Quarta-Feira, 14 de agosto de 2013
Foi realizada na noite da última terça-feira (13), na quadra do colégio CAIC, a aula inaugural dos cursos do Pronatec por meio do Senai em parceria com a Prefeitura de Chapadinha, através das secretarias de assistência social, do trabalho e educação. Nesta etapa estão sendo oferecidos cinco cursos profissionalizantes nas áreas de encanador, instalador predial, pintor de imóveis, armador de ferragens, soldador no processo eletrodo revestido. As aulas serão nos turnos vespertino e noturno na sede do Colégio CAIC. Hoje, ( 14 ), começam as aulas dos cursos de encanador, pintor e armador. No dia 26 começam a de soldador e para o mês de setembro, devem começar as aulas do curso de eletricista.
O evento contou com a presença dos secretários de assistência social, Francisco Paiva, do trabalho, Zezinho Lima, do secretário de educação, Francejane Magalhães, que foi representando a prefeita Ducilene Belezinha, dos instrutores dos cursos, do diretor do Colégio CAIC, Paulo Coelho, representante do Banco do Nordeste e alunos.
Durante a solenidade foram destacas as vantagens dos cursos e as potencialidades da cidade em absorver a mão de obra qualificada.
“Temos que buscar conhecimento. Chapadinha vai receber vários empreendimentos na área da construção civil. E vamos fazer mais por Chapadinha, graças ao empenho de nossa prefeita, hoje, os cursos são uma realidade aqui na cidade”, destacou o secretário de assistência social, Francisco Paiva.
Esta é a segunda etapa de turmas que iniciam cursos do Pronatec no município. O primeiro, no mês de julho, foi através do SENAR, onde graças a uma parceria entre Governo Federal e a Prefeitura de Chapadinha, através da secretaria de Assistência Social e parceria com as secretarias de Agricultura, Trabalho, Transporte, Obras e Educação, cerca de 135 moradores da zona rural (mais suplentes) foram contemplados com o programa que foi dividido em nove polos: São José ( piscicultura); Água Fria (piscicultura); Brejo do Meio (avicultura); Tamburi ( (avicultura); Mangabeira (horticultura); Tabuleiro dos Batistas (horticultura); Cumbre (mandiocultura) e Conceição (mandiocultura). Os estudantes receberão bolsa formação do Pronatec no valor de R$ 500,00.
A busca constante por qualificação e ficar atento às exigências do mercado de trabalho foram os pontos destacados no evento.
“O mercado a cada dia se torna mais competitivo e aqueles que possuem mais capacidade ocuparão as melhores oportunidades. O preparo, isso deve ser prioridade, pois o mercado é seletivo e quanto mais cedo se adquire conhecimento mais cedo se garantirá A prefeita Ducilene Belezinha tem dado todo o apoio para o desenvolvimento e geração de oportunidades de qualificação profissional”, afirmou o secretário de educação, Francejane Magalhães.
O que é o Pronatec?
O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado pelo Governo Federal, em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica.
ASCOM/PMC
0 comentários: