CN1, com informações da SSP/MA
Sexta-Feira, 13 de fevereiro de 2015
![]() |
Foto: Gilson Texeira |
O artigo 144 da Constituição Federal descreve que segurança pública é dever do Estado, direito e responsabilidade de todos.
Logo, a parceria entre os órgão de segurança e a população são imprescindíveis para o bom desempenho das policias e o bem estar da sociedade.
Para o secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela, o relacionamento com a população é fundamental para o exercício da atividade policial. “Alguns ainda teimam em pensar o contrário, tanto interna quanto externamente. Mas, a melhor doutrina do mundo mostra que a proximidade é a melhor forma mais efetiva de reduzir índices de crime. Isso é preconizado pela doutrina internacional e adotado pelas nossas academias nacionais” enfatizou.
O secretário defende o fortalecimento dessa parceria e reconhece os resultados positivos obtidos pela troca de informação. “O cidadão não deve ficar inerte à comunicação. É claro que o trabalho policial de captura e identificação do marginal é da polícia, mas a troca de informação é entre o cidadão policial e o não policial. Isso é importante para corrigir a nossa sociedade, de modo que a gente reitera esses pedidos de aproximação em contato com os conselheiros de segurança nas reuniões de associações de bairros. A população não deve se afastar das suas polícias”, frisou Jefferson Portela.
O histórico positivo e consistente dessa integração motiva o atual secretário de segurança a estender essa proposta a todo o estado do Maranhão. “É muito importante e eu tenho aplicado essa doutrina na prática em todas unidades onde passo. Faço questão de ter uma política de aproximação muito forte com a população e isso dá resultados completos. A gente quer apelar na direção do sistema para que a população de São Luís e do interior do estado mantenha contato permanente com seus organismos policiais, preservando aquilo que precisa ser preservado, para não expor ninguém, mas que não deixe de manter esse canal de contato” pontuou Jefferson Portela.
Os telefones do disque denúncia (0300 3135 800 - interior e 3223 5800- capital), das delegacias, das unidades policiais e o 190 do Centro Integrado de Operações de Segurança (CIOPS) são ferramentas eficientes à disposição da sociedade para denunciar crimes e fornecer informações úteis à polícia, que podem impedir a prática de delitos.
Para o secretário de segurança, muita gente reclama de segurança, mas não contribui para melhorar a situação. “A segurança pública é um dever legal de trabalho para policiais, mas é interesse de todos. A população não quer que haja violência, mas é preciso que se contribua de alguma forma” enfatizou.
Um exemplo positivo dessa interação é a 1ª Unidade de Segurança Comunitária (USC), instalada no Bairro da Divinéia. De acordo com o diretor do Ciops, coronel Luongo, houve uma redução de quase 70% nos índices de criminalidade na região, após a instalação da unidade.
O modelo de policiamento diferenciado das USC’s, que atua em parceria com a comunidade, é um bom exemplo da aproximação da polícia com a sociedade. O governo do estado defende essa ideia e tem investido no policiamento comunitário como forte arma para reduzir a criminalidade.
0 comentários: