sábado, 5 de outubro de 2013

Brejo: Estrada de R$ 2,15 Milhões foi entregue com obra inacabada e de péssima qualidade pelo ex-prefeito Zé Farias

Compartilhar

A população pergunta: “se a obra não foi concluída, mas consta como finalizada, para onde foi o dinheiro?”


Por CN1 

Sábado, 05 de outubro de 2013

A cada dia surgem novas denúncias de irregularidades praticadas na gestão do ex-prefeito de Brejo, Zé Farias. A mais nova “perola” deste governo que deixou Brejo em situação complicada, foi a obra inacabada de uma estrada vicinal de pouco mais de 28 km, que custou aos cofres públicos a bagatela de R$ 2 Milhões e 150 Mil, sendo 2 milhões do governo do estado e 150 mil de contrapartida da prefeitura de Brejo.


O convênio de Nº 105/09 celebrado entre Estado do Maranhão, por meio do DEINT – Departamento Estadual de Infraestrutura e Transporte - e a Prefeitura de Brejo, previa o melhoramento da estrada que liga a sede a vários povoados, como Várzea do Meio, Milagres, Gameleira, Forquilha, Carrapatinho e outros.


Em toda a extensão, são poucos os locais onde a estrada foi beneficiada. Na maior parte foram colocadas apenas pedras, e as máquinas nem chegaram a espalhar sobre a via, dificultando ainda mais o tráfego de veículos.


Em lugares em que a estrada é cortada por córregos e riachos, onde deveria ser colocados tubos ou pontes, praticamente nada foi feito.

Na Gameleira, por exemplo, os tubos foram apenas enfileirados, mas a obra não foi concluída. Veículos são obrigados a passar por dento do leito do riacho que corta a estrada. No período do verão ainda é possível, com muita dificuldade fazer a travessia, sendo que muitos acabam atolando.

No período chuvoso a comunidade fica isolada. Em trechos onde deveria ser feito aterro para subir o nível da estrada, também não há melhorias. Da forma como foi feito, o tráfego é praticamente impossível.

A ladeira da Forquilha, a 12 km da MA 034, estava intrafegável e só foi melhorada recentemente, pela prefeitura, na  gestão atual.

Essa é apenas mais uma das inúmeras razões pelas quais o município de Brejo vem sendo penalizado, impossibilitado de firmar convênios com o Governo do Estado.

Em tempo

Os recursos utilizados para a recuperação desses 28 km de estrada são oriundos de uma emenda parlamentar do Deputado Marcos Caldas, que deveria ter tido a preocupação de fiscalizar a correta aplicação do dinheiro, porém não se conhece nenhuma manifestação do deputado, que calado estava e calado permanece.

O blog foi informado que o DEINT está solicitando a prestação final do Convênio à Prefeitura, que se encontra impossibilitada de atender aos apelos daquele Departamento, em virtude da atual administração não ter encontrado e nem recebido nenhum documento do senhor Zé farias, ex-prefeito de Brejo que, aliás, ainda expediu, em dezembro próximo passado, um ofício ao atual prefeito, Dr. Omar, proibindo ele e qualquer membro de sua equipe a adentrar nas dependências de quaisquer órgãos públicos do município de Brejo antes de primeiro de janeiro de 2013. Isto significa que em Brejo pegaram a Lei e jogaram no lixo.

Percebe-se que, quando se trata do Convênio 105/2009, existe uma série de equívocos convenientes, senão vejamos:

Um Deputado libera 2,15 milhões para a Prefeitura de Brejo recuperar 28 km de estrada vicinal e não se preocupa em saber se o dinheiro foi corretamente aplicado. Era seu dever;

O DEINT não prestou as informações ao Presidente da Câmara dos Vereadores, Daniel Filho, quando este solicitou, através de ofício, no início do ano de 2009;

O DEINT pede a prestação de contas final de um Convênio e não se preocupa em saber se a obra foi realizada de acordo com o Plano de Trabalho apresentado, por ocasião da assinatura do referido Convênio. Tudo muito conveniente...
Compartilhar

Author: verified_user

2 comentários:

  1. infelizmente não temos um blog imparcial,pelo que leio todos aparentam publicar matérias pagas,o nobre amigo quer saber onde esta o dinheiro desta estrada,fale com o deputado marcos caldas,o chefe da comissão licitatória,o prefeito zé farias,o cledivaldo e outros pequenos peixinhos.

    ResponderExcluir
  2. aguarde que te mandarei documentos com coisas mais graves do Dr.omar do que estes do zé farias.mas por favor publique não faça como outros blogueiros que só publicam matérias pagas tá na hora de usarmos a comunicação para mudar este estado.

    ResponderExcluir