Blogs CN1 e WF
Quinta-Feira, 20 de Fevereiro de 2014
Atenta às necessidades da população a Prefeitura Municipal de Brejo convidou autoridades em segurança pública, vereadores, comerciantes, empresários, igrejas e a sociedade civil para discutir a questão da segurança pública no município.
A reunião coordenada pelo prefeito Dr. Omar Furtado, contou ainda com a presença do vice Chico Caldas, da Promotora de Justiça, Ilma de Paiva, dos vereadores Junior Moraes, Olivia Caldas, Darlene Costa e Rosa da Moto Certa, do sub prefeito Everardo, secretários municipais e o Procurador Geral do Município, Dr. Josyfrank. O que chamou a atenção foi a ausência dos representantes das policias Civil e Militar.
O prefeito Omar Furtado explicou que o objetivo da reunião foi explanar as questões de violência e buscar soluções junto às demais autoridades sobre a falta de segurança pública. “Desde março do ano passado que pedimos ajuda à governadora, ao secretário de Segurança do Estado e ao então comandante da PM da região, Major Edvaldo. Pedimos uma viatura nova, motocicleta, assim como o aumento do contingente e melhoria na condição de trabalho para que os policiais possam exercer sua função”, disse o prefeito.
Efetivo pequeno
“Todo mundo sabe que aqui no Brejo só tem dois policiais militares, e dois policiais não são suficientes para resolver o problema de segurança de Brejo. A gente sabe que não vai resolver o problema só aumentando o número de policiais, o que tem que mudar são as leis que tem que ser mais dura pros bandidos. Hoje a gente nota que os bandidos são presos e logo depois estão soltos como aconteceu na quarta-feira (19), em que seis foram presos, mas somente um ficou na cadeia. É preciso que as leis sejam mais duras”, finalizou Omar Furtado.
A Promotora de Justiça Ilma de Paiva, disse que o Ministério Público, é sabedor das dificuldades que o município enfrenta na falta de segurança e lembrou que o importante é definir ações. “Dependemos da união e colaboração de todos para desenvolver ações”, disse a promotora que completou: “Uma das principais ações é a implementação do Conselho Municipal de Segurança para que a comunidade possa se articular para enfrentar esse problema que é um problema de todos.
Outra ação seria firmar convênio com o Detran para fomentar a fiscalização de trânsito e combater a quantidade significativa que temos de veículos furtados ou roubados e de produtos de receptação que também são um problema crônico aqui na cidade, e a terceira ação seria uma sensibilização junto ao Governo do Estado, no sentido de aumentar o efetivo de policiais na cidade que hoje é crítico”, destacou a promotora.
Para Ilma Paiva a reunião promovida pela prefeitura foi válida . “Tirar a situação da inércia, trazer as instituições para discussão pra interagirem e encontrar uma solução para melhorar a vida da cidade, é muito válido e esse é o primeiro passo”, declarou.
O vereador Júnior Moraes representando os demais parlamentares, falou da reunião. “Essa reunião foi de grande importância para o Legislativo e o Executivo municipal na qual estamos cobrando agora da Justiça a segurança pública que é de responsabilidade do Estado. Junto com o judiciário vamos encontrar uma solução e reverter essa situação da falta de segurança pública no nosso município, através de mecanismos como a criação do Conselho Municipal de Segurança”, disse o parlamentar.
Os empresários e comerciantes são os que mais vêm sofrendo com a onda de assaltos realizados na cidade. O empresário Valdeque Carvalho que participou da reunião expôs suas dificuldades. Ele e sua família já foram vítimas das ações dos bandidos. “É fundamental esse ponto que o MP está interagindo na busca de soluções da segurança pública, nos traz esperança de termos mais tranqüilidade na nossa cidade e nosso trabalho. Eu e minha sogra fomos vítimas de assalto e não houve solução para o caso. Queremos voltar ao Brejo de antes, quando podíamos sentar às portas de nossas casas com tranqüilidade”.
Ao final do encontro foram listados alguns dos pontos-chave da reunião que servirão de base para os próximos encontros para criação do Conselho Municipal de Segurança Pública do município.
0 comentários: