segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Colheita de soja pode chegar a 225 mil toneladas na Região do Baixo Parnaíba

Compartilhar





A previsão é de que o plantio ocupará uma área de aproximadamente 73 mil hectares.

CN1, com informações da Secom Governo

Segunda-Feira, 13 de janeiro de 2014


Governadora Roseana Sarney e secretário Cláudio Azevedo em visita a plantio de soja da região do Baixo Parnaíba


O levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulgado semana passada, mostrou que a produção de soja, mais uma vez, se destaca na safra maranhense de grãos 2013/2014, que prevê uma colheita de 3,7 milhões de toneladas de arroz, milho, feijão, soja e algodão. Nos últimos 10 anos, o aumento da produção de soja mais que dobrou no Maranhão. Em 2003/2004 foram colhidas 750 mil toneladas do grão, que para a safra deste ano, prevê uma colheita de 1,8 milhão de toneladas.
O secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Sagrima), Cláudio Azevedo, acredita que o aumento deve-se, também, à abertura de novas fronteiras agrícolas no estado e aos investimentos que o governo estadual está fazendo no setor produtivo. “Hoje, além das regiões Sule do Baixo Parnaíba, que já tem uma agricultura consolidada, vemos o aumento do plantio de soja em outros municípios maranhenses, como é o caso de Grajaú e Buriticupu”, informou Cláudio Azevedo.
Em relação à área plantada, há 10 anos os plantios de soja ocupavam uma área de 305 mil hectares no Maranhão, com uma produtividade média de colheita de 2.459 quilos por hectare. Atualmente essa produtividade atinge 2.971 quilos, numa área de plantio estimada em 621.200 hectares.
Baixo Parnaíba – Na região do Baixo Parnaíba, a previsão é de que o plantio ocupará uma área de aproximadamente 73 mil hectares, com uma previsão de colheita de 225 mil toneladas de soja. Cláudio Azevedo ressaltou que a produção de soja na região está ajudando a trazer mais desenvolvimento econômico e social para o estado, pois a soja é exportada para os mercados chinês e europeu e o farelo é comercializado localmente. “Cerca de 1.340 empregos diretos são gerados em períodos de plantio e colheita”, informou o secretário.
Os municípios produtores de soja da região do Baixo Parnaíba são:Chapadinha, Anapurus, Mata Roma, Brejo, Buriti, Santa Quitéria do Maranhão e Urbano Santos, Milagres, São Benedito, São Bernardo e Magalhães de Almeida.

Compartilhar

Author: verified_user

0 comentários: