordos de cooperação técnica entre o BNB e a Secretaria de Estado da Pesca e Aquicultura (Sepaq) visando expandir a metodologia do Programa de Microcrédito Rural do Banco do Nordeste, o Agroamigo, para outros grupos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). 


Governadora Roseana em reunião com presidente do BNB, secretários e demais autoridades

O objetivo é favorecer pescadores artesanais e aquicultores familiares maranhenses por meio da concessão de crédito, garantia de assistência técnica e extensão rural e acompanhamento dos empreendimentos. A Superintendência Federal da Pesca também assinou o mesmo acordo com a instituição financeira.

“Esse termo de cooperação é extremamente importante para o setor em nosso estado, garantindo que a Secretaria da Pesca possa dar extensão técnica necessária, isto é o auxílio para que os pescadores elaborem projetos para a obtenção dos créditos’, declarou o secretário Dayvson Franklin, ressaltando que os bancos oficiais, caso do BNB, são os grandes operadores dos programas federais como o Safra Pesca e Aquicultura.

Com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar (Sedes) foi firmado acordo de cooperação técnico-financeira para implementação do Programa de Superação da Extrema Pobreza, o Viva Oportunidades, com apoio do Programa de Microcrédito Urbano do Banco do Nordeste, o Crediamigo.

“Estamos ampliando a parceria com o BNB, o que terá reflexo na melhoria da produção e da vida do pequeno agricultor, destacou o secretário Fernando Fialho. Ele destacou o investimento no Programa Nacional de Fortalecimento na Agricultura Familiar (Pronaf), que registrou crescimento de mais de 30% nas operações de crédito. 
Compartilhar

Author: verified_user

0 comentários: