sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Brejo, Chapadinha e Mata Roma são contempladas com o programa “Segundo Tempo”

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Sexta-Feira, 31 de janeiro de 2014

Em  Chapadinha serão beneficiados quase 10 mil e 400 estudantes e 95 monitores serão selecionados. Brejo,  mais de 04 mil estudantes e 46 monitores também serão   selecionados.


O Programa Segundo Tempo (PST) garante para mais de 350 mil alunos de 157 municípios maranhenses o acesso a atividades esportivas no contra-turno escolar. O programa do Governo Federal é iniciativa do Ministério dos Esportes, comandado pelo ministro Aldo Rebelo, em parceria com Ministério da Educação, de Aloizio Mercadante.
O objetivo do programa é ocupar o tempo ocioso das crianças e adolescentes, estimulando a prática esportiva, promovendo o desenvolvimento integral dos participantes, como fator de formação de cidadania e melhoria da qualidade de vida, prioritariamente em áreas de vulnerabilidade social.
No Maranhão, o programa vai beneficiar mais de 350 mil alunos de 157 municípios diferentes. No total, serão 2.106 escolas que receberão os benefícios do programa no estado.
Veja abaixo, a relação de municípios da Região que serão contemplados com o programa: 
Municípios
Quantidade de Escolas
Quantidade de Alunos
Previsão de Monitores
Brejo
27
4724
46
Buriti
21
4843
42
Afonso Cunha
4
332
5
Água Doce do Maranhão
15
2097
23
Araioses
31
5421
54
Chapadinha
52
10386
95
Coelho Neto
27
3780
36
Duque Bacelar
2
376
3
Magalhães de Almeida
13
2132
21
Mata Roma
9
1922
16
Nina Rodrigues
14
1313
16
Santana do Maranhão
15
1722
20
São Benedito do Rio Preto
2
431
3
São Bernardo
26
3939
40
Urbano Santos
4
781
7
Vargem Grande
9
1283
12

Estrutura de Funcionamento
A escola terá a oportunidade de desenvolver o Esporte de acordo com as Diretrizes do Programa Segundo Tempo, ou seja, as atividades terão caráter inclusivo e emancipador e deverão estar em consonância com a Proposta Pedagógica do programa, tendo como pressuposto básico o Esporte Educacional.
Para as escolas que aderem e desenvolvem o programa, são distribuídos Kits de materiais esportivos e pedagógicos (livros e DVDs), que contribuem para o desenvolvimento das atividades.

O papel das escolas parceiras é viabilizar espaços esportivos próprios ou de terceiros para a execução do programa. Além disso, são os gestores escolares que realizam a seleção dos monitores para desenvolverem as atividades.
Características da estrutura de funcionamento:

·         Frequência das atividades: duas vezes por semana (ao menos 1h de atividades diárias);
·         Perfil dos monitores: graduados e/ou graduandos em Educação Física /Esportes;
·         Seleção dos monitores: a Escola ficará responsável pela seleção do monitor . Cada monitor pode desenvolver atividades com até 05 turmas de aproximadamente 30 alunos.
·         Proposta Pedagógica: desenvolvimento do Esporte Educacional integrado a proposta básica da escola a qual está inserido;
·         Metodologia: propiciar múltiplas vivências esportivas por meio do esporte educacional, conforme Fundamentos Pedagógicos do Programa Segundo Tempo;
·         Apoio Pedagógico: utilização dos Cadernos de Apoio Pedagógico, com o intuito de subsidiar a estruturação e desenvolvimento das aulas;
·         Característica das modalidades: atrativas, acessíveis, inclusivas  e diversificadas.
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