Sexta-Feira, 31 de janeiro de 2014
Em Chapadinha serão beneficiados quase 10 mil e 400 estudantes e 95 monitores serão selecionados. Brejo, mais de 04 mil estudantes e 46 monitores também serão selecionados.
O Programa Segundo Tempo (PST) garante para mais de 350 mil alunos de 157 municípios maranhenses o acesso a atividades esportivas no contra-turno escolar. O programa do Governo Federal é iniciativa do Ministério dos Esportes, comandado pelo ministro Aldo Rebelo, em parceria com Ministério da Educação, de Aloizio Mercadante.
O objetivo do programa é ocupar o tempo ocioso das crianças e adolescentes, estimulando a prática esportiva, promovendo o desenvolvimento integral dos participantes, como fator de formação de cidadania e melhoria da qualidade de vida, prioritariamente em áreas de vulnerabilidade social.
No Maranhão, o programa vai beneficiar mais de 350 mil alunos de 157 municípios diferentes. No total, serão 2.106 escolas que receberão os benefícios do programa no estado.
Veja abaixo, a relação de municípios da Região que serão contemplados com o programa:
Municípios
|
Quantidade de Escolas
|
Quantidade de Alunos
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Previsão de Monitores
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Brejo
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27
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4724
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46
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Buriti
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21
|
4843
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42
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Afonso Cunha
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4
|
332
|
5
|
Água Doce do Maranhão
|
15
|
2097
|
23
|
Araioses
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31
|
5421
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54
|
Chapadinha
|
52
|
10386
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95
|
Coelho Neto
|
27
|
3780
|
36
|
Duque Bacelar
|
2
|
376
|
3
|
Magalhães de Almeida
|
13
|
2132
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21
|
Mata Roma
|
9
|
1922
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16
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Nina Rodrigues
|
14
|
1313
|
16
|
Santana do Maranhão
|
15
|
1722
|
20
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São Benedito do Rio Preto
|
2
|
431
|
3
|
São Bernardo
|
26
|
3939
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40
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Urbano Santos
|
4
|
781
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7
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Vargem Grande
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9
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1283
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12
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Estrutura de Funcionamento
A escola terá a oportunidade de desenvolver o Esporte de acordo com as Diretrizes do Programa Segundo Tempo, ou seja, as atividades terão caráter inclusivo e emancipador e deverão estar em consonância com a Proposta Pedagógica do programa, tendo como pressuposto básico o Esporte Educacional.
Para as escolas que aderem e desenvolvem o programa, são distribuídos Kits de materiais esportivos e pedagógicos (livros e DVDs), que contribuem para o desenvolvimento das atividades.
O papel das escolas parceiras é viabilizar espaços esportivos próprios ou de terceiros para a execução do programa. Além disso, são os gestores escolares que realizam a seleção dos monitores para desenvolverem as atividades.
Características da estrutura de funcionamento:
· Frequência das atividades: duas vezes por semana (ao menos 1h de atividades diárias);
· Perfil dos monitores: graduados e/ou graduandos em Educação Física /Esportes;
· Seleção dos monitores: a Escola ficará responsável pela seleção do monitor . Cada monitor pode desenvolver atividades com até 05 turmas de aproximadamente 30 alunos.
· Proposta Pedagógica: desenvolvimento do Esporte Educacional integrado a proposta básica da escola a qual está inserido;
· Metodologia: propiciar múltiplas vivências esportivas por meio do esporte educacional, conforme Fundamentos Pedagógicos do Programa Segundo Tempo;
· Apoio Pedagógico: utilização dos Cadernos de Apoio Pedagógico, com o intuito de subsidiar a estruturação e desenvolvimento das aulas;
· Característica das modalidades: atrativas, acessíveis, inclusivas e diversificadas.
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