Por CN1/Luis Carlos Júnior
Segunda-Feira, 09 de setembro de 2013
Técnicos realizando exames de Leishmaniose Visceral de Caninos (LVC) |
A Unidade Regional de Saúde de Chapadinha, realizou nos dias 03 e 04 de setembro, capacitação de teste rápido para diagnóstico de leis de Leishmaniose Visceral de Caninos (LVC), para médicos veterinários e supervisores de endemias dos 13 municípios da região, com objetivo de formar multiplicadores que serão responsáveis pela implementação do teste em campo.
A capacitação foi ministrada pelos técnicos do Ministério da Saúde Antonio Neto e Deusdete Cleton, lotados na regional de Timon e Caxias, sob a coordenação de Aécio Vieira coordenador de Controle Vetorial da Regional de Saúde de Chapadinha.
O treinamento contou com aulas teóricas e práticas, sobre procedimentos padrões do Teste Rápido, além de discussões sobre a doença, situação epidemiológica, prevenção e controle. A capacitação atende ao Programa de Prevenção e Controle da Leishmaniose Visceral Canina, proposto atualmente pelo Ministério da Saúde, e que contempla um trabalho conjunto entre vigilâncias epidemiológicas municipais e laboratórios importantes para o enfrentamento da doença na região.
Segundo Eli Monteiro Diretor da Regional de Saúde de Chapadinha, o Teste Rápido para diagnóstico Leishmaniose Visceral Canina-LVC, é utilizado desde 2012 na rede pública de saúde, e permite maior agilidade na obtenção do resultado.
Sendo mais uma ação do governo do estado, Eli Monteiro, disse que a capacitação irá contribuir para prevenção da Leishmaniose Visceral Canina na região do Baixo Parnaíba.
0 comentários: